segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Experiência de promotor norte-americano auxiliará em novas regras para segurança em estabelecimentos


Patrick Lynch visitou a senadora Ana Amélia nesta sexta-feira e se comprometeu em enviar informações

A senadora Ana Amélia (PP-RS) recebeu, nesta sexta-feira (22), a visita de Patrick Lynch, ex-procurador-geral de Rhode Island, nos Estados Unidos, onde um incêndio em uma boate há 10 anos matou 100 pessoas. Em razão das características semelhantes à tragédia de Santa Maria, com 239 mortes, Lynch esteve no Rio Grande do Sul na quinta-feira (20) para avaliar o trabalho desenvolvido após o incêndio na boate Kiss. No Rio Grande do Sul, Lynch foi recebido pelo procurador-geral gaúcho, Eduardo de Lima Veiga. Segundo o norte-americano, as investigações em Santa Maria estão bem encaminhadas. Ele elogiou o trabalho de delegados e promotores responsáveis pelo caso. Em Rhode Island, Lynch foi o responsável pela acusação na área criminal e cível do incêndio na boate The Station. A tragédia em território norte-americano também foi provocada por fogos de artifício que faziam parte do espetáculo. Material inflamável na boate, superlotação e ausência de saídas de emergência contribuíram, assim como em Santa Maria, para o grande número de mortes. O ex-procurador-geral declarou ter tomado conhecimento do trabalho da senadora para elevar a segurança em estabelecimentos comerciais, esportivos ou de entretenimento de todo o país. Ana Amélia, junto com os outros senadores da bancada gaúcha, criou a comissão temporária do Senado para revisar e criar regras que evitem tragédias como a de Santa Maria. A senadora estuda apresentar projeto para proibir a cobrança por comandas. Lynch concordou que essa é uma medida válida, pois os seguranças tendem , ao menos inicialmente, a fazer seu trabalho e impedir a saída das pessoas que não pagaram, como ocorreu em Santa Maria. Ana Amélia ainda relatou que convidou o Instituto Sprinkler Brasil para uma audiência no Senado, na qual o chuveiro automático para ambientes fechados, que inibe a propagação do fogo, será apresentado. A reunião, proposta pela progressista gaúcha, debaterá o projeto de lei (PLS 491/2011) do senador, atualmente ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB-RJ), que trata de regras para a inspeção predial. Representantes dos setores de construção, da indústria e de imobiliárias também participarão da audiência.
- Fazemos as coisas melhores quando não fazemos sozinhos. Por isso, contribuições sobre seguro, leis e inspeções são bem-vindas. Você tem essa triste experiência que pode ajudar a trazer mais segurança no Brasil – destacou Ana Amélia.
Lynch concordou e confirmou que assim que retornar aos Estados Unidos, no início da próxima semana, enviará informações sobre alterações nas regras norte-americanas. Ele ressaltou que ações simples podem salvar vidas. Como exemplo, citou a adoção de sinais indicadores de saída no chão, pois é ensinado desde criança que quando há incêndios em ambientes fechados se deve abaixar ou rastejar, para evitar a fumaça.
- Na Broadway, antes de começar o show, as pessoas são avisadas de onde estão as saídas. São pequenas coisas que podem ser feitas e que certamente ajudam – enfatizou Lynch.

Participantes

Patrick Lynch esteve acompanhado da assessora Sasha Sutcliffe-Stephenson e do assessor do Ministério das Relações Exteriores, Leonardo Enge. A assessora parlamentar da senadora, Bárbara Salles, também participou da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário