O deputado federal Vicente Cândido foi eleito, na manhã desta quarta-feira (4), o novo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFC) da Câmara dos Deputados, para este ano. A Comissão é composta de 22 parlamentares titulares, 18 estavam presentes na sessão de hoje; destes, 14 votaram no deputado Vicente Cândido e um votou em branco.
Durante a cerimônia de posse, o novo presidente ressaltou a importância da atuação da CFFC, destacando que os trabalhos serão conduzidos com a liberdade e “a imparcialidade que a lei manda”. O deputado lembrou que há outros órgãos com funções semelhantes à da CFFC, como o Ministério Público, a CGU - dentro do Pode Executivo - e o Tribunal de Contas da União, ressaltando que a CFFC tem ainda o poder de fiscalizar e normatizar novas normas. “Por isso, temos a supremacia do Poder Legislativo sobre os outros órgãos, e é com esse intuito que vamos conduzir os trabalhos”, completou.
Ao dar posse ao deputado Vicente Cândido, o então presidente da CFFC, Hugo Motta (PMDB/PB), elogiou o trabalho do parlamentar à frente da Comissão de Constituição e Justiça, em 2014, e disse que não tem dúvida da competência de Cândido e que, como “grande jurista e advogado vai contribuir muito para o funcionamento da Comissão, de acordo com o que a sociedade e, principalmente, o Congresso Nacional precisa fazer no acompanhamento e fiscalização do Poder Executivo”.
Já como presidente da CFFC, o deputado Vicente Cândido encaminhou pedido de agenda informal, na semana que vem, ao presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Aroldo Cedraz, e marcou, para o próximo dia 11, reunião deliberativa para eleição dos vice-presidentes e deliberação de pauta a ser divulgada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário