Evento, que vai até sexta-feira, tem dois palcos exclusivos para mostrar as mais diversas iniciativas de inovação no varejo
Durante a abertura oficial da terceira edição do Rio Innovation Week, nessa terça-feira (03/10), o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros, disse que “a CNC tem compromisso em desempenhar um papel de destaque no ecossistema de inovação, trabalhando incansavelmente para promover a transformação digital”. Ao falar sobre a rapidez com que o mundo vem se transformado, ele frisou que, “quanto mais preparadas e informadas as empresas estiverem, mais rápida será sua adaptação às demandas que estão surgindo”.
Patrocinadora oficial, a CNC conta com programação no Palco Conecta Varejo e promove também o palco CNC Innovation Talks, ambos no pavilhão 3 do Píer Mauá, onde ocorre o evento até sexta-feira (6). O presidente da Confederação reafirmou que a razão de ser da Confederação é trabalhar para fortalecer as empresas do setor terciário brasileiro. “Alcançando isso, fortalecemos também as economias locais e o País como um todo”, concluiu Tadros.
Em sua fala de boas-vindas, o presidente do comitê organizador da Rio Innovation Week 2023 e da Associação de Supermercados do Estado do RJ (Asserj), Fábio Queiroz, enfatizou que foram convidados 10 mil professores de todas as redes de ensino “porque não existe tecnologia e inovação sem educação, que é o pilar do crescimento brasileiro”. Para ele, “a tecnologia e a inovação não podem ficar presos numa caixa, é preciso democratizar eventos como esse, permitindo o acesso da população. Por isso, 60% dos ingressos foram distribuídos gratuitamente. A tecnologia não é um clube, mas uma necessidade dentro do coração da Rio Innovation”, reforçou.
Ainda na abertura, o presidente da Fecomércio RJ, Antônio Florêncio Queiroz, pontuou a importância da presença do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para “mostrar a todos o trabalho brilhante que essas duas entidades fazem pelos brasileiros”.
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, apontou que existem muitos desafios a serem vencidos, como a transição energética e a transformação digital. “O Brasil é líder em matriz energética limpa e renovável, e nós temos todas as condições de permanecer liderando essa posição”, disse. Segundo Luciana Santos, o ministério está empenhado em desenvolver a ciência necessária para explorar os potenciais da biodiversidade brasileira de forma responsável, o que, para ela, “constitui a maior possibilidade de gerar riqueza e justiça social”. Ela reiterou que a bioeconomia pode sustentar a reindustrialização do País com base em uma economia verde.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, encerrou a cerimônia. Sobre a importância do evento, ele frisou que “nas áreas de medicina, agricultura e segurança pública, cada vez que se digitaliza e se investe em inovação e tecnologia, a gente deixa a vida das pessoas melhor”.
Conecta Varejo
A programação do Palco Conecta Varejo está repleta de cases de sucesso em inovação no setor terciário. Ainda nesta terça-feira, o head de Banco Digital do Mercado Pago, Ignácio Estivariz, falou sobre a bancarização do varejo, e o gerente de marketing da Heineken, Elbert Beekman, e a jornalista e escritora Paula Tebett falaram sobre como criar valor através de pessoas e conexões por meio de um marketing digital inovador. Nesta quarta (4), às 17h, o professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abordará o uso de inteligência artificial na construção de líderes. Já na quinta (5), às 14h, o head de inovação do Bradesco, Fernando Freitas, vai tratar das finanças do futuro e da democratização do crédito. Por fim, na sexta, o CEO de saúde da PetLove, Fabiano Lima, e o CEO do Hortifruti, Fabio Amorim, vão contar seus cases de sucesso em marketing e inovação no varejo 4.0.
CNC Innovation Talks
No mesmo pavilhão 3, o palco CNC Innovation Talks já trouxe cases inspiradores do Senac e na quarta-feira, às 11h, os representantes da Diretoria de Economia e Inovação da CNC, William Lima e João Gabriel Bezerra, tratarão sobre a inovação em ambientes tradicionais como uma Jornada 360°. Na quinta, às 11h, os consultores da ABGI Arthur Gabriel da Silva e Isabella Soares falarão sobre as estratégias de fomento para a inovação no varejo. Já na sexta, no mesmo horário, os diretores regionais do Sesc Simone Gomes Camargo (DF), Janaina Braga D’almeida (DF), Soraia Korcsik Medeiros (MS) e João Paulo Hertzog Gonçalves (RS) mostrarão histórias de transformação e impacto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário