sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

PROPOSTAS QUE BENEFICIAM SERVIDORES APOSENTADOS SÃO APROVADAS

Propostas importantes e que beneficiam servidores do Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União foram aprovadas ao final deste ano.  O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a proposta de emenda à constituição (PEC) 434/2014, que garante aposentadoria integral ao servidor público que se aposentar por invalidez. Além disso, também foi aprovado o texto do projeto de lei do Senado (PLS) 250/2005, que garante aos servidores portadores de deficiência critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria. 
A PEC 434/14, de autoria da deputada Andreia Zito, define novas regras para servidores civis da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A partir da publicação da futura emenda constitucional, a invalidez gerada por acidentes domésticos, por exemplo, permitirá ao servidor se aposentar com proventos integrais, calculados na forma da lei, em vez de proporcionalmente ao tempo de contribuição. A matéria precisa tramitar agora no Senado Federal. 
Já o PLS 250/2005, de autoria do senador Paulo Paim, determina que o servidor que tenha algum tipo de deficiência poderá se aposentar voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, após vinte e cinco anos de contribuição, independentemente de idade. Considera-se portador de deficiência a pessoa com limitações físico-motora, mental, visual, auditiva ou múltipla. A proposta será examinada agora na Câmara dos Deputados.
O diretor de aposentados e pensionistas do Sindilegis, Ogib Teixeira, comemorou as vitórias. “Nossa luta para a aprovação destas matérias é importante para todos os servidores, não se restringindo apenas à categoria do Legislativo. Agora nossos trabalhos se concentrarão para que as duas propostas tenham um desfecho positivo”, assegurou. 
Ambas as propostas foram acompanhadas de perto pelo Sindilegis, em parceria com o Instituto MOSAP (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas). As entidades estiveram em diversos encontros com parlamentares, lutando em prol dos aposentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário