segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Prefácio de Havelange homenageando Pelé, no livro de Silvestre Gorgulho

Amigo Limongi,

Prefácio - que graças a você - dr. João Havelange deixou escrito.

Silvestre.


 PREFÁCIO

 

João Havelange


Jamais, em toda a minha vida, poderia imaginar que fosse solicitado para redigir um 
Prefácio para um atleta do porte do hoje famoso Edson Arantes do Nascimento.

Recordar é viver e, neste momento, me vem na lembrança a figura de um jovem jogador que me foi apresentado, em 1958, como um novo integrante da Seleção Brasileira 
tendo dele uma visão de uma figura tímida e pacata. 

Naquela ocasião exercia eu o cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Desportos - CBD, hoje Confederação 
Brasileira de Futebol
-CBF

Na medida em que foi avançando nas suas participações, nos jogos do Campeonato Mundial, na Suécia, naquele mesmo ano, demonstrou a sua capacidade técnica e decisão de trazer resultados positivos para o nosso País, culminando com a conquista do titulo de “Campeão Mundial de Futebol” de 1958, ainda com os seus 17 anos de idade. 

Continuando com a sua trajetória, não só no Santos F.C. — seu Clube de origem — como também da Seleção, foi novamente convocado para a Seleção Brasileira de Futebol que participou e conquistou o “Bicampeonato Mundial”, na competição disputada no Chile, acrescentando mais no seu “Curriculum” o Tricampeonato Mundial, em 1970, no México. 

Vitorioso foi também representando o seu Santos F.C. nas participações dessa agremiação nos Campeonatos Mundiais de Clubes, de 1962 e 1963. 

São tantas e tantas as suas conquistas que, não só pelo seu talento, como pela postura de correção como indivíduo, conseguiu através todo o período de sua carreira profissional e após o seu encerramento, o reconhecimento de altas personalidades mundiais como o a Rainha Elizabeth II ao lhe conferir o título de “Sir Cavaleiro do Império Britânico”, bem como de entidades internacionais com a eleição pelo Comité Internationale Olympic, de “Atleta do Século”; “Jogador do Século”, pela UNICEF, “Diploma do Mérito de Cidadão do Mundo”, pela ONU, além de outras que, na verdade, também são bem representativas. 

Com o encerramento da sua atividade profissional de jogador de futebol, já universalmente famoso, formado em Educação Física e consignando um recorde histórico como o “Maior Artilheiro”, com 1283 goals, foi posteriormente indicado para o cargo de Ministro de Estado dos Esportes e hoje é o “Embaixador Honorário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014”, a realizar-se em nosso País, nomeado pela Excelentíssima Senhora Presidenta Duma Rousseff. 

Pelé, por tudo que alcançou em sua vida e do quanto contribuiu para a propaganda do futebol brasileiro, através as suas brilhantes atuações com as Seleções que nos deixaram saudades pela hegemonia e harmonia dos seus integrantes, temos que a ele agradecer estar ainda representando o que de melhor temos em nosso Brasil.

Ele servirá, sempre, de exemplo para as novas gerações, pois sua imagem é inconfundível e representativa dos Séculos XX e XXI, por tudo que conseguiu e, tenho a certeza, continuará a obter êxito em todas as suas iniciativas.

Parabéns Pelé por sua bela carreira, que tanto contribuiu para elevar, internacionalmente, o conceito do futebol brasileiro. 

Antes de terminar, quero também felicitar ao Jornalista Silvestre Gorgulho pela excelente publicação.

 

João Havelange

Presidente de Honra da FIFA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário