sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

A pandemia aumenta a miséria e muitos brasileiros têm de esperar mais um feliz ano velho

 Publicado em 16 de dezembro de 2020 por Tribuna da Internet - Rio de Janeiro


Vicente Limongi Netto

A pandemia aumentou a miséria. Milhões de brasileiros não têm nada para comer. Pesquisa do IBGE revela números assustadores e cruéis. A fome e a miséria liquidam ilusões. Afrontam sonhos. Humilham o ser humano. A ausência de higiene, roupas, moradia e escola aumenta a desesperança. Perpetua a dor. Devora famílias. Destrói o futuro. Desespera a alma. Crianças sujas, com fome e maltrapilhas, choram ouvindo a avó agoniada  dizer que não tem comida em casa.  A aflição de pais desempregados esmaga corações. Doações escassas amenizam o sofrimento e a humilhação.

Criança alimentada é feliz. Criança com fome é consumida pela infelicidade da miséria. Sem forte e urgente ajuda dos governantes, o quadro desalentador não será alterado. Quem tem fome não sabe o que é dia radiante. Desconhece bonanças. Só pede a Deus que os ventos dos anjos tragam pratos de comida. E não pode esperar mais um feliz ano velho.

DUAS NOTAS ZERO – A primeira vai para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, exibe, sem constrangimento nem pudor,  colossal vocação para recadeiro engravatado  do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A ordem para o recruta Caiado é bater em João Dória.  Caiado ainda não juntou os cacos e os caroços de piqui, da derrota eleitoral para Maguito Vilela, na disputa para a prefeitura de Goiânia. Não devia se meter nessa briga.

A segunda nota zero vai para o jornalismo esportivo francês, que surtou ao anunciar uma inviável  e inacreditável seleção dos sonhos de todos os tempos. Bando de brincalhões fantasiados de papai-noel. O torcedor exigente e isento, que realmente conhece futebol, jamais escalaria uma legítima seleção de eternos craques, sem as presenças de Gerson, Nilton Santos, Garrincha, Rivelino e Di Stefano.

MENSAGEM DE LUZ – Por fim, a presença de uma amizade da vida inteira, que muito me honra e engrandece, com a família do saudoso ex-governador Gilberto Mestrinho. Pela passagem de meu aniversário, d. Maria Emília Mestrinho, a viúva do querido amigo, me enviou uma mensagem de luz:

Receba amigo de fé, dia do seu aniversário, o carinho, admiração e respeito por ser Vicente Limongi Netto da maneira que é. Amigo dos amigos nos bons e difíceis momentos da vida. Entre tantas qualidades, essa me toca muito. Receba um abraço do tamanho do Amazonas. Do coração. (as.) Maria Emília Mestrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário