domingo, 7 de maio de 2023

ANNA COSTA E SILVA ABRIU, SÁBADO NO RIO DE JANEIRO, EXPOSIÇÃO INSTALATIVA INSPIRADA EM ESCUTA DE SONHOS


Destaque na última Bienal do Mercosul, artista visual apresenta trabalhos inéditos em diálogo com Darks Miranda no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio, em maio.

Já imaginou viver num mundo onde as relações devem ser abolidas e o amor extinto? Foi a partir de um sonho inquietante que nasceu Tamagotchi Balé, novo trabalho de Anna Costa e Silva, que entrou em cartaz dia 06 de maio, no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Centro do Rio. Reunindo diversas manifestações artísticas, vídeos, performances, esculturas e instalações, a exposição, patrocinada pela prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal da Cultura através do fomento FOCA, tem curadoria de Gabriela Davies e aborda as relações contemporâneas, as distopias digitais e o fim do erotismo, através de um ambiente imersivo e onírico de projeções.

Como nos sonhos, sensações e imagens se entrelaçam, criando diferentes narrativas que, em comum, apresentam um dos maiores sintomas atuais da humanidade: a virtualização dos afetos. "Essa exposição começa com um sonho que mexeu muito comigo. Era um momento político extremamente sensível, de levante de ideias fascistas e via o papel das redes sociais nesse processo. Observava como todos os nossos afetos e relações passavam agora por big-techs, na mesma medida que nos tornávamos uma mistura de avatares de nós mesmos e de marcas pessoais. As relações afetivas se aproximam cada vez mais de relações de consumo", relembra Anna.

O ano era 2018. Anna sonhou que estava fazendo um Curso de Futuro para aprender a viver num mundo onde as relações seriam abolidas. Era uma nova realidade, neoliberal ao extremo, na qual cada pessoa teria um "propósito de ação" e o amor era extinto, pois era considerado violento demais e gerava desvios neste propósito de ação-produção.

Anna Costa e Silva, que tem Mestrado na SVI-Escola de Artes Visuais de Nova Iorque- e já expos em cidades dos Estados Unidos, na Lituania e no Canadá além de ter ganho prêmios no Festival de Cinema de Manaus e no ART-Rio amplia a sua carreira com este novo trabalho e já se destaca na vídeo-arte brasileira.

No seu face www.annacostaesilva.com.br tem mais informações de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário