sexta-feira, 16 de abril de 2021

Carta aos Senadores

Rio de Janeiro, 10 de abril de 2021.

 Às (Aos)

Exmas. e Exmos. Senadores

Senhoras Senadoras e Senhores Senadores,

 

Com apenas 2,7% da população do planeta, o Brasil concentra, hoje, 37% das mortes por Covid-19 no mundo. No momento em que esta carta é escrita, os dados divulgados apontam a ocorrência de 349 mil mortes, e estudos feitos pela Universidade de Harvard indicam que os efeitos da letalidade da doença já produziu uma redução média nacional de 1,94 ano na expectativa de vida do brasileiro ao nascer.

No entanto, mais do que números, estamos falando de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras que perderam a vida, enlutando milhões de familiares e amigos.

O povo brasileiro quer saber: como isto foi possível? Que erros foram e estão sendo cometidos para nos levar a esta trágica realidade? O que poderia ter sido feito para minimizar a dor e o sofrimento de todo um povo?

É mais do que sabido que o governo Bolsonaro, entre outros fatos, negou a doença, minimizou os seus impactos sobre a vida das pessoas, defendeu "tratamento precoce", rejeitado pelas principais instituições científicas do mundo, trocou quatro vezes o ministro da Saúde, além de ter sido absolutamente incompetente na compra de vacinas e de insumos para enfrentar a pandemia.

Senhoras Senadoras e Senhores Senadores, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), fiel ao seu compromisso assumido há 113 anos de defender os direitos humanos, como está em seu Estatuto, vem a público pedir que se comece a fazer justiça para as centenas de milhares de pessoas, que já perderam a vida, e outra milhares que ainda perderão, como têm afirmado os especialistas, debatendo e esclarecendo o que aconteceu para que a pandemia do Covid-19 transformasse o país em um imenso cemitério.

Por isto, rogamos que esse Senado cumpra o seu papel constitucional e realize a CPI da Pandemia, pois, certamente, não será o debate que irá agravar os efeitos do Covid-19, sim, a manutenção e a permanência de uma necropolítica governamental, que afronta a ciência e produz, diariamente, milhares de mortes, resultando em um verdadeiro genocídio do povo brasileiro.

 

Paulo Jeronimo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário