quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MHAM APRESENTA PROJETO MÚSICA NO MUSEU EDIÇÃO 2014

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão será palco para apresentação da edição de 2014 do projeto Música no Museu, promovido pela Carpex Empreendimentos e Promoções com apoio dos Correios e MHAM, tendo o Teatro Apolônia Pinto como local da apresentação do show Duo Spielmann-Zagury, que terá como convidados os músicos Daniela Spielmann (sax tenor e sax soprano) e Sheila Zagury (piano), na noite de 19 de novembro, às 19h, com entrada franca. 

Música no Museu, iniciado em 1997, tornou-se a maior Série de Música Clássica do Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. Seus números são impressionan tes chegando a fazer mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos/ano, além de uma vertente internacional, desde 2006 em cidades de Portugal, Espanha, França, USA (inclusive no Carnegie Hall em Nova Iorque), República Tcheca, Marrocos, Áustria, Argentina, Chile, India, Vietnam e Austrália, levando músicos e a música brasileira para o exterior.

Nestes 17 anos de atividades já registra um público de 500.000 pessoas e uma mídia espontânea de milhares de registros em todos os veículos do Brasil, rádios, TVs, jornais, revistas, internet e até do exterior, com destaques para matérias no New York Times, entre outras. Também a excelência do projeto, que já recebeu inúmeros prêmios e honrarias nacionais (Ordem do Mérito Cultural, Golfinho de Ou ro, Embaixador do Rio etc.) e internacionais (Cultura Viva da Unesco) gerou a monografia de Marie Hoffman, da Humboldt-Universität zu Berlin Philosophische Fakultät III Institut für Musikwissenschaft und Medienwissenschaft Musik und Medien/Kulturwissenschaft sob o título Die Rolle der ,,Klassik" im öffentlichen Leben in Rio de Janeiro und die Konzertreihe, Música no Museu" (Musik im Museum) The Role of Classical Music in the Public Life of Rio de Janeiro and the Series of Concerts "Música no Museu" (Music at the Museum) (a música clássica na vida publica do Rio de Janeiro e a Serie de Concertos Música no Museu).

Paralelamente e no seu âmbito, realiza um Festival Internacional de Harpas-RioHarpFestival, já na sua 10a. versão e que colocou o Brasil no circuito mundial da harpa. Também renova o panorama da música clássica no Bra sil através do Concurso Jovens Músicos-Música no Museu, já na sétima versão e que recebe a cada ano uma bolsa de U$105 mil da James Madison University-uma escola Steinway- para o vencedor. Também criou a Orquestra Jovem Música no Museu e que já começa a ter vida própria.

Música no Museu no Google tem  milhões de registros e o seu sitewww.musicanomuseu.com.br, na sua versão nova, em 20 meses já tem mais de 400.000 acessos. Ao completar 15 anos em 2012, realizou uma programação especial que incluindo os melhores concertos da Série com destaque para a apresentação do pianista Nelson Freire em São João del Rei.

Para 2013, além da Série normal de concertos, foi realizado o lançamento do livro Música no Museu- 15 anos depois, além da exposição das pinturas das capas dos seus programas (cada mês feita por um artista plástico brasileiro). Já em 2014 ampliou-se a sua versão internacional com concertos em Viena, cidades de Portugal, Berlim e Hanói. Para 2015, Música no Museu foi escolhido para participar das comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra. E no Brasil vai realizar, entre novembro de 2014 e novembro 2015, a Série Os Imortais da Música Brasileira em cidades do Norte e Nordeste além do Rio de Janeiro. No site, já citado acima temos todas as informações sobre o projeto.

Show Brasileirinhas - Duo Spiemann/Zagury 

Daniela Spielmann (saxofones e flauta) e Sheila Zagury (piano) mostram em seu novo show o resultado de uma parceria que já soma mais de dez anos. Instrumentistas requisitadas pela fina flor da MPB, e reconhecidas como intérpretes de inegável talento, elas apresentam neste trabalho um repertório cuidadosamente escolhido, temperando clássicos do choro e da música instrumental com peças de autores contemporâneos e até mesmo algumas obras de sua própria lavra. Nos arranjos, o destaque é dado para a pureza do som e a percepção clara dos timbres singulares dos instrumentos. Esta é a essência de um trabalho artístico ao mesmo tempo maduro e audacioso, que chama a atenção pela sofisticação e pela simplicidade. 

Elas comemoram a primeira década de parceria com o lançamento de um álbum redondinho como pede a data: Brasileirinhas - Lumiar; A base do disco é o choro, mas também gravamos algu ns temas de outros gêneros, muito gostosos, adianta Spielmann. Foi um desafio fazer um álbum em duo, principalmente porque os arranjos tiveram que ser mais elaborados, diz Zagury, das primeiras professoras de Clarice (filha do violonista Sérgio) Assad. É da jovem pianista de sangue musical azul, há anos radicada em Nova York, a única faixa com título em inglês: Song for my father. 

Na seleção, Riacho seco, um baião de João Lyra e Mauricio Carrilho, Valsa do encontro, de Daniela, e três homenagens inéditas: Ao meu amigo Ricardo (de Celinha Vaz, dedicada ao guitarrista Ricardo Silveira), Choro pro Zé (Guinga, feito para o saxofonista e flautista Zé Nogueira), e Chorinho pra Dani (de João Lyra, inspirado na saxofonista). Dani e Sheila fizeram releituras interessantes de Santa morena e Bole-bole, ambas de Jacob do Bandolim, e Brasileirinho, mega clássico de Waldir Azevedo, aqui numa versão mais ousada, puxada para o jazz.

Um espetáculo instigante, uma rara oportunidade de ver duas grandes instrumentistas tocando uma música com características de improvisação e agilidade, proporcionando à platéia emoção em relação às composições e à performance musical em si.

Nana Vaz
Peço, portanto, aos amigos que não me perguntem pela faixa de que mais gostei porque responderei como aquele crítico alemão quando indagado sobre a obra predileta de Mozart: a que estou ouvindo, Sérgio Cabral.




SHOW DUO SPIELMANN-ZAGURY

O show com músicas do CD Brasileirinhas, lançado pelo selo Lumiar em 2007 com Daniela Spielmann (sax tenor e sax soprano) e Sheila Zagury (piano) 
Teatro Apolônia Pinto do MHAM - Entrada Franca
Produção: CARPEX- Empreendimento e Pro moções/CORREIOS/ MHAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário