Collor tinha uma qualidade, era democrata e dialogava com civilidade. Brizola com seus tijolaços que saía na mídia, atacava a política econômica de Zélia Cardoso e depois de Marcílio Marques, mas ia ao Planalto conversar com Collor que o recebia bem. Collor foi o primeiro político do Brasil a reconhecer a utilidade da educação em escolas de tempo integral e criou os CIACs. Só ultimamente reconhecem a importância das escolas em tempo integral.
Não estou a par da condenação de Collor. Acho que não cabe ação condenatória a quem apoiou Bolsonaro.
Com o Plano Collor elaborado por Zélia Cardoso, que confiscou o dinheiro dos clientes nos bancos fez com que a população se virasse contra o governo Collor. Eu só recebi a devolução do dinheiro da poupança do banco Real e Banerj em 2022.
Collor tinha um projeto de privatizar 68 empresas estatais, só conseguiu privatizar 18, dentre elas, empresas de base e estratégicas, como a Usiminas, a Cia Siderúrgica de Tubarão e começou a trabalhar na privatização da CSN, com seu impeachment, assumiu o governo Itamar Franco que concluiu a privatização da CSN. Sou contra privatizações de empresas de base estratégicas e lucrativas.
Neste momento, a Petrobrás vai criar uma empresa de distribuição de gás de cozinha para baratear o preço.
Essas empresas que restaram da Petrobrás, em especial as de distribuição de gás foram privatizadas por Bolsonaro. Elas compram o gás da Petrobrás por R$ 46,59 e o preço chega para ao consumidor acima de R$ 100,00. Naturalmente essas distribuidoras têm um lucro maior que a Petrobrás com menor risco e menos trabalho. Essa foi uma maneira inteligente do governo, que através de uma empresa da Petrobrás forçar a baixa de preços do gás de cozinha. É para isso que serve uma empresa em poder do governo, onde pode regular o mercado. A iniciativa privada não tem compromisso com o social, seu compromisso é o lucro.
Nem sempre há pensamentos iguais, mas respeito a quem tem ponto de vista ou pensa diferente.
A amizade está acima da divergência.
Um abraço, saúde e paz
Nélio Jacob
Nenhum comentário:
Postar um comentário