sábado, 6 de dezembro de 2014

Discurso de despedida no senado do novo ministro

1) No discurso que pronunciará no Senado logo antes de ser empossado ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armsndo Monteiro (PTB/PE) vai agradecer aos colegas de todos os partidos o "convívio cordial e produtivo", durante os quatro primeiros anos de seu mandato.

2) Lembrará, também, que, paralelamente ao diálogo e a parceria do governo com todos os setores produtivos,  a colaboração do Poder Legislativo é também indispensável ao sucesso da "agenda de inovação, produtividade e competitividade" para o desenvolvimento socioeconômico do país. (Antes de ser eleito senador, em 2010, Armando Monteiro foi deputado federal por três mandatos, acumulando, entre 2003 e 2011, a sua cadeira na Câmara com a presidência da Confederação Nacional da Indústria -- CNI).

3) Segundo o diagnóstico de  Armando, o Brasil  "ainda enfrenta  custos elevados, com um sistema tributário complexo, que onera os investimentos e as exportações; com deficiências na formação e capacitação" da mão de obra e "na qualidade da infraestrutura". A burocratização e o "excesso de regulamentos" desestimulam a produção, dificultando "a vida de quem quer empreender".

4) Armando Monteiro está convicto de que não dá mais para adiar a construção de um "ambiente econômico" e de negócios  "alinhado com as melhores referências e práticas internacionais", providências funda,entais para que possamos competir e prosperar  em uma economia mundial cada vez mais integrada."

5) Na conclusão, o senador e novo ministro vai sublinhar que sua agenda no comando do MDIC está "em consonância com os objetivos da política macroecômica anunciada pelos seus futuros colegas da Fazenda (Joaquim Levy), do Planejamento, Orçamento e Gestão (Nelson Barbosa) e do Banco Central (Alexandre Tombini). Afinal, "o reequilíbrio macroeconômico é condição essencial para o fortalecimento da confiança dos  empresários, consumidores e trabalhadores e para a retomada de um crescimento vigoroso e sustentável, ampliando os investimentos, a produtividade,  as exportações e  garantindo o aumento real dos salários, o fortaecimento saudável da demanda e todas as conquistas sociais".








Nenhum comentário:

Postar um comentário