Foto: https://d24am.com/
Por José Roberto Tadros*
Na lida diária de comerciante pelo Amazonas, estive diversas vezes em Itacoatiara. Sempre fui muito atendo à cidade. Até nos detalhes, como na bandeira e no brasão oficiais. O Brasão é bonito, elegante e positivo. Em sua parte superior, há o Sol nascente refletindo a Esperança de Paz e Progresso. Sobre os raios solares está escrito “25 de abril de 1874”, data de elevação da vila à categoria de cidade. Sempre gostei de pensar que Itacoatiara se tornou cidade no mesmo ano que meu bisavô, David Tadros, imigrante grego, criou a sua empresa, a José Tadros & Cia, para servir ao povo do Amazonas. Ambas - graças a Deus! - estão hoje bem desenvolvidas e atendendo ao povo amazonense.
Hoje tenho prazer de retornar à cidade amiga. Agora, como presidente do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE e presidente da Confederação Nacional do Comércio, participando de importante cerimônia de inauguração do novo escritório regional do SEBRAE na cidade. Depois de 27 anos atuando de forma efetiva em Itacoatiara, a entidade reforça sua presença e passa a ter sede própria, com toda a infraestrutura necessária, adequada aos novos tempos e às expectativas do município.
Esta medida há muito era necessária, pois as demandas da população itacoatiarense por nossos serviços aumentaram muito devido ao grande crescimento da cidade nos últimos anos. É impressionante o desenvolvimento atingido. A crescente influência sobre a microrregião é inegável. Como cidade intermediária, leva informação, tecnologia, bens, serviços e presença política para aquelas cidades de menor porte. Itacoatiara é hoje elo fundamental entre pequenas cidades e grandes centros urbanos. Hoje, o Terminal Privativo Misto de Itacoatiara, criado em 1995, é base para escoamento da produção de soja do Mato Grosso. Sua posição estratégica possibilita maior facilidade de escoamento da produção para Estados Unidos, África e Europa.
Com desenvolvimento acelerado, Itacoatiara ultrapassou a marca de cem mil habitantes e apresenta grande concentração de pontos comerciais, agências bancárias, hotéis e serviços, que servem a todo eixo leste da Grande Manaus. O setor terciário é o mais importante da economia, rendendo ao município R$ 1,03 bilhão em 2016. São 887 empresas atuantes na cidade, segundo dados do IBGE de 2017, gerando cerca de 9.932 empregos diretos. Itacoatiara é, também, a segunda maior fonte de contribuição para o PIB - Produto Interno Bruto - do Amazonas, alcançando, segundo o IBGE, R$2.054 milhões no ano de 2016. Desse total, os setores de serviço e comércio contribuíram, os dois, com 35%. E o setor do agronegócio com 33% do PIB. Atualmente, existem cerca de 2.748 negócios formais, entre empresas de pequeno porte (EPP), microempresa (ME) e microempreendedor individual (MEI). É também, segundo o TRE - Tribunal Regional Eleitoral -, o segundo maior colégio eleitoral do Estado do Amazonas, ficando atrás, apenas, de Manaus.
O SEBRAE teve participação importante nessa história de progresso e desenvolvimento. A atuação efetiva do SEBRAE em Itacoatiara começou no início da década de 1990, quando a instituição, objetivando cumprir metas do projeto Balcão SEBRAE, alugou sala comercial no térreo do Hotel Líder. A meta do projeto Balcão era descentralizar os serviços, ampliando o atendimento para o interior. Depois da sala no Hotel Líder, o SEBRAE foi para espaço na Associação Comercial. Posteriormente, para prédio alugado até o dia 30 de novembro deste ano, na rua Conselheiro Ruy Barbosa, Centro.
Hoje, o SEBRAE em Itacoatiara tem cerca de 20 atendimentos por dia. Em 2019, até final de novembro, foram 5.865 pessoas atendidas. Em 2018 foram mais de 3 mil empreendedores beneficiados diretamente através de atendimentos, cursos ou palestras. Com as novas instalações os serviços prestados serão substancialmente ampliados e melhorados. Além dos investimentos próprios, o SEBRAE também está trabalhando com parceiros. Com a Prefeitura Municipal de Itacoatiara, por exemplo, vem dando atendimento continuado no Distrito de Novo Remanso (terra do abacaxi), promovendo cursos para áreas de empreendedorismo, culinária, artesanato e formalização. Também instalou a primeira unidade de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), na comunidade de Santa Luzia, zona rural de Itacoatiara, quilômetro 202 da rodovia AM 010. A Unidade deverá ser inaugurada ainda neste ano.
Com tudo isso, espera-se que o Sol nascente do Brasão de Itacoatiara, que vem brilhando intenso nesses 145 anos de História, continue cada vez mais firme e forte, trazendo Paz e Progresso cada vez mais pujantes. É o que o SEBRAE espera para a cidade.
*José Roberto Tadros é presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio – e do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário