No meu ponto de vista, o maior interessado nesse encontro, é o Trump, acho até que não foi coincidência.
No discurso, Trump disse que o Brasil está mal, muito mal. Na verdade, ele sabe que, quem está mal são os EUA, com inflação aumentando, o dólar caindo, o desemprego aumentando e o povo saindo às ruas para reclamar do custo de vida e das perseguições do governo contra a oposição.
Trump, é perigoso, porque mente descaradamente e não tem palavra. Concordo com o que você disse: "Lula tem de ser firme e sereno". Acrescento, Lula tem que saber explorar a vaidade de Trump.
Com os empresários americanos reclamando que o tarifaço contra o Brasil eles estão sendo prejudicados e a importância geopolítica do Brasil na américa latina e o mundo, quem sai perdendo é os EUA.
A direita do Brasil, não sabe quão importante o Brasil é para o mundo, pois ainda carregam o sentimento de colonos subserviente.
A meu ver, esse tarifaço de Trump contra o Brasil foi a oportunidade do Brasil, aos poucos, se libertar da dependência dos EUA, haja vista que os EUA sempre fez negócio com o Brasil: eles entrando com o pau e o Brasil com o bumbum. (desculpe a força de expressão).
João Goulart, não conseguiu porque havia a guerra fria e o Brasil já tinha importância geopolítica e quis fazer as reformas de base de uma só vez. Talvez se fizesse aos poucos tivesse sucesso.
Agora Lula tem a oportunidade de, aos poucos, tornar o Brasil independente dos EUA. Acho que o momento favorece o Brasil.
Um abração.
Nelio Jacob
Nenhum comentário:
Postar um comentário