sábado, 28 de fevereiro de 2009

Helio Fernandes


Decisão histórica para a Democracia


EM APENAS 18 DIAS, O MINISTRO CELSO DE MELLO ACABOU COM O RECURSO PROTELATÓRIO DA UNIÃO, MANDOU INDENIZAR ESTA TRIBUNA


Há muito tempo não via, nem lia ou ouvia uma decisão de um ministro do Supremo Tribunal Federal que obtivesse tanta repercussão. Trata-se da decisão do ministro Celso de Mello (fujo de chamá-lo de excelso, seria um elogio, mas também um jogo de palavras), que em apenas 18 dias recebeu, leu e julgou um processo que transitava, perdido, há mais de 26 anos.
Foi a mais importante decisão da Justiça, com a velocidade que gostaríamos que fosse a mesma em todas as ações. E não são duas as ações, como diziam as antigas sumidades advocatícias. É apenas uma, que transformaram em duas, para "justificar a injustificável lentidão e morosidade".
Se não fosse a entrada em cena do doutor Luiz Nogueira, nada teria acontecido. E foi precisamente ele que passou o dia recebendo telefonemas e e-mails, cumprimentos, elogios e congratulações.
Este repórter também agradece a multidão de felicitações, que levaram o dia todo.
Celso de Mello, ministro, Luiz Nogueira, advogado, são partes integrantes de um dos processos mais importantes para a democracia, a Liberdade de Imprensa, o direito de resistir e combater as ditaduras.
PS -O que no dia 1 de dezembro eu anunciava como a suspensão MOMENTÂNEA da Tribuna está perto de provocar outra comunicação. A de que a Tribuna da Imprensa voltará DEFINITIVAMENTE às bancas (e continuando on line) com o mesmo espírito com que foi fundada e desenvolvida. Agora, já em plenos 60 anos.
Surpreendido e desolado recebi a notícia da morte de Osiris Lopes filho. Queridíssimo em todos os lugares, principalmente em Brasília, onde morava e trabalhava.
Foi um dos melhores diretores da Receita Federal. Nos últimos 10 anos, escrevia semanalmente na Tribuna da Imprensa, claro, incisivo, competente, independente. O que dizer?

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Hélio está feliz

Estamos todos de parabens, felizes e eufóricos, com a decisão do STF, através do ministro relator Celso de Mello mandando a União indenizar o valoroso jornal Tribuna da Imprensa. A Tribuna voltará às bancas, com o jornalismo isento, firme e corajoso que há 60 anos dignifica o jornalismo e enche de orgulho os verdadeiros patriotas. Imagino a felicidade de Hélio Fernandes, um bravo que jamais se curvou aos prepotentes, que nunca fugiu ou se escondeu nos tempos brabos da ditadura.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Gilberto Amaral e Helio

Muito boa a nota do Gilberto Amaral no Jornal de Brasília, exaltando a luta de Helio Fernandes pela democracia e pela liberdade de expressão. Gilberto Amaral tem certeza de que em breve a valorosa Tribuna da Imprensa estará de volta nas bancas. Gilberto é lido, conceituado e bem informado. Sabe o que escreve.
MST, corja de desocupados

Infelizmente tudo indica que o próprio governo concorda com as invasões e crimes do MST. Uma corja de desocupados que não respeita os direitos alheios. No governo Collor esta curriola não fazia graça. Havia autoridade , determinação e ações firmes contra bandoleiros fantasiados de vermelhos. Duvido, se no governo Collor o MST queimava tratores, quebrava ou invadia propriedades. Hoje quem manda é a demagogia.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Falta alguém na enquete

Creio que Cláudio Humberto, no seu portal, deveria acrescentar o nome de Fernando Collor na pesquisa sobre em quem o eleitor votaria para presidente se a eleição fosse hoje. Collor é infinitamente superior, mais qualificado, agora mais amadurecido, do que todos os 5 nomes citados. Vamos aguardar...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Quem decide é o eleitor

Como o marginalizado Jarbas Vasconcelos, Pedro Simon é outro louco para ser candidato a vice de alguém. Nem que seja do bloco do cordão da bola preta. O negócio é falar sandices para ter direito aos holofotes dos que não têm o que fazer. Simon, com aquele ar professorial de araque, quer "uma limpa" no PMDB. Deveria saber que quem decide isso, quando quiser, é o eleitor, nas urnas. E, pelo que as urnas do último pleito mostraram, com ampla vitória nacional do PMDB, Simon vai continuar sozinho.
Bajulação de senador parasita
Não costumo perder tempo com cartas bolorentas e hipócritas de sacripantas. Primeiro, porque se julgam donos da verdade, segundo, porque não raciocinam, vociferam. Exemplo marcante é o teor da carta do sr. Paulo Marinho, no "Bronca Geral', do Cláudio Humberto, que se assina morador do belo bairro carioca de Ipanema. O destemperado cidadão pretende ser o bajulador mor de Jarbas Vasconcelos, um senador parasita que saiu do anonimato como serviçal do governador Serra. É opção dele. Faça bom proveito. Mas é intolerável que jogue suas patas sujas em ex-presidentes como Itamar, FHC e Collor, a pretexto de tentar provar, inutilmente, que Jarbas Vasconcelos é um primor de virtudes, um poço de honestidades. O que decididamente não é. Na verdade, Jarbas não se elege mais nem para vigia noturno de rua, em Pernambuco. Faz o jogo de Serra para ver se colhe frutos mais tarde. É um pobre diabo. Também repudio o final torpe e leviano da carta do sr. Marinho, afirmando que "em Brasilia todos são cúmplices". É, a meu ver, uma generalização covarde e canalha. A população brasiliense é ordeira, trabalhadora e decente. Não precisa de cretinas lições de ética de beócios como o sr. Paulo Marinho.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Eles estão cortando os pulsos...

Setores que se acham donos da verdade, que praticam "jornalismo sadio e isento", morro de rir, estão cortando os pulsos, desapontados porque torciam contra Sarney, Renan e Collor e eles venceram as eleições no Senado. Esta turba de gaiatos antes de tudo precisa respeitar a vontade das urnas e, principalmente, respeitar e exaltar a democracia. Sarney, Renan e Collor estão em pleno exercício de seus direitos de cidadãos. Também repudio canalhas que fazem piadas infames sobre a idade de Sarney.

Trotes criminosos

O José Antonio Vilas Boas repudia com razão os criminosos e covardes trotes estudantis. Antigamente os trotes eram justificáveis brincadeiras. Sem maldades e exageros como os de hoje, que causam pavor aos calouros e aos pais. Acabou um tormento, o horário de verão. Ficou o tormento da brutalidade do trote. O MEC ganharia aplausos da Nação se acabasse com os trotes que mutilam e até matam suas vítimas.

Matéria mentirosa

É bom que o senador José Sarney tome medidas enérgicas contra a matéria irresponsável, prepotente, arrogante e mentirosa da revista Economist. Caso contrário, outras publicações que se acham acima do bem e do mal também insultarão o presidente do Poder legislativo e a própria instituição. A tal Economist, como outras revistinhas, confunde liberdade de expressão com sordidez e canalhice.

A ’febre Dilma’

Pesquisa geralmente serve para repetir várias vezes uma mentira até que o eleitor pense que ela é verdadeira. É assim que o governo age freneticamente com a "febre Dilma". Parece que ela está em muitos lugares ao mesmo tempo. Dinheiro para a campanha dela não falta. A demora dos adversários na escolha dos seus candidatos ajuda Dilma. Sabemos que ela não tem votos.Nem onde nasceu. Lula, porém, acha que sozinho e com a caneta cheia de tinta, ganha de todos. Será?

Sar­ney e de­mo­cra­cia

É es­pan­to­sa a in­dig­na­ção e o de­sa­pon­ta­men­to de se­to­res da mí­dia com a es­ma­ga­do­ra vi­tó­ria de Jo­sé Sar­ney e Re­nan Ca­lhei­ros di­an­te do ad­ver­sá­rio do PT, Ti­ão Vi­a­na. Creio que es­tes pseu­do-pa­la­di­nos da éti­ca e da mo­ral e mes­tres de ara­que da di­fí­cil ar­te de fa­zer po­lí­ti­ca de­ve­ri­am acei­tar e res­pei­tar o re­sul­ta­do das ur­nas que ele­geu Sar­ney pre­si­den­te do Se­na­do e do Con­gres­so, mas, prin­ci­pal­men­te, aca­tar e exal­tar o jo­go de­mo­crá­ti­co. Sar­ney, Re­nan e Col­lor, es­te tam­bém ci­ta­do com res­sen­ti­da iro­nia pe­lo aço­da­do no­ti­ci­á­rio, es­tão em ple­no exer­cí­cio dos seus di­rei­tos po­lí­ti­cos. Sar­ney foi quem co­lo­cou o pa­ís no ca­mi­nho da re­de­mo­cra­ti­za­ção e o se­na­dor Fer­nan­do Col­lor, foi quem abriu as por­tas pa­ra mo­der­ni­zar a eco­no­mia bra­si­lei­ra. Re­nan Ca­lhei­ros, por sua vez, é tão se­na­dor co­mo to­dos os ou­tros com as­sen­to e man­da­to po­pu­lar na Câ­ma­ra Al­ta. Por fim, é la­men­tá­vel que se fa­ça gra­ce­jos com a ida­de do ven­ce­dor Jo­sé Sar­ney. Pu­ro, co­var­de e tor­pe pre­con­cei­to, que pre­ci­sa ser re­pu­di­a­do com to­do vi­gor.

Um dia todos serão idosos

Repudio e lamento, com vigor, gracejos infames com a idade do vencedor José Sarney. Um dia os cretinos críticos, muitos deles serviçais dos ressentidos derrotados por Sarney, Renan e Collor, também serão idosos. Parece até que esta corja doente nunca teve pai nem mãe. Não me perguntem, então, como nasceram. Outro vencedor, Renan Calheiros, participou ativamente do jogo político. É senador como os demais, com os mesmos direitos e obrigações. Semelhante raciocínio para Fernando Collor.

O Brasil ganhará com a Copa

Discordo daqueles que dizem que a Copa de 2014 servirá para "roubalheira". Mesmo quem não gosta de futebol compreende que os muitos investimentos que o Brasil fará até a Copa beneficiarão amplamente a população, com obras de infraestrutura, hotelaria, segurança pública, hospitais, restaurantes, transporte coletivo, com a criação também de milhares de empregos em todos os locais escolhidos para sediar jogos. Melhor para o Rio, que pretende sediar as olimpíadas de 2016.

Cala a boca, Tarso

Tarso Genro é outro "luminar" que só diz besteira. Deveria se mancar. É motivo de deboche entre os brasileiros que sabem raciocinar com a própria cabeça. A mais recente bobagem do Tarso é sobre as indenizações que o governo distribui à vontade e a granel, para pessoas que não merecem receber um centavo. Nunca sofreram com a ditadura. Se esconderam, ah, bom, aí sim. É verdade. Tarso, cala a boca, por favor.

Eu avisei que Tião perderia...

Disse e reiterei, muitas vezes, neste estupendo espaço, que o PMDB não abriria mão do poder, no Senado, que Renan Calheiros jamais se juntaria com Tião Viana, e que, finalmente, nesta linha, Sarney era o melhor nome para presidir o senado e o Congresso. Os arquivos não mentem. Portanto, a vitória de Sarney sobre Tião Medonho, para mim não foi novidade. Muito menos o retorno triunfal de Renan Calheiros à ribalta política. O PMDB tem profissionais que sustentam a governabilidade, Lula sabe disso.

Violência da PM do Distrito Federal

Julgo um absurdo, uma violência contra o cidadão, um despropósito, que um carro da Policia Militar saia dos seus legitimos deveres, para levar, confiscar, seja lá o que for, o material de trabalho das pessoas. Foi o que aconteceu, sábado, por volta das 11h30m, no Lago Norte, no amplo estacionamento do Pão de Açúcar. Os policiais ao invés combater ladrões, ser duros com bandidos e assassinos, acabaram com um lava-jato que funcionava no cantinho do estacionamento, sem incomodar ninguém, sem prejudicar o comércio de quem quer que seja. O pior, ainda levaram o equipamento de trabalhos dos rapazes. Ora, Santo Deus, no momento de uma crise econômica mundial, com os empregos cada vez mais difíceis, aparece a impoluta Polícia Militar e literalmente arranca o ganha pão dos pessoas. É uma tremenda arbitrariedade. O mais grave, sob o protestos das pessoas que por ali passavam. Esta mesma atentíssima Policia Pilitar também costuma recolher frutas, queijos e sacos de lixo de outros vendedores. Não acredito que seja denúncia do poderoso e rico mercado Pão de Açúcar. É mesquinharia mesmo da Policia Militar. E não me venham com a conversa fiada de que os produtos à venda não têm nota fiscal. É preciso que o governador Arruda, administrador sensível, acabe com tais barbaridades. Que a Policia Militar deixe os outros trabalhar honestamente em paz. Contudo, os fabulosos e vigilantes rapazes da Policia Militar não deixam de comer, de graça, nas lanchonetes do "Girafas" ou nas padarias. Ou também ficar horas lendo revistas e jornais nas bancas, em vez de fazerem a ronda nas quadras. É para isso que são pagos. Por nós, registre-se e afixe-se.
limonginetto@hotmail.com