As equipes de fiscalização constataram irregularidades nos equipamentos, como display queimado e lacre violado. A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A foi notificada
Em fiscalização realizada nesta segunda-feira (27/05), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) constatou irregularidades em três balanças no controle de pesos de bagagens (check-in) de guichês de companhias aéreas no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes. Os equipamentos foram reprovados e interditados e a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A notificada.
Durante a ação, os agentes verificaram se as balanças atendiam às normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que assegura que as mesmas foram testadas e funcionam adequadamente.
Ao todo, 39 balanças em operação no aeroporto foram verificadas. Destas, duas apresentaram o display queimado, impedindo que o consumidor tivesse acesso ao peso da bagagem apontado pelo equipamento; e, em uma terceira balança, os fiscais identificaram que o lacre havia sido violado, indicando possível fraude.
“O consumidor tem de ter acesso ao peso indicado pela balança. Com o display danificado, é impossível obter essa informação. Por isso, duas balanças foram reprovadas e interditadas. Em um terceiro equipamento, identificamos violação do lacre. Isso indica acesso livre aos dispositivos de regulagem da balança, o que pode ser atribuído como indícios de fraude”, explicou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
Ainda de acordo com Renato Marinho, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A, responsável pelos equipamentos, terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, podendo ser multada em até R$ 1,5 milhão. Os instrumentos não poderão ser operados antes de passar por uma oficina credenciada, que fará a devida manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário