segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

CONTRASTES

O ex- Presidente FIGUEIREDO foi o primeiro colocado em todos os cursos militares, inclusive no concurso de admissão ao Colégio Militar de Porto Alegre. A sua formação até atingir o último posto na carreira sempre baseou-se na meritocracia.

Indicado por GEISEL, seu antecessor, preterindo o Chefe da Casa Militar General HUGO ABREU, foi eleito pelo colégio eleitoral em 15 de outubro de 1978 com 61,1% dos votos, sendo o último mandatário dos governos militares.

Na sua posse proferiu a famosa frase “farei deste país uma democracia” e, após 6 anos, cumpriu a sua promessa.

Em 15 de março de 1985, recusou-se a entregar a faixa presidencial a SARNEY por considerá-lo eleito para Vice- Presidente de TANCREDO NEVES a quem admirava e felicitara por contar com o apoio de 70% dos brasileiros. Na ocasião, ficou célebre a sua declaração de despedida da vida política: “.........me  esqueçam”. Foi muito criticado!

Sempre foi autêntico, incisivo, corajoso e avesso à vaidade que contamina o Poder, às alianças espúrias e aos sorrisos protocolares. Nunca abriu mão de suas convicções éticas!

Pelos seus posicionamentos francos e às vezes rudes, foi estigmatizado pela mídia como sendo um “grosso”.

Para se candidatar  à Presidência teve de pedir transferência para a Reserva  após  45  anos de efetivo serviço  . 

Estaria com 100 anos se vivo fosse.

O Ex- Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO tem 86 anos, continua em evidência, possui elogiável currículo e invejável trajetória política culminada com dois mandatos máximos de 1995 a 2002. É sociólogo, cientista, professor universitário  e emérito escritor.
Sempre demonstra afabilidade  nos seus relacionamentos.
Aposentou-se aos  38  anos de idade .

Vaidoso, não abre mão de liderar os destinos de seu PSDB à procura de alianças vantajosas, sempre preocupado com o Poder.

Agora mesmo, inclinou-se por um conceituado apresentador de TV para concorrer  às eleições presidenciais do corrente ano sem possuir qualquer experiência política. Teria pensado no bem do País?

A reação de seus correlegionários foi muito dura e chegou a ser  acusado de abandonar o seu ex- fiel amigo e atual Governador de SÃO PAULO por não estar bem nas pesquisas eleitorais.

Ele não esperava tão violenta crítica e, agora, procura se defender em artigos na imprensa e nas redes sociais após seu candidato continuar reticente diante da oferta dos outros partidos.

Dentre inúmeras realizações, FIGUEIREDO fez uma anistia mais ampla e irrestrita do que a desejada até pela Oposição e FERNANDO HENRIQUE é considerado o “pai do real” que deu novos rumos à economia nacional, livrando-nos de inflações astronômicas e contínuas.
FIGUEIREDO e FHC, filhos de militares, têm perfis completamente diferentes haja vista, também, suas condutas após deixarem o Palácio do Planalto onde permaneceram por 6 e 8 anos, respectivamente.

Um preferiu o anonimato e o outro adora os holofotes da mídia.

Ambos, com suas virtudes e defeitos, entrarão para a História do BRASIL!

DIÓGENES DANTAS FILHO- Coronel Forças Especiais/ Consultor de Segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário