quinta-feira, 31 de julho de 2025

Confiança do empresário do comércio registra leve alta em julho, mas segue abaixo do nível de 2024

CNC projeta manutenção da Selic em 15% e vê sinais de arrefecimento da economia

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avalia que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve manter, na reunião desta quarta-feira (30/07), a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano, patamar que, na visão da entidade, deve perdurar até o fim do ano.

A expectativa ocorre em meio ao consenso do mercado pela estabilidade da taxa, reforçado pelo comunicado do Copom em sua última ata, que sinalizou a necessidade de manter os juros elevados por tempo suficiente para assegurar que a meta da inflação seja cumprida.

A CNC avalia que a economia brasileira começa a dar sinais de perda de fôlego, tanto nos indicadores de atividade quanto nos de preços. No caso da inflação, os dados mais recentes mostram desaceleração nos preços de serviços e de bens industriais, dois componentes que vinham pressionando o índice geral.

Essa tendência também se reflete nos chamados núcleos de inflação, métricas acompanhadas pelo Banco Central para captar o comportamento subjacente dos preços, que registraram média de 4,2% (IPCA-15). Com base nesse cenário, a Confederação projeta que o IPCA encerre julho com alta de 0,26% e termine o ano em 4,8%.

A entidade também acompanha com atenção os desdobramentos do cenário internacional, como a taxação dos EUA sobre produtos brasileiros e seus possíveis reflexos na inflação e na atividade econômica.

Tiro no pé

Donald Trump é o maior e mais poderoso amigo do contra da família Bolsonaro. Exagerou na punição ao ministro do Supremo Tribunal Federal Tribunal (STF) Alexandre de Moraes. Avançou completamente o sinal do bom senso. Abissal tiro no pé. Ministros da Suprema Corte repudiaram a decisão do presidente norte-americano. Manifestações dos 3 Poderes da República saíram em defesa de Moraes. A começar pelo chefe da nação. Alguém precisa mandar para Trump a íntegra do volumoso processo tramitando no STF envolvendo até o pescoço o ex-presidente Bolsonaro nos acontecimentos do 8 de janeiro. Os autos são claros. Não mentem. Bolsonaro e o filho fujão Eduardo não vão se safar das pesadas acusações. A quadra políticae econômica brasileira precisa avançar dialogando. Espetáculos de bazófias não caem bem para o Brasil nem para os Estados Unidos. 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Sábios acacianos

Sábios de proveta da Globonews tontos, batendo cabeças, trêmulos,com a punição do governo americano contra o ministro Alexandre de Moraes. O governo brasileiro é tão medíocre se bobear Trump enfia as garras no amado pix dos cidadãos. Alguns acreditam que Trump decretará feriado nacional nos Estados Unidos. Merval Pereira sentencia, com sangue nos olhos, cuidadoso para não sujar o fardão, que Bolsonaro será condenado e preso. Ah, adorável acaciano! Valdo Cruz vai na onda, claro, do chefe. Repete até as vírgulas, Nessa linha, creio que minhas considerações são válidas e necessárias porque tudo que a turma da Globonews insiste em enfiar na cachola dos telespectadores com o timbre de novidades, furos e exclusivas, venho batucando, afirmando e antevendo nos meus artigos na Tribuna da Internet. Analiso, Não torço nem distorço.Acredito, inclusive, sem cabotinismo que fui o primeiro nas redes sociais a bater o martelo sobre o assunto. Na coluna do dia 12, repito, dia 12,  disse expressamente: "Ministros da má, péssima ou boa suprema corte, ficaram furiosos com os excessos verbais de Trump. Motivos e mais munições para os severos e vingativos ministros para esfolar os dois Bolsonaros.  Em praça pública. Quanto mais abrem a boca para declarar amor e paixão por Trump, dão motivos para o STF concluir o que sempre quis: condenar e prender a insuportável dupla".   Os arquivos não metem. 

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Lucidez de Nelio Jacob

Amigo, Trump sabe que os bolsonaristas foragidos da justiça brasileira são bandidos da pior espécie, mas no momento atendem aos seus interesses de pilhagem do Brasil.
Trump quer fazer um acordo com o Brasil, ele entra com a corda e o Brasil com o pescoço. Se o Brasil acabar com o PIX, jogar no lixo os processos contra os extremistas da direita golpista, entregar o minério críticos e sair do BRICS. Trump suspende todas as sanções contra os ministros do STF etc.
Toda crise tem princípio, meio e fim. Cabe ao governo brasileiro deixar Trump falando sozinho, pois não tem como fazer acordo com maluco, o governo brasieiro deve  tratar de abrir novos mercados para compra e venda de produtos e tornar-se auto suficiente em determinadas áreas.
Essa crise pode ser a independência do Brasil em relação aos EUA. Pode conseguir o que João Goulart não conseguiu, pois sofreu um golpe, mais pelos seus certos que seus erros.
Os EUA com suas sanções, levou Cuba e a Venezuela à fome. O ser humano pode suportar tudo, menos a fome. No caso do Brasil não temos esse problema, temos produção de alimentos de sobra para atender a população
Gostei de seus artigos na TI.
Um abraço, saúde e paz.

Nelio Jacob

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Amor dos netos alimenta nossos corações

Netos zelando pelos avós. Com ternura, amor e dedicação. Incluo os meus na saudável relação. Com emoção e orgulho. Jovens e adultos de todas as idades, retribuindo o carinho e atenção que sempre tiveram dos avós. Bom verificar que, na correria pela vida, muitos netos encontram tempo no coração e nos compromissos, para beijar os avós. Para saber como estão. Para saborear boas lembranças. Para rirem abraçados. Para saber se precisam de alguma coisa. Nada mais sublime do que o afeto desinteressado. Do gesto grandioso de saber ouvir e conviver com os mais experientes. São exemplos marcantes de seres humanos que mostram que nem tudo está perdido no planeta Terra. Prova de que os milhões de jovens iluminados salvarão o mundo do caos da ignorância, da intolerância,  da patrulha doentia e da barbárie de sentimentos. Sou avô feliz. 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Galeria que toca o coração do amado Moraes

Mesa Diretora do Senado Federal tem 47 pedidos de impeachment contra o amado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. É a glória para todo magistrado que se preze. Quando o volume alcançar 100 pedidos, o atencioso presidente da Suprema Corte, ministro Luiz Roberto Barroso vai promover coquetel público, para inaugurar galeria com todos os pedidos emoldurados. Presenças confirmadas de passistas da Mangueira, jogadores de futebol famosos e cantores como Alcione, Martinho da Vila e Zezé de Camargo. Não está afastada a possibilidade do ministro Barroso, dar canja com sua voz aveludada. Autoridades com tornozeleira eletrônica serão convidadas de honra. O austero cerimonial do STF ainda não confirmou se o ex-presidente Jair Bolsonaro aceitará cortar a fita da bela e expressiva galeria. Fora do prédio do STF grupo de mendigos pedirá  aos seguranças: "Sobrando pão com manteiga mandem para nós". O austero presidente Lula marcará presença. Caso não esteja no exterior, em missão oficial, trabalhando ardorosamente pelo Brasil. Sempre hospedado em pensões. Economizando o dinheirinho suado dos brasileiros.   

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Fujão engomado

Terminou a longa licença do deputado fujão, Eduardo Bolsonaro. O destrambelhado engomado que montou trincheira leviana, torpe e irresponsável, nos Estados Unidos, jogando as patas nas leis brasileiras, afrontando a soberania nacional e insultando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente Alexandre de Moraes. Aguarda-se as providencias que serão tomadas pela Mesa Diretora da Cãmara Federal. Se o presidente da Casa, deputado Hugo Mota, vai adotar decisões firmes e enérgicas contra o patético parlamentar, ou vai passar a mão na cabeça oca do deputado do PL de São Paulo. A propósito, Hugo Mota vem sendo considerado pelos deputados decepção completa no cargo. Empavonado, o paraibano Mota sonhava ser versão moderna de Ulisses Guimarães. Morro de rir. 

terça-feira, 22 de julho de 2025

Teatro canastrão

A nação assiste, perplexa, as pantomimas de Bolsonaro. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, errou em não punir severamente o ex-presidente. Com isso, o celerado ex-presidente de triste memória fica à vontade brincando com seu 8 de janeiro particular. Dando entrevista, causando tumulto, afrontando, insultando, berrando sandices para o Brasil e para o mundo. Fala pelos cotovelos. Sangra pelos olhos. Tenta jogar a opinião pública contra as instituições. Divulga suas diatribes para o Brasil e para o mundo. A insensatez do celerado Bolsonaro culminou na Câmara Federal, arregaçando a calça para mostrar a tornozeleira. Com gestos confusos, usando o nome de Deus em vão e palavras de ordem. Acompanhado da habitual corja bolsonarista de malucos. Completa afronta e estupidez que precisa ser prontamente repudiada pelo ministro Alexandre de Moraes. A forte impressão é que Bolsonaro insiste em atitudes insanas para finalmente ser preso e, assim, posar como vítima, santo de pau oco, olhos do mundo. Glória completa para o asno.

Intenção de Consumo das Famílias avança em julho, puxada pela melhora da perspectiva profissional

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que em julho os brasileiros retomaram parte da disposição de efetuar compras, no comparativo com junho, chegando quase ao patamar de um ano atrás (-0,1%). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do mês apresentou crescimento de 0,6%, puxado, sobretudo, pelo aumento da confiança quanto ao futuro profissional.

domingo, 20 de julho de 2025

Amigo

O dia 20 de julho tem um significado especial para todos que gostam de exaltar a arte de viver. É dia do amigo. Ele preenche o vazio da alma. O amigo não nos deixa faltar nada. É uma dádiva do céu. Presente em momentos difíceis. Espanta a melancolia. O amigo estimula a convivência. Respeita a individualidade. Pondera com sabedoria. Amo meus amigos. Não vivo sem eles. No meu blog, destaco Vitor Hugo: "Um amigo pela metade é traidor pela metade".

sábado, 19 de julho de 2025

Povo é escudo

Perfeita a manchete do Correio Braziliense (19/07): "Bolsonaro usa tornozeleira. EUA tiram visto de Moraes". Arranca rabo entre Brasil e Estados Unidos parece não ter fim. Ficou claro que Trump recua, se a justiça brasileira pegar leve com Bolsonaro. A alta temperatura prossegue. A nação aguarda as próximas reações duras de Trump. Por sua vez, seguramente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes tem consciência, com base nos autos contra Bolsonaro e o filho fujão que, antes de tudo, é preciso salientar para fariseus, que a soberania brasileira é intocável e precisa ser respeitada. Nada indica que magistrados da Suprema Corte cederão aos caprichos de Trump. Há poucos dias, nessa linha, a diretora de redação do CB, Ana Dubeux, foi taxativa: "O Brasil não tem vocação para ser quintal". 
No meio do fogo cruzado, o povo trabalhador, o cidadão ordeiro e empresários criadores de empregos,  pegam as sobras da insensatez de Donald Trump. Fantasiado de dono do mundo com cavalo pangaré e armadura de lata.


SOL - COLUNA BRASIL PRESENTE DE ARISTOTELES

Historiadores estão perplexos com decreto de Lula da Silva instituindo o Dia da Consolidação da Independência, 2 de julho pela expulsão dos portugueses. É cartilha da esquerda negar nossa lusitanidade, atribuir a um ex-escravo a abolição da escravatura e não a Princesa Izabel, então regente. Independência é força de expressão. Na verdade, o 7 de setembro de 1822 foi a separação do Brasil do Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves, que data de 1815. Apenas o general Madeira, que comandava o exército na Bahia, resolveu não concordar e resistiu por mais de um ano. Pedro era português, filho de D. João vi, assim como seus principais auxiliares no governo do Brasil, que exercia como príncipe regente, desde a partida de D. João para Lisboa. Dentro deste contexto de fazer do Brasil monárquico um país escravocrata, Lula tem se referido a sofrer oposição de uma ‘elite branca’, brigando com o Censo que registra que a população brasileira é 65% mestiça, negros, pardos e mamelucos. Um dos maiores produtores de café do Brasil no século XIX, no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, foi o Barão de Guaraciaba, que era negro e tinha cerca de mil escravos. O Imperador Pedro II, que completaria em dezembro 200 anos, era neto de D. João VI, filho de D. Pedro IV e irmão de D. Maria II. E agora Lula vem dizer que os portugueses foram expulsos do Brasil.

VARIEDADES

 • Reunião dos BRICS confirma viés antiocidental e até antidemocrático com a relevância da Rússia, China e o recente Irã. No mais, o sentimento hostil aos EUA na insistência de Lula da Silva em retirar o dólar como moeda nas trocas entre os países membros. Lula, ao assumir a presidência por seis meses do Mercosul, em Buenos Aires, fez questão de visitar a ex-Presidente Cristina Kirchner, condenada por corrupção e em prisão domiciliar.

• Julho, mês das férias de inverno dos brasileiros, começou com problemas em mais de quatro mil cancelamentos de lugares com destino a Paris em função de greve aeroportuária na França. Parte foi redirecionada para Argentina e Chile.

• O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o Presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, foram as mais importantes presenças na Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro.

• Lula reagiu à defesa de Trump a Bolsonaro afirmando que o Brasil não aceita interferência externa na sua política interna. Mas, dias antes, visitou Buenos Aires, na prisão domiciliar a ex-Presidente da Argentina Cristina Kirchner, condenada por corrupção, e há meses deu asilo e mandou avião buscar a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, também condenada por corrupção.

• Finalmente parece que o Congresso votará a liberação dos jogos em cassinos e bingos no Brasil. Os jogos, muitos, são estatais.

• Lançado em Brasília, pelo jornalista Vicente Limongi, o nome do ex-presidente da FIFA, João Havelange para a taça do mundial de clubes. Realmente foi na gestão de 14 anos do brasileiro na Fifa que o futebol passou a movimentar bilhões de dólares e a África e a Ásia foram incorporadas ao esporte, que começa a crescer nos EUA.

• O megaempresário brasileiro Nelson Tanure é candidato a assumir o Braskem, maior grupo petroquímico do país, associado a Petrobras. Tanure é acionista relevante da Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro, da Gafisa, imobiliária premium, de um grupo de laboratórios de análises e o maior produtor brasileiro de petróleo com a PRIO, que produz mais de 60 mil barris por dia.

Jornalista Aristóteles Drummond

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Sindicatos da base Fecomércio se reúnem com comando da PMDF para debater segurança pública


O presidente do Sindhobar-DF, Jael Silva, a diretora de Hospedagem, Valéria Farias, e o presidente do Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança do DF (Siese-DF), Perseu Costa, foram recebidos nesta quarta-feira (16) pela comandante da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, e pelo sub-comandante geral, coronel Fabrício Boechat de Camargos.

Eles relataram a preocupação com a sensação de insegurança dos empresários, aumento de roubos em estabelecimentos e importunação aos clientes e à comunidade por moradores de rua e criminosos infiltrados nessa população.

O grupo de empresários apresentou reivindicações de providências relacionadas em ofício. E sugeriu projeto de integração entre as câmeras públicas e as privadas existentes, aumentando significativamente a capacidade de vigia do DF como um todo, numa parceria público-privada.

“Esta seria uma medida muita rápida de implantação, com uma capacidade de identificação de delitos on-line e simultâneos e uma rapidez de interferência e ação imediata, diminuindo exponencialmente as ocorrências e aumentando significativamente as prevenções, evitando os delitos, disse Jael.

Bolsonaro é a desgraça

Donald Trump sacou mais um torpedo em defesa de Bolsonaro. Declarou que é "uma desgraça" o que querem fazer com o ex-presidente. O presidente Trump não precisava ir longe. Milhões de brasileiros consideram Bolsonaro a própria desgraça.


Boné valioso

O governador Tarcísio de Freitas desfilou com boné vermelho de Trump causando rebuliços políticos. Foi alvo da ira de setores do governo Lula e bolsonaristas. Foi na Embaixada dos Estados Unidos para tratar do tarifaço do presidente americano que atingiu na virilha os empresários brasileiros. Tarcísio continuou levando chutes e cusparadas. De gregos e corinthianos. Todos os passos e ações do governador paulista foram calculadas e premeditados.  Conseguiu o que queria: livra-se das algemas intimidadoras do ex-presidente Bolsonaro.  Não é mais refém de partidos nem de políticos. Nova pesquisa do Instituto Quaest indica que Tarcísio empata com Lula no segundo turno nas eleições de 2026. Tarcísio segue com a lição embaixo do braço: Deus ajuda, quem se ajuda.

terça-feira, 15 de julho de 2025

Brasileiros sofrem, são humilhados, famílias são destroçadas. todos os dias, vítimas do quadro medonho de tragédias, crimes, assassinados, sequestros, assaltos, roubos, estupros, golpes. É um Deus nos acuda. Em São Paulo, rapaz ordeiro,  trabalhador, negro, voltando para casa, como fazia diariamente, foi assassinado. Morto pelo policial militar, confundido com bandido. Mais um caso horroroso, vira infame e cretina estatística. No Paraná, jovem foi espancado e assassinado pelos seguranças do mercado, porque fugiu roubando uma barra de chocolate. Onde vamos parar? A violência, a insegurança, a impunidade, a incerteza de não voltar para casa, tornaram-se rotinas medonhas e perigosas do povo brasileiro.

Empolgação

Cativante e sublime o fervor cívico e o falatório dos meninos e meninas da Globonews, metendo a ripa no coitado do Trump. Analistas são primários.  Sangram os olhos de ódio, quando se referem ao lado político. O escolado Fernando Gabeira na dele. Com o habitual jeitão entedioso. Quem é da direita pega mais flechada do que o pobre São Sebastião.  Para a notável meninada, a turba da esquerda é repleta de puros e patriotas.

Cuidado com as palavras

Jair Bolsonaro, pingente de estimação de Donald Trump,  disse ser uma “aberração” o que ministros do STF fazem com o couro dele. Por sua vez, escondidos no anonimato, valentes ministros da Suprema Corte qualificaram como “risíveis” declarações de Trump contra a justiça brasileira. É preciso ter cuidado com o uso das palavras. Aquelas escritas, ficam. As faladas, voam. Nos dois casos o feitiço pode virar contra os feiticeiros. Exemplos gramaticais marcantes dignos de tiros nos pés dos açodados declarantes. Muitos brasileiros consideram Bolsonaro a própria encarnação da aberração. Precisa ter imenso espelho em casa. Nesta linha, a maioria esmagadora do povo brasileiro, julga risível o atual Supremo Tribunal Federal. Não leva o STF a sério. Os buracos das ruas e os ralos de esgotos têm semelhante opinião.

Aberto ao público

O brasileiro não merece, ver o domingo se encaminhando para a segunda-feira, ter que engolir uma nova porcariada global. TV que se gaba de ser rica e moderna, deveria ter vergonha na cara e produzir um novo programa que pelo menos tente deixar o telespectador animado na hora de botar a cabeça no travesseiro. E não jogar na poltrona dos brasileiros uma descarada apelação fantasiada de programa de humor. Coisa mais desprezível e agonizante para fechar o domingo. Os humoristas de araque usam a ingênua plateia em troca de 50 reais. Princesa Isabel precisa reencarnar e dar dura bronca na falta de sensibilidade da destrambelhada e sovina direção de um amontoado de bobagens chamado torpe e infamemente de programa “aberto ao público”. O Programa Silvio Santos é mais generoso, paga 100 reais para a ruidosa plateia. Sem usar artimanhas e piadinhas de última. Francamente. Chico Anisio, Renato Aragão, Jô Soares, Costinha, Golias, precisam ser respeitados. Decadência televisiva é isso.
Vicente Limongi Netto é jornalista.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPhqJGoaIqL4mAXdNHAD0XrGlcQyn8-0_VeKLA1aJFwpX3eZg1bWzibUi5zJgV9lVfN1MpDCPOWkKIJIY_MXMTUfNAC-wT9AKVhXt3Cu_6A3NIjLYVHXoaFuwLPP4ZDHTUePnKVTSGkPWBHLQ8SpvVLIsKc12VlXhBTy3BqQjSM2rAB53F1UTBg4_XpnMo/s1170/IMG_3124.jpeg

Guerra

Batalha política tomou conta da atribulada quadra brasileira. Bolsonaro caminhando para o abismo final. Filho fujão aparentemente continuará solto, nas barras das calças do padrinho norte-americano. A violência do palavreado subindo o tom. Antevejo levantes ruidosos no país. Misturados com fogos juninos. Trump, por sua vez, continua apontando armas pesadas contra o Brasil. São 200 anos de convivência harmoniosa Brasil-Estados Unidos indo para o ralo da intolerância. Mas do que nunca a serenidade precisa entrar na rinha para acalmar ânimos e espíritos. Democracia e constituição não podem ser rasgadas.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Aberto ao público

O brasileiro não merece, ver o domingo se encaminhando para a segunda-feira, ter que engolir uma nova porcariada global. TV que se gaba de ser rica e moderna, deveria ter vergonha na cara e produzir um novo programa que pelo menos tente deixar o telespectador animado na hora de botar a cabeça no travesseiro. E não jogar na poltrona dos brasileiros uma descarada apelação fantasiada de programa de humor. Coisa mais desprezível e agonizante para fechar o domingo. Os humoristas de araque usam a ingênua plateia em troca de 50 reais. Princesa Isabel precisa reencarnar e dar dura bronca na falta de sensibilidade da destrambelhada e sovina direção de um amontoado de bobagens chamado torpe e infamemente de programa "aberto ao público". O Programa Silvio Santos é mais generoso, paga 100 reais para a ruidosa plateia. Sem usar artimanhas e piadinhas de última. Francamente. Chico Anisio, Renato Aragão, Jô Soares, Costinha, Golias, precisam ser respeitados. Decadência televisiva é isso. 

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Inovação e desafio: eventos da CNC reúnem 1,6 mil participantes em Brasília

Os dois principais eventos nacionais da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) — o Conecta e o Sicomércio — reuniram cerca de 1,6 mil participantes em Brasília ao longo desta semana. A programação, que termina nesta sexta-feira (11), contou com palestras e debates sobre inovação, desafios e perspectivas do setor terciário brasileiro, com a presença de especialistas, gestores públicos e lideranças empresariais de todo o país.


A abertura contou com a participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, que destacaram o papel estratégico do setor para a economia nacional e local.





O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, anfitrião do evento, ressaltou em seu discurso a importância da articulação entre capital, trabalho e governo para o desenvolvimento do país. Segundo Tadros, a gestão da CNC está comprometida com o fortalecimento dessa integração como fundamento para uma sociedade mais equitativa.

 

Durante o Conecta, a Fecomércio-DF apresentou o projeto Mercúrio, ferramenta baseada em inteligência artificial utilizada no atendimento interno e externo. O sistema, que funciona como chatbot e também integra dados econômicos por meio de relatórios setoriais, foi desenvolvido para aprimorar a tomada de decisões. “São dados estratégicos que subsidiam nossas ações”, afirmou o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

 

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Sinceridade às avessas

Lula convocou o Jornal Nacional para falar grosso contra Trump. Reiterou que no Brasil existe justiça. "Aqui a justiça é para todos", bateu no peito.
Cidadão que passou na padaria e parou para ver na tv o enfadonho script, coçou a cabeça e lascou: "Ué, já que a justiça no Brasil é mesmo para todos, porque ele, o Lula, está solto?".

POSICIONAMENTO DA CNC SOBRE A ELEVAÇÃO DAS TARIFAS DE IMPORTAÇÃO  

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acompanha com preocupação a elevação das tarifas de importação impostas pelo Governo norte-americano, anunciada nesta quarta-feira, 09/07, e prevista para entrar em vigor a partir do dia 1º de agosto.


Tal medida se mostra injustificada do ponto de vista econômico, na medida em que, a relação comercial dos Estados Unidos com o Brasil, somente nos últimos dez anos, apresentou superávits em favor daquele país de 51 bilhões de dólares, de acordo com dados compilados pela Secretaria de Comercio Exterior, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços (MDIC).

A CNC entende que o fortalecimento das relações de comércio exterior contribui para produzir efeitos benéficos para as nações envolvidas, e que medidas que desestimulem a integração econômica global tendem a encarecer cadeias produtivas cada vez mais integradas, produzindo efeitos negativos sobre o crescimento econômico e o bem-estar dos dois países.

Na defesa incessante dos interesses dos empresários, a CNC seguirá apostando no histórico de sólidas relações entre o Brasil e os Estados Unidos, seu segundo maior parceiro comercial, de modo a reverter os impactos potencialmente negativos para as duas economias, na esperança que as instituições competentes de ambos os países encontrem uma saída por meio do diálogo diplomático.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Envelhecer

Na coluna de 12/02/23, do Correio Braziliense Ana Dubeux deu lições de como viver saudável, com forte e belo texto "envelhecer é moderno". Dubeux afirmava: "Sempre amei pessoas mais velhas. Nunca escondi a idade. Não me envergonho no que me tornei." Domingo (Correio - 06/07) Ana vibrou porque foi ao teatro e garante aos céus que saiu mais jovem. Excelente notícia. Ana acentua que ter relações duradouras, "posso apostar, está na prescrição para uma vida longeva, assim como todos os hábitos que nos renovam, como fazer exercícios físicos, dormir bem, ter uma alimentação adequada". De minha parte, idoso caminhando para os 81 anos de idade, envelheço naturalmente. Sem traumas. Os labirintos da alma e do coração exigem que não me entregue ao desânimo. Com a partida da minha amada e inesquecível mulher, companheira maravilhosa por 54 anos, precisei reformular hábitos e costumes. Ausência dela me maltrata muito. Há pouco tempo, Ana Dubeux me puxou as orelhas, pelo telefone: "Não se isole. Saia, passeie, viva mais". 

terça-feira, 8 de julho de 2025

Palavras podem ser tiros nos pés

Jair Bolsonaro chamou de "aberração jurídica", o que a Suprema Corte faz com o couro dele. Já um valente ministro do STF, comodamente no anonimato, considerou "risível" declarações de Donald Trump defendendo Bolsonaro. É preciso que autoridades tenham cuidado com as palavras. Palavras escritas ficam. As faladas, voam. Algumas vezes, as palavras escritas voltam-se contra seus autores. Exemplos: muitos julgam Bolsonaro, a aberração em pessoa. Outras tantas, afirmam de pés juntos que não a nada mais risível na vida brasileira, do que o atual Supremo Tribunal Federal e seus ministros. Até os buracos das ruas sabem disso. 

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Haja coração

Fluminense macho. Time unido, sabe ter paciência. Não se abate. Não se desespera. Vitória que mostra e enfatiza a trajetória de time grande. Com jogadores valorosos, dignos de vestir o manto tricolor das laranjeiras. A caminhada prossegue. Estamos perto da final. Time guerreiro é isso. Trabalho competente do técnico Renato Gaúcho. Ex-bom jogador, sabe tratar os atletas. É respeitado pelo elenco. Passa respeito, ardor e tranquilidade para os jogadores. Martinelli fora do próximo jogo. É um monstro no meio e campo. Mas o fluminense conta com o menino Hercules. Também gigante. Foi perseguido, quando chegou no Rio vindo do Ceará, filho de família humilde. Parvos da imprensa esportiva jogaram as patas no rapaz, com intrigas maldosas que nenhum atleta profissional merece. idiotas que quebraram a cara. Renato Gaúcho dedicou a vitória aos torcedores. Fez muito bem. Torcida maravilhosa, vibrante em todos os momentos dos jogos.

Afilhado de ouro

Engomados palacianos e do  Congresso garantem que não vão passar recibo. Mídia tentou disfarçar, mas ficou atônita. Queiram ou não petistas e lulistas, a reprimenda de Trump para deixar Bolsonaro em paz, dominará o noticiário. Chegou ardendo a  fogueira da Casa Branca para animais festas juninas. Sábios do judiciário deram os ombros, fingiram desconhecer as ameaças de Trump. Alegaram que são super homens e não temem arreganhos de ninguém. Notáveis de outros setores da vida brasileira debocharam da arrogância de Trump, lembrando que o presidente norte-americano não vota no Brasil. Acamado, Bolsonaro ficou com o ego nas nuvens. Constata, junto aos filhos e apaniguados que será recebido com todas as pompas, pelo chefão Trump caso decida fugir para os Estados Unidos, se for condenado e preso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Amor de mãe

Belo e carinhoso artigo do ex-presidente e acadêmico José Sarney, homenageando a mãe dele, dona Kiola, que dia 4 de julho completaria 114 anos de idade (Correio - 04/07). Sarney recorda os traços marcantes da mãe. Para ele, "santa de altar". Para o filho Sarney, dona Kiola "era devoção e segurança".  Mãe é a semente divina germinando vidas. Minha mãe, Alcy, completaria 109 anos, 10 de maio. Como dona Kiola, a professora Alcy tinha o dom de cativar todos em sua volta. Kiola e Alcy alimentavam esperanças e otimismo. Eram mulheres simples, lúcidas, respeitadas, dignas, amadas e fortes. Sarney conclui o fervoroso artigo, enfatizando, emocionado, o amor eterno a dona Kiola: "Esta é a história de amor de um menino de 95 anos que não tem mais seu tesouro, e uma saudade que não passa permanece em seu coração, em sua alma, em sua vida". 

quinta-feira, 3 de julho de 2025

BRASIL FELIZ

Brasil feliz, flanando pelo mundo. Lula na Argentina, visitando ex-presidente presa por acusada de corrupção. Em Lisboa, ilustres homens públicos engomados e sorridentes, ministros, deputados, senadores, empresários e jornalistas, discutem os problemas mundiais. Por alguns dias o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fica de plantão, com as chaves do Brasil. Havendo brecha na atribulada programação, com enfadonhos e patrióticos discursos, resolverão os problemas do Brasil. Sob aplausos do anfitrião, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Fernando Pessoa e Camões embalando os corações dos encantadores viajantes. Retornarão contentes, certos do dever cumprido. 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

CNC se alia às demais confederações empresariais contra o aumento do IOF no STF

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) ingressou, nesta terça-feira, com um pedido junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer parte, como “amicus curiae”, na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 7839 movida pelo PSOL para suspender a eficácia do Decreto Legislativo nº 176/2025, que revogou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O requerimento foi assinado em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). No documento, as entidades do setor produtivo pedem ao relator, ministro Alexandre de Moraes, que indefira a liminar requerida pelo PSOL e julgue improcedente a ação, mantendo integralmente a vontade do Congresso Nacional, manifestada pelo Decreto Legislativo 176/2025, que rejeitou o aumento do IOF.

Na oportunidade, a CNC, junto com as demais entidades patronais, entrou com o mesmo requerimento na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 96, aberta pela Advocacia Geral da União (AGU), a pedido do governo federal, em que defende a validade das normas que aumentaram o IOF. Os pedidos de liminar ainda não foram apreciados.

A CNC e o setor produtivo como um todo têm reafirmado que não se pode perpetuar a prática de recompor receitas públicas por meio do aumento de tributos sobre o setor privado, especialmente sem a contrapartida de uma reforma administrativa que racionalize os gastos e aumente a eficiência do Estado. A solução para o equilíbrio fiscal e para o desenvolvimento sustentável passa, necessariamente, por reformas estruturantes, como a administrativa, que já são urgentes e inadiáveis.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Fluminense fique esperto

Fluminense permanece firme disputando a Copa do Mundo de Clubes. Mas precisa ficar esperto. Jogar mais e melhor. Mostrar mais entrosamento em todos os setores. Último jogo do Fluminense não encantou os torcedores. Pelo contrário, a apreensão bateu no vestiário. Não quero ser pessimista. Apenas analiso o pouco que o Fluminense tem mostrado em campo. Técnico Renato Gaúcho pode ter razão quando diz preferir jogar feio e ganhar o jogo. Mas o risco de perder é maior. 

Anistia para uns, agonia para outros

Novos ventos, fortes e sombrios, vindos do Congresso. Ameaçando chuvas, trovoadas relâmpagos e granizo, são esperados em direção ao Palácio do Planalto. Desta feita o perigo é mais grave do que a derrota do IOF. Opositores do PT e Lula pretendem aprovar logo a anistia. Ampla e irrestrita. Beneficiando, inclusive, o ex-presidente Bolsonaro, que deixaria de ser inelegível. Será a chamada agonia do desespero. A não ser que ministros do STF ligados ao governo perfilem-se, mais uma vez, com os interesses do governo de plantão. 

terça-feira, 24 de junho de 2025

Canal irrecuperável

A Globonews é toda empolada. Dá urticária. Tenta, em vão, ser sofisticada. Tem bons repórteres. Calejados e firmes. O mesmo não se pode admitir de analistas. Raros são aproveitáveis e palatáveis. Falam pelos cotovelos e não dizem nada que se aproveite. Mas a banca de sabidões vem pregada na lapela do paletó ou no vestido. O canal mostra todo dia a mesma chamada de política externa. Enche os pacotinhos. Tortura implacável. O pior: Destaca o inefável Joe Biden. O assinante clama perplexo, porque manter a imagem da figura desgastada do ex-presidente norte-americano? Já passou da hora, por rigorosa necessidade jornalística, trocar Biden pelo atual presidente, Donald Trump. Putim tem imagem garantida. Ninguém tasca. Mal ou bem é presidente da Rússia. A injustificável omissão da imagem de Trump é fácil de identificar: a pavorosa Globonews faz jornalismo com os pés e não com o cérebro.

domingo, 22 de junho de 2025

Pavorosa chatura

As televisões estão repletas de pavorosas chatices. Torturam a alma e a paciência. Como desgraça é pouca, apareceu agora outra porcaria chamada "Central da copa", na Globo. Canal que adora ter o monopólio de tudo que não presta. Ainda ganha prêmios. Incrivelmente ruim. Com um bando de cavalinhos medonhos e intragáveis, emprestados do Fantástico. Tadeu Schmidt tenta ser engraçado. Não consegue. Faz caras e bocas, as mesmas que costuma fazer na série BBB. Há quem goste. Embrulha para servir com pipocas. Com ele, um obscuro Paulo Nunes, ex-jogador destalentado. Analista pior ainda. Forma boa dupla de horror com Tadeu. Completando o fiasco de apelações, enfiaram no ar um mágico. Deus do céu. Ninguém merece. Poderia Fazer algo de bom no tal programa de última, já que se diz mágico, e fazer desaparecer os deploráveis cavalinhos. Quem sabe, com mais um pouco de esforço, sumir também com Paulo Nunes e Tadeu Schmidt. 

Ratinho decente é melhor que patifão Lula

Fui citado pelo alegre e saltitante leitor Roberto Dufrayer (O Globo- 22/06) porque no Globo do dia 21 destaquei nomes da chamada direita que, unidos em torno de um nome, poderá dar dor de cabeça ao patético e indecoroso candidato do PT, lula da Silva, nas eleições de 2026. O gaiato leitor debocha do nome do governador Ratinho. Humorista ruim.  O Brasil sabe que se trata de um ratinho competente e honesto. Nunca se envolveu em maracutais de apartamento duplex ou sítios. Muito menos foi condenado, como Lula, a 12 anos de cadeia. Solto, 1 ano, 7 meses e 1 dia, depois, graças a cretina e hipócrita justiça brasileira. O governador Ratinho ao contrário de Lula, não é esmerado em viagens inúteis ao exterior e gastos exorbitantes. Acompanhado de numerosa comitiva de parasitas engomados. Não tem esposa destrambelhada ao lado, muito menos irmão envolvido em roubos a aposentados. Lula vai de mal a pior nas pesquisas eleitorais. Colhe as barbaridades que planta. Defende ditadores como Nicolau Maduro e, próximo mês, vai a Argentina, visitar a ex-presidente Cristina Kirchner, condenada por corrupção. Se encontra o presidente Javier Milei por lá, será mandado de volta, aos pontapés. Vai baixar no Sirio Libanês. Merecidamente. 

No sofrimento é mais doce

Fluminense começou fulminante. Parecia que iria massacrar o adversário. Foi pecando, exagerando na troca de passes. Cano lutando, mas fora de forma. Laterais erraram no gol de empate do time sul coreano. Meio de campo passou a errar passes no meio de campo. É suicídio errar no meio. Evidente que o adversário soube tirar proveito dos erros do fluminense. Ganso foi sacrificado no intervalo. Estava jogando bem. Objetivo e cerebral como sempre. Renato tentou fortalecer o ataque. o jogo não acabou. Tomara que o fluminense pelo menos empate. Se perder,  volta para casa.  Futebol é assim. A bola não perdoa a incompetência. Vou esperar mais um pouco para finalizar. Fluminense empatou. Voltou a respirar no jogo. Qualquer que venha ser o placar o jogo, a verdade é que o Fluminense precisa melhorar bastante se quiser prosseguir na competição.  Não jogou bem. Viva! Saiu o gol esperado. Mais um. Caramba. Sofrendo é mais doce. O gol da vitória que garante o tricolor carioca na competição e na liderança da chave. 

sábado, 21 de junho de 2025

Torcida feliz

Times brasileiros na Copa do Mundo de Clubes mostrando, na prática, que também sabem jogar com adversários até mais fortes. Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Flamengo estão derrubando previsões pessimistas e desabonadoras. Calando a boca inclusive daqueles chamados analistas que arrotam conhecimento, sem nunca terem jogado nem pedra em vidraça. Agora estão com o rabinho entre as pernas. Também berradores fantasiados de narradores. O meia Gerson foi um monstro em campo. Bom para Ancelotti e para a seleção. Jogadores estão nos cascos. Antes do jogo do botafogo com o PSG, pseudos analistas, alguns bisonhos ex-jogadores,  mostravam os dentes com sorrisos marotos, não levando fé no querido alvinegro carioca. Flamengo colocou em campo atletas mais jovens, fazendo da força física um valioso instrumento para a vitória. Espera-se que o Fluminense também faça bom jogo amanhã. Moral do Flamengo passa energia boa os atletas de Renato Gaúcho. 


sexta-feira, 20 de junho de 2025

Provocador

Lula falando grosso, desafiando adversários. Garante que é o melhor de todos eles. Podem fazer fila. Lula incendeia a rinha. O quase oitentão jura que permanece vigoroso.  Já com sebo nas canelas. Provocador até nas vírgulas. É o perfil do maratonista Luiz Inácio da Silva. Palavras duras de Lula podem soar, para alguns, com desespero. Lula pisa na chamada direita, sem dó nem piedade. Permanece com a caneta cheia de tinta. Experiente em disputas eleitorais, sabe que em eleição vale tudo, menos perder. Lula lançou flechas nos possíveis adversários. Ratinho, Tarcísio, Caiado e Zema. O trunfo de Lula é acreditar na polarização. Diluindo a força dos eventuais concorrentes. Mas a "virulenta direita", na definição de lula pode vestir-se de grandeza e desprendimento e lutar unida em torno de um nome. Consagrando Ratinho, Tarcisio, Caiado ou Zema. A briga pelo poder ficaria, então, mais fascinante. Deixando Lula, o PT e seguidores mais atentos e com os pés no chão.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Tribuna da Internet

 


Vicente Limongi Netto

À triste quadra de dificuldades, dramas e tragédias de todos os níveis e tamanhos, diariamente humilhando o Brasil e os brasileiros, juntam-se agora a notável e justa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que todos os encantadores ministros da Suprema Corte, inclusive os aposentados, passem a ter direito vitalício a esquema de segurança.

A formidável decisão trouxe alívio para a maioria dos atuais ministros do STF. Que até então, coitados, evitavam ir sozinhos, como qualquer mortal, na padaria, praia, shopping, estádio de futebol, cinema, sorveteria, ou viajar de avião, sob pena de serem apedrejados por populares. Ou, no mínimo, ouvirem aquele carinhoso palavrão maternal muito conhecido dos árbitros de futebol.

CHUVAS NO SUL – Rastros de agonias crescem com escombros. Garras do desespero secam as lágrimas dos obreiros gaúchos. Chuvas e enchentes fortes voltaram a causar sofrimento e tristeza em cidades do Rio Grande do Sul. Algumas pessoas morreram, centenas de famílias estão morando em abrigos, o que dilacera e esmaga a felicidade de famílias inteiras.

A teimosa esperança pela vida esmaga a raiva. Penaliza sorrisos. O frio espanta o choro. Travo soluços.  A tensão coletiva não sai da alma. Permanece doendo nos ossos. Dias e noites surgem tristes. Ninguém prega o olho.

O quadro avassalador de tragédias se multiplica. Insiste em voltar.  Humilha o céu. Ninguém sabe quando o sofrimento vai acabar. Continuam a fibra e o ânimo para ajudar os necessitados que perderam tudo. A energia vem de Deus. Ganharia saudável alívio caso São Pedro puxasse as orelhas das açodadas chuvas.

PICARETA –   Lula realmente chegou ao fundo do poço. Picareta, intruso e ridículo papel, no grupo dos 7 países mais ricos, depois da patética aula de ginástica artística que deu ao presidente Macron, em Paris, exibindo aquele barrigão de come-se e bebe-se demais da conta.

Cada dia que passa Lula fica mais desmoralizado aos olhos do Brasil e do mundo.


https://tribunadainternet.com.br/category/v-limongi/

Enfim, liberdade

A triste quadra de dificuldades,  dramas e tragédias de todos os níveis e tamanhos, diariamente humilhando o Brasil e os brasileiros, juntam-se agora a notável e justa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que todos os encantadores ministros da Suprema Corte, inclusive os aposentados passem a ter direito vitalício a esquema de segurança. A formidável decisão trouxe alívio para a maioria dos atuais ministros do STF. Que até então, coitados, evitavam ir sozinhos, como qualquer mortal, na padaria, praia, shopping, estádio de futebol, cinema , sorveteria, ou viajar de avião,  sob pena de serem apedrejados por populares. Ou, no mínimo, ouvirem aquele carinhoso palavrão maternal muito conhecido dos árbitros de futebol.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Lixo urbabo - Texto de Nélio Jacob

    Considerando-se, que o lixo urbano é um dos grandes problemas das grandes cidades. Venho sugerir uma solução para esse problema.
     Hoje, o lixo urbano é coletado pelos caminhões da Comlurb e levado para aterros distantes, o que implica no tempo que se perde no trânsito e maior custo de combustível e desgaste de pneus e peças dos caminhões, além dos lixões serem um disseminador de doenças e uma agressão ao meio ambiente.
     Aterro sanitário pode ser uma solução, mas por quanto tempo? haja vista, que o lixo urbano tem tendência a aumentar e, ainda a natureza pode reagir em algum tempo.
     Com a intenção de colaborar com o governo de Vossa Senhoria. envio-lhe uma solução, em que o lixo deixará de ser um problema e eliminará um a série de malefícios e passará a gerar emprego e renda.
      Próximo a cada área de coleta do lixo, construir um galpão, com uma caçamba sobre um elevador, para receber o lixo, que ao ser suspenso, despeje o lixo numa esteira rolante, que cada funcionário vai tirar todo o material, para reciclagem: papel, alumínio, plástico, ferro pneus etc. e até matéria orgânica, que poderá ser utilizada para um biodigestor produzir gás e gerar energia para atender as necessidades do galpão. Nada do lixo se perde, tudo pode ser reciclável, dando preferência para trabalhar nos galpões os catadores dos lixões;
     Dar-se-ia  incentivos e orientações as empresas que quisessem comprar o lixo para reciclagem. O pneu usado, que leva 100 anos para se decompor, reciclado tem muitas utilidades.
     O mais importante: um  caminhão, que leva a metade do dia coletando lixo, com um galpão próximo, poderia coletar o dobro da área, o que iria diminuir o      número da frota.

     Sem mais, agradeço antecipadamente a sua atenção.

      Nélio Jacob.

sábado, 14 de junho de 2025

Poema do Limongi

Becos da Alma

Amor não é vingança da alma. Amor não esgota emoções. Amor desperta memórias. Desperta prantos. Amor não é caixa de compaixões. Não sangra pensamentos. Acolhe forças que tiram corações da escuridão. Amor não é golpe perdendo o reinado de paixões. Amor arranca a fúria da solidão. Amor abre olhos desesperados. Amor sorrir para o exausto em prantos. A memória do amor adormece com os presentes do tempo.

Onças se aproximam do STF e Palácio do Planalto

Onças estão causando pânico em chácaras e fazendas. de Goiania e de Brasília. Existem imagens de algumas delas nas matas próximas do Distrito Federal, nas  imediações do Lago Norte e Paranoá. Destroem cercas, atacam e matam rebanhos de ovelhas, de gado, cachorros e galinhas. Produtores estão assustados. Informações preliminares indicam, pelas pegadas dos ferinos, que eles estão cada vez mais próximos do Distrito Federal. Informações dos setores especializados apontam a possibilidade delas irem em direção a Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes, sedes do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa linha, veterinários tranquilizam o chefe da nação e ministros da Suprema Corte. Lembram  que onças sabem distinguir carne boa de carne ruim.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Passaporte

Vitória merecida. Valeu. Deu pro gasto. Primeiro objetivo alcançado. A seleção brasileira carimbou o passaporte para a copa de 2026. Time correu. Honrou a camisa. Mostrou personalidade. Muito ainda por fazer. Caminhada longa e árdua. Ancelotti conquistou a torcida. Bruno Guimarães joga muito. Mandou no meio de campo. Cedo ainda para devaneios e sonhos maiores. Ancelotti  driblou o pessimismo. Comemorou feliz e aliviado o aniversário de 66 anos de idade. 

terça-feira, 10 de junho de 2025

Namorados

Namorar é viver encantado e feliz. São os laços da ternura com o belo. São gestos suaves anunciando o amor. É o sorriso permanente. É a tolerância oferecendo flores para o amanhecer. É a energia sublime dividindo emoções com a pessoa amada. Namorar é dividir anseios e dúvidas. É o abraço apertado que espanta apreensões da alma. É o cotidiano ameno, carinhoso e solidário. É o beijo amoroso de serenidade e respeito. O namoro preserva no caminhar da vida, a paciência e a união duradoura. 

Roteiro forte

Aguardado, com ansiedade por toda nação brasileira a estreia, esta semana, do filme, "Inimigos fidalgos".  Estrelado pelos notáveis e premiados atores Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro. Dupla de artistas experientes, com extensa trajetória de filmes inesquecíveis e premiados. Os dois atores já participaram, juntos, de alguns curtas metragens, sem muito sucesso de público. Este longa colorido é diferente e empolgante.  Recheado de fortes emoções. O script  não é recomendado para menores. Diretores e produtores pretendiam, de início, transformar o filme numa série,  para Neflix,   Globoplay e para plataformas como X, Facebook e Instagram.  Mas as conversas não avançaram.  Não está descartada a participação do filme no próximo festival de Cannes. Críticos acreditam que as trajetórias notáveis de Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro levarão grande público aos cinemas. O filme tem chance de vir a ser premiado. Nas categorias comédia, suspense ou terror. 

 



sexta-feira, 6 de junho de 2025

Apelo de Sarney

Cada dia pior e mais preocupante, a atual quadra brasileira de horrores. Os mais idosos, que conheceram dificuldades e venceram obstáculos, vivem momentos de pânico com a avassaladora escalada de todo tipo de violências. Famílias são destruídas pela trilha sangrenta do mal. Noticiário de televisões e redes sociais estão dominados pela destruição humana. Notícias saudáveis e exemplares deram lugar para a divulgação de episódios ruins. Jovens estão perdendo o juizo. São levados para trágicos abismos. Nessa linha, o ex-presidente José Sarney, poeta, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), faz apelo dramático no artigo "Um grito de socorro" (Correio Braziliense - 06/06).  As candentes palavras do avô e bisavô Sarney merecem ser lidas com atenção: "O que venho pedir, agora, implorando a todos que administram a mídia brasileira, jornais e tevês, é que também não divulguem mais esses crimes hediondos do envenenamento com oferta de comida, pois sabe-se que a simples divulgação estimula essa prática tão desprezível". 


quinta-feira, 5 de junho de 2025

David Almeida recebe presidente nacional do Avante em Manaus e Marcos Rotta é convidado a representar o partido na disputa pelo Senado em 2026

O presidente estadual do Avante no Amazonas, David Almeida, recebeu, nesta terça-feira (3), na capital amazonense, o presidente nacional da legenda, deputado federal Luís Tibé (Avante-MG), para uma agenda institucional com a Executiva estadual e municipal do partido. O encontro reforçou a unidade, a força política e a relevância do Avante no cenário estadual e nacional.


Durante a reunião, que contou com a presença de todos os membros do diretório estadual e municipal, o presidente Luís Tibé oficializou um importante anúncio: o convite ao secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Marcos Rotta, para representar o Avante como pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026.

A escolha de Rotta, que já exerceu os cargos de deputado federal, vice-prefeito de Manaus e atualmente integra o primeiro escalão da gestão municipal, foi recebida com entusiasmo pelas lideranças presentes. Segundo Tibé, a pré-candidatura representa o compromisso do Avante em continuar ampliando sua representatividade no Congresso Nacional com nomes que conhecem as necessidades da população amazonense e têm histórico de serviços prestados.


“Estamos escrevendo um novo capítulo na história política do Amazonas. O Avante se consolidou como uma das forças mais expressivas do Estado. Governamos a capital, temos o vice-governador, lideranças na Assembleia Legislativa, a maior bancada na Câmara Municipal e, agora, damos um passo estratégico rumo ao Senado Federal”, destacou David Almeida.


Para o presidente nacional do partido, a união e o trabalho coletivo das lideranças locais foram fundamentais para que o Avante alcançasse protagonismo no Amazonas. “É gratificante ver o quanto a unidade partidária gera conquistas concretas para a população. O convite ao Marcos Rotta simboliza essa confiança no projeto amazonense, que é exemplo para todo o Brasil”, declarou Luís Tibé.


A direção nacional reafirmou ainda seu total apoio à condução política do partido no Amazonas, parabenizando o trabalho do diretório estadual liderado por David Almeida e reiterando o compromisso com o fortalecimento do Avante em todas as esferas do poder.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

          O bem presente                                                                                                                      Meus travesseiros falam                                                       conversam com teu coração                                                     trocam olhares e saudades                                                       sorriem com o vento carinhoso                                                   pousando no meu rosto                                                       sinto tua alma presente                                                      aperto as mãos no peito                                                     feliz com teu aceno do céu

Trabalha, bonitão

Alô. bonitão quase oitentão. A barba branca envelhece. Bonitão, se ficar motivado para a rinha de 2026, trabalhe desde já para baratear os alimentos, a luz e gasolina. Bonitão verdadeiro não perde tempo xingando presidentes de outros países. Poderosos que não estão nem aí para tuas broncas. Bonitão, o povo quer saber é de segurança. Sair para trabalhar e passear e voltar em paz para casa. Bonitão precisa botar ordem na própria casa. Basta de viagens caras e inúteis pelo mundo. Dramas brasileiros, bonitão, você deveria saber, estão em tua volta. Desperta, bonitão. Frituras e fogo amigo em todos os setores não resolvem os graves problemas do Brasil e dos brasileiros. Bonitão, basta de conversa fiada. Bravatas não põem mesa.  Lembra,  bonitão, que o bem estar dos cidadãos é a principal missão de todo governante. Bonitão ou feio. 

sábado, 31 de maio de 2025

No Brasil moderno, agora é proibido que jornalistas publiquem a verdade

Publicado em 28 de maio de 2025 por Tribuna da Internet- rio de janeiro

Vicente Limongi Netto    

Continua a escalada de rosário de absurdos, agressões ao bom senso, cidadãos insultados sem trégua, racismo covarde e intolerável, avassaladora insegurança, justiça favorecendo ricos. É grave e cruel a quadra de horrores do Brasil. Nenhuma perspectiva de mudança para melhor.

Nessa linha, virou crime apontar e denunciar escabrosos erros, especialmente quando se trata de abusos de poder, hoje é proibido protestar contra eles. É o fim da picada.

CONDENAÇÃO ABSURDA – O jornal gaúcho Zero Hora e a repórter Rosane Oliveira, foram condenados a pagar indenização de 600 mil reais por divulgarem a renumeração de uma impoluta e intocável desembargadora, comprovadamente fora dos padrões da ética e do merecimento.

O nome da ilustríssima magistrada é Isis Medeiros Nogueira, que, quando era presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, recebeu, em um único mês, salário de 600 mil reais. Pergunto, do alto dos meus 80 anos de idade, dos quais, 50 como jornalista, porque não abro mão dos meus direitos e deveres de brasileiro de jamais me omitir e de protestar diante de cretinos absurdos: quando magistrados vão parar de legislar em causa própria, insultando o Brasil e os brasileiros?

ESTUPIDEZ COLOSSAL – Intimidar jornalistas e veículos de imprensa por informar e denunciar barbaridades, além de estupidez, é colossal infâmia e insulto à ética, à Justiça e ao bem-estar da coletividade.

Passou da hora de os brasileiros pararem de viver humilhados sob o manto do autoritarismo e dos privilégios. Jornalista condenado por dizer a verdade estarrece e humilha a nação que se diz democrática.