quinta-feira, 21 de abril de 2016

SUFRAMA e ZFG assinam Plano de Trabalho






A SUFRAMA e a Zona Franca Global (ZFG) do Paraguai assinaram um Plano de Trabalho contendo ações conjuntas elaboradas para facilitar a concretização de negócios bilaterais. O documento, assinado pela superintendente Rebecca Garcia e pelo presidente da ZFG, Pedro Céspedes, durante à programação da visita da comitiva paraguaia à Zona Franca de Manaus reforça memorando de entendimento  entre as duas zonas francas, concluido no ano passado, com vigência de cinco anos.  

Entre as atividades propostas no Plano estão a obrigatoriedade de se realizar, pelo menos, um encontro de trabalho por ano e a de se escrever um relatório sobre as tarefas desenvolvidas. A ideia da criação do documento é garantir a efetivação dos projetos previstos no memorando de entendimento, entre os quais a criação de um Centro Logístico de Armazenagem e Distribuição (Clad) da ZFM dentro da ZFG. 

“Acredito que se trata de uma oportunidade mutuamente vantajosa de sermos parceiros e de que essas duas zonas francas se tornem irmãs, cresçam juntas e fiquem ainda mais fortes do que já são hoje”, frisou Rebecca Garcia.  

Missão técnica
Esta é a segunda missão técnica entre ZFM e ZFG. A primeira ocorreu em outubro do ano passado, em Ciudad del Este, quando a ZFG foi visitada. Integrantes da diretoria da zona franca privada participaram, no mês seguinte, da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015) representando o Paraguai.

Na comitiva paraguaia, além de diretores da ZFG, estão empresários, a maioria ‘brasiguaios’ (termo usado para designar brasileiros residentes no Paraguai), representando empresas como a Blue Bird, Audiophone Brasil e a Abba.

Na programação do primeiro dia da missão técnica ocorreram as apresentações sobre os funcionamentos da ZFM e da ZFG. Representantes do escritório jurídico Andrade G.C. Advogados expuseram um estudo sobre questões fiscais envolvendo possíveis acordos comerciais entre ZFM e Paraguai e destacaram vantagens no processo de exportação fracionada, temporária e definitiva.

O empresário e diretor da ZFG, Nasser Chamseddine, destacou que um dos principais interesses dos paraguaios e que se trata também de uma oportunidade para a ZFM é a substituição de manufaturados asiáticos por produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM). “Além da possibilidade de usar a ZFG para exportar para outros países da América do Sul, há ainda a chance de vender produtos feitos aqui na Amazônia para os paraguaios que moram e visitam, por exemplo, a Ciudad Del Est”, observou.

Na programação de atividades da missão técnica, além de palestras, debates e rodadas de negócios, está prevista para a terça-feira (19) a visita da comitiva a fábricas do PIM.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário