quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Do Instagram de @ruynogueira1

Morreu #arnaldojabor. Recordo-me dos filmes que me impressionaram, não sendo cinéfilo: “8 1/2” do genial #fellini, “Sur”, do inesquecível #pinosolanas, de quem me tornei amigo (maior cineasta da #argentina, senador peronista, casado com Angela, linda negra brasileira, ex-manequim da Rhodia) e o imbatível “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor, competente adaptação da extraordinária obra do mestre #nelsonrodrigues, o #Shakespeare tropical. Glorioso elenco: Darlene Glória, Paulo Porto, Paulo César Pereio, Henriqueta Brieba, Cláudio Mamberti, Isabel Ribeiro, Paulo Sacks. A trilha sonora era o melhor de #piazzolla. Já o assisti uma dezena de vezes. O filme, genial, foi meu antídoto contra o Jabor canalha que, na tela da #redeglobo, colocou sua imensa inteligência à serviço da burrice. Para não odiar o Jabor sórdido, baba-ovos que escreveu artigo elevando #robertomarinho à santidade (e a Globo o contratou dias depois) continuei admirando o cineasta brilhante. E busco na Bíblia alguma passagem que suporte meu perdão a Jabor. Na doutrina kardecista há várias reencarnações, e em cada uma você pagará seu carma ou se elevará para reencarnação mais feliz, rumo à salvação e descanso eternos. Em grau elevado de espiritualidade, poderá reencarnar como o cientista que descobrirá a cura do HIV ou do câncer. Sem luz, se pode voltar um cão vira-latas, indefeso, carente, abandonado nos arrabaldes de cidade qualquer. Cordato de alma, místico e espiritualista, adotarei Jabor em sua próxima vida. Irá ao sofisticado petshop onde Elisinha toma seu banho e a hidratação cremosa semanal, comerá da melhor ração. Nos passeios que minhas funcionárias ou o motorista fazem com a doce Shintzu, a reencarnação de Jabor dará as mostras de que se salvará ou ainda voltará  como cobra ou ratazana. O sátrapa #fhc, ídolo do falecido, é meu vizinho. Elisinha, inteligentíssima, sabe agradar-me: defeca diariamente na porta do desprezível. Se o cão Jabor fizer o mesmo, estará no caminho da eternidade. Se latir alegrinho e abanar o rabo, reencarnará como ratazana de esgoto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário