Vale destacar que esta é a segunda exposição individual do artista na Galeria de Artes do ICBEU- Manaus. A primeira aconteceu no ano de 2011 e contou com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da America do Norte no Brasil.
O artista considera serem estas as duas maiores exposições de sua trajetória, tanto pela quantidade de obras quanto pela importância que o ICBEU – Manaus exerce em sua vida e em sua historia. Ambos nasceram em 1956 e seu fundador também chamava-se Ruy Machado (Alencar), foi um amigo importante e muito estimado pelo artista. Em 2016, Rui Machado e o ICBEU – Manaus completaram 60 anos. Rui foi homenageado pelo ICBEU com a Medalha Cultural e Educacional, sendo esta a maior honraria que a instituição outorga a personalidades da cidade.
As obras retratam costumes, objetos, traços comportamentais e paisagens da realidade e do imaginário do caboclo amazônico, todas em acrílica sobre tela. Uma das obras mede 80x80 cm e as demais 50x50 cm. A curadoria foi feita pelo próprio artista.
Sobre a inspiração para essa mostra, Rui Machado conta que “Todos os quadros foram criados especialmente para esta ocasião. Com relação ao nome da exposição, ‘Amazônia: Arte & Fatos’, quis dizer que nessa série de trabalhos tem arte da Amazônia e fatos que aqui acontecem. Alguns quadros retratam paisagens amazônicas, uns como denúncia, outros com um sentimento de esperança de uma Amazônia preservada e um mundo melhor. Mostro a fauna, flora, arte indígena e povos da floresta. Tudo isso é arte amazônica.”.
Nas palavras do Diretor-Presidente do ICBEU, Luis Fabian Barbosa, Rui persiste criativo, instigante, provocador, intenso, tal como nossa colossal e preciosa Amazônia. “É um verdadeiro trabalho de antropologia visual, a produção artística de Rui Machado para esta exposição, certamente precedida de cuidadoso estudo do ethos amazônida. A visão do artista - ora realista, ora romântica - choca e surpreende, preocupa e emociona, proporciona ao expectador diversos sentidos e triunfa, ao fazer brotar o desejo e a esperança de preservação da Amazônia, de sua mata, de seu povo, de sua cultura.”
O catálogo da exposição é uma edição bilíngue, projeto gráfico da editora Reggo, com imagens do fotógrafo Roumen Koynov. Além das obras, o catálogo vem acompanhado de um CD com 19 músicas autorais de Rui, em parceria com outros artistas.
Sobre Rui Machado
Erik Holm-Olsen (Conselheiro para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada Americana), Rui Machado e Luis Fabian Pereira Barbosa (Presidente do ICBEU Manaus) |
Sônia, Rui Machado e Luciana Machado Braga |
Possui, até agora, 25 prêmios e homenagens. Como poeta, possui mais de 50 composições. Recebeu seu primeiro prêmio musical em 2017, no 6º Festival Amazonas de Música, em 1º Lugar com a música “Remando Estrelas” em parceria com Valdo Cavalcante. Em 2018, também foi vencedor do FECANI, Festival da Canção de Itacoatiara, com a música “Por um triz”, também em parceria com Valdo Cavalcante.
Serviço:
O QUE: Exposição “Amazônia: Arte & Fatos”, de Rui Machado.
QUANDO: Período de visitação: 26 de Outubro a 26 de Novembro de 2019, de segunda a sexta de 15h às 20h
ONDE: Galeria de Artes do ICBEU Manaus (Unidade Centro – Av. Joaquim Nabuco, 1286) – Manaus – AM
Nenhum comentário:
Postar um comentário