Sonho com crianças governando o mundo. O ar seria infinitamente mais puro. As pessoas seriam mais felizes. O amor cantaria em todas as janelas. Ruas e praças seriam tomadas por poetas. Maldades e infâmias seriam incineradas. A vida bela, com saúde e alegrias, moraria em todos os corações. Canalhas e covardes seriam execrados. Proibidos de chegar perto das crianças.
quarta-feira, 8 de outubro de 2025
sábado, 4 de outubro de 2025
quinta-feira, 2 de outubro de 2025
Dia das Crianças deve ser o melhor para o varejo nos últimos dez anos
Em valores absolutos, o Dia das Crianças de 2025 deve movimentar R$ 9,96 bilhões no varejo brasileiro, de acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Caso se confirme, será o maior volume de negócios para a data nos últimos dez anos (R$ 9,45 bilhões em 2015), superando também o patamar pré-pandemia (R$ 9,76 bilhões em 2019). No entanto, o crescimento em comparação a 2024, quando foram movimentados R$ 9,85 bilhões, é de 1,1%..
“Historicamente, o Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais relevante do calendário do varejo nacional”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros. “A inflação em patamares ainda elevados e a maior taxa de juros em 20 anos podem ser apontados como alguns dos responsáveis pelo crescimento reduzido na estimativa de vendas em comparação ao ano anterior
"Esqueceram do Collor?"
Aplaudo o excelente artigo do jornalista Aristóteles Drummond (Correio da Manhã - 01/10) ponderando que não se pode esquecer do ex-presidente Collor de Mello numa eventual anistia. Para Aristóteles, o Brasil tem uma dívida de gratidão com Collor. "Pode ter errado, mas o saldo de benefícios que deixou ao país parece ser muito positivo em termos de serviços prestados ao Brasil", destaca o jornalista. Leis do governo Collor continuam em vigor, como o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Sem surpresa para mim
terça-feira, 30 de setembro de 2025
colunista Pedrinho Aguiar destaca os traços marcantes do craque Bernardo Cabral
"Nascido em Manaus-AM, no dia 27 de março de 1932, o professor, advogado, psicólogo e político JOSÉ BERNARDO CABRAL , é um ariano da melhor estirpe. Sua personalidade é caracterizada pela coragem, inovação, impulsividade, liderança e competitividade. Filho de Antônio Bernardo Andarinha e de Cecília Cabral Bernardo. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, com curso de especialização em processo civil pela Universidade Católica Portuguesa, possui diversos trabalhos publicados na área. Em 1987, após sua eleição para deputado federal pelo PMDB, foi eleito, em votação realizada na bancada do partido, para relator da Assembléia Nacional Constituinte de 1987.Em 1998 foi nomeado ministro da justiça do governo Fernando Collor de Mello, cargo que exerceu até 11 de outubro do mesmo ano. Em 1994 foi eleito senador pelo Amazonas, então filiado ao PP. É casado com dona Zuleide Cabral, tem um único filho, Júlio Cabral. Cabral é acadêmico titular da Academia Amazonense de Letras, na cadeira n°1, eleito em 18 de outubro de 1982. Aos 93 anos de idade, mora no Rio de janeiro e continua fazendo palestras mundo afora quando convidado.Somos amigos, não o vejo há tempos, mais ou menos uns 28 anos, a última vez que o vi, almoçamos juntos na companhia do jornalista Vicente Limongi, nosso amigo comum. Bernardo Cabral honra o nome do Amazonas. É um verdadeiro guerreiro baré que merecia ter sua trajetória lembrada nas aulas de História de nossa terra como exemplo de dignidade. Penso assim"
Pedrinho Aguiar
Jornal do Comércio- ManausTexto enviado pelo gentleman, engenheiro Vladimir Paixão e Silva.
sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Indecência
Quando o cidadão imagina que a boa política voltou a falar mais alto do que a banda podre da patifaria dos interesses pessoais no lugar dos pleitos coletivos, eis que o combalido Conselho de Ética da Câmara Federal decide escolher um parlamentar cama e mesa da família Bolsonaro, para julgar se o fujão e irresponsável Eduardo Bolsonaro merece ser cassado ou se vai permanecer impune, no exterior, debochando da democracia e da soberania nacionais. A infame e inacreditável decisão é como colocar a raposa para cuidar do galinheiro. É preciso protestar e repudiar diante de mais esta indecorosa indecência que deslustra, mais ainda, a atividade política.
Sabidão de barro
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Trump e Lula - texto de Nélio Jacob
Delírios
Comparação infeliz
O veterano e respeitado senador baiano, Otto Alencar, feliz por ajudar a mandar para as calendas do inferno a PEC da Bandidagem, exagerou chamando o senador carioca Carlos Portilho, do PL, de "novo Carlos Lacerda". Cruzes! A blasfêmia de Otto Alencar doeu na alma. Dos lacerdistas e historiadores. Lacerda não merece a infeliz comparação. Portilho é combativo, mas Lacerda era imbatível e fulgurante. Não há como compará-lo, ontem e hoje, com nenhum parlamentar.
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Políticos que foram visitar Zambelli deviam ter ficado por lá, ao lado dela
Publicado em 21 de setembro de 2025 por Tribuna da Internet
O Senado patrocinou a viagem inútil, demagógica, patética, injustificável, absurda, cretina, descarada, ridícula dos senadores Eduardo Girão, Damares Alves, Flávio Bolsonaro e Magno Malta, para visitar, na Itália, a deputada fujona, desprezível e condenada Carla Zambelli. É o fim da picada.
Mais uma vez o bom senso perde de goleada para o despudorado achincalhe da atividade pública. O quarteto de senadores poderia ter amenizado o espetáculo torpe e constrangedor, decidindo por uma solução que deixaria o povo brasileiro feliz: ficassem lá, não voltassem mais para o Brasil.
Não fariam falta. Poderiam dividir a cela com a infame deputada presa, para serem felizes para sempre.
CABEÇA RASPADA – A cabeça raspada é parceira do sorriso aberto e coberto de fé. A energia da deputada Roseana Sarney cobre a alma de alegria e ternura. O altivo coração de Roseana se encanta. Eleva os olhos aos céus. A cabeça raspada viaja pelo tempo. lembra as inúmeras batalhas que Roseana enfrentou e venceu.
A cabeça raspada avisa ao câncer de mama que ele não sabe com quem se meteu. A fibra e ânsia de viver da guerreira Roseana falam mais alto. Deputada Roseana, que foi governadora, que foi senadora, que foi secretária de Estado, não se abate diante dos obstáculos. Já está acostumada. Manda para a lona todos eles. Por mais severos que eles sejam.
O câncer de mama será mais uma vitória. Mais um troféu que Deus e Maria oferecerão para Roseana guardar e exibir na galeria do amor infinito.
Namoro
terça-feira, 23 de setembro de 2025
Aleluia
domingo, 21 de setembro de 2025
UM MAGNÍFICO REITOR
Aristóteles Drummond
Uma cirurgia ortopédica afastou de suas inúmeras funções o jurista, jornalista e professor Paulo Alonso, reitor da Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro. O lado positivo dos dias recolhido em casa é que pode aferir a dimensão do apreço que fez por merecer de todos que com ele puderam conviver ao longo da carreira e da vida.
Como bem definiu o senador Bernardo Cabral, o membro do Conselho de Notáveis da Confederação Nacional do Comércio e Serviços “é mais do que uma personalidade, é uma instituição”. Seu papel na volta da tradicional universidade, fundada em 1939 e resgatada pelo empreendedor e educador mineiro Ruy Muniz, tem sido relevante. A universidade já é referência entre as do setor privado que atuam na cidade.
Paulo Alonso tem passagem por outras instituições de ensino superior, coroado com a reitoria de onde se formou em Direito. Completa sua biografia acompanhar a vida pública do Brasil emprestando o prestígio que soube construir a boas causas. O educador tem responsabilidade na formação das novas gerações especialmente nestes tempos em que se tenta de todas as formas fazer dos bancos escolares e acadêmicos plateia para a defesa de ideologias sem compromissos com a liberdade do pensamento.
A educação tem a particularidade de que o fator idealismo e vocação tem a mesma importância que o capital investido. E num país como o nosso acrescenta os riscos envolvidos ao atender às camadas mais modestas da sociedade. A organização mineira que controla a Santa Úrsula foi pioneira em levar o ensino a regiões de baixa renda, como o norte do Estado, abrindo horizontes para milhares de jovens.
O Brasil tem muito a caminhar no preparo de sua mão de obra e na qualificação, que é o caminho natural para a inclusão em patamares superiores, econômicos como culturais, incluindo o setor técnico de nível médio, muito dependente ainda da excelência do Sistema S, uma criação inspirada de Getúlio Vargas, que reconhecia a agilidade e a boa gestão do setor privado.
Prestigiar o ensino privado em áreas decisivas para a elevação da qualidade da vida do brasileiro, como a educação e a saúde, serve à democracia e preserva a liberdade como um bem maior. Não pode coexistir democracia com domínio estatal. Ter opções atende à obtenção de qualidade, preço em todos os setores.
Bonito exemplo o de Paulo Alonso, que nos reporta ao grande Pedro Calmon, com o merecido título de “Magnífico Reitor”.
sábado, 20 de setembro de 2025
Corja cretina e viagem inútil
O senado patrocinou a viagem inútil, demagógica, patética, injustificável, absurda, cretina, descarada, ridícula, dos senadores Eduardo Girão, Damares Alves, Flávio Bolsonaro e Magno Malta, para visitar, na Itália, a deputada fujona, desprezível e condenada, Carla Zambelli. É o fim da picada. Mais uma vez o bom senso perde de goleada para o despudorado achincalhe da atividade pública. O quarteto de senadores pode amenizar o espetáculo torpe e constrangedor, decidindo por uma solução que deixaria o povo brasileiro feliz: fiquem lá, não voltem mais para o Brasil. Não fazem falta. Dividam a cela com a infame deputada presa e sejm felizes para sempre.

