sábado, 31 de agosto de 2024

Humilhação

Dessa vez o desprezível e amoral Nicolás Maduro não mandou Lula tomar chá. Agora mandou Lula calar a boca e respeitar a Venezuela. Lula, Celso Amorim, Itamarati e outros botaram a viola no saco. Brasil mais uma vez humilhado pelo ditador sanguinário Maduro e fica por isso mesmo. Colômbia, México e Argentina também não perdem por esperar. Quem tentar falar grosso com Maduro, leva bordoada na virilha. Incrível. O mundo curvou-se ao truculento facínora Maduro. Curioso e triste é a omissão completa das Forças Armadas brasileiras. Não estranho o silêncio dos políticos bajuladores de Lula. São irrecuperáveis. Nasceram amebas e vão morrer protozoários. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Penetras

Ex-parlamentares, tanto homens como mulheres, que não desencarnam nunca, passaram a cultivar mania patética, vexaminosa e melancólica. Vão passear, bater ponto, nos plenários da Câmara e do Senado. Ficam olhando para o teto, esperam ser reconhecidos, saudosos dos tempos em que tinham mandato e não faziam nada. Eterna ânsia de aparecer. Tomam café, comem pão de queijo e jogam conversa fora com quem estiver ao lado. Os recintos viram feira e casa da mãe Joana. Muitos deles se tornaram lobistas engomados, com crachá, que os credencia oficialmente a defenderem os interesses mais espúrios. O desaforado e respeitado baiano Antônio Carlos Magalhães, quando era presidente do Senado e do Congresso, não dava moleza para essa gente. Raros se atreviam a contrariá-lo.

domingo, 25 de agosto de 2024

Idosos

Ana Dubeux trouxe ao leitor um tema definitivamente sério e preocupante, merecedor de fortes reflexões("Um Brasil mais velho é um Brasil mais maduro?" Correio - 25/08), onde analisa e expõe preocupações com os idosos. Categoria de brasileiros geralmente humilhada, sofrida,  desamparada e insultada.  Dubeux escancara a ferida que raramente sara. O inacreditável desprezo que as pessoas têm pelos mais velhos. "Será preciso uma revolução cultural e educacional no Brasil para chegarmos a algo minimamente razoável no tratamento das pessoas mais velhas", sugere a jornalista, acrescentando, mais irretocáveis verdades, com o coração triste e indignado: "Aqui o velho ainda é motivo de pancada ou peninha. O velho é sempre o outro. Temos imensa dificuldade em nos enxergar lá na frente e uma facilidade constrangedora de viajar em direção ao passado, apenas lembrando do que foi bom na juventude".  Palmas para Dubeux. Todo idoso guarda lamentações. Rico ou pobre. Ninguém deve se iludir.  A dor pela ausência do apreço é profunda. Idoso deixou de ser útil. Sumiram, o afeto e a gratidão de familiares e amigos. Pétalas de respeito, doçura, carinho e amor, desapareceram nas águas da melancólica amargura. 

sábado, 24 de agosto de 2024

O GLOBO 24/08/2024


 

José Roberto Tadros toma posse como membro honorário do IAB

Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac é homenageado em cerimônia que destacou história e diversidade no setor jurídico. O Instituto dos Advogados Brasileiros celebrou 181 anos, na ocasião, sendo a mais longeva instituição jurídica do País

José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, foi empossado como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em uma cerimônia realizada em 21 de agosto, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro. A condecoração foi feita ao presidente da CNC pelo presidente do IAB, Sydney Limeira Sanches, na presença de juristas, magistrados e autoridades que prestigiaram o evento.

antiga entidade jurídica do Brasil e tem como missão contribuir para o aprimoramento da legislação e da Justiça no País, promovendo debates e reflexões sobre temas relevantes para a sociedade. Na ocasião, Sanches exaltou a celebração de 181 anos da instituição e seu papel sempre na “vanguarda do direito e em defesa da democracia e das minorias”, bem como o fato de serem “os representantes daqueles que levam a paz, a harmonia e a civilidade” ao País.

José Roberto Tadros, ao agradecer a homenagem, destacou o papel do IAB na promoção de debates sobre temas necessários para o País e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das instituições e a defesa dos valores democráticos. “O IAB cumpre um papel fundamental na afirmação dos valores nacionais e na formulação de um projeto para a sociedade brasileira. É um privilégio fazer parte dessa história e acreditar no Direito como caminho para mais justiça e fortalecimento da democracia”, afirmou o presidente Tadros.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Dupla de Asnos

Quando chegou no senado, Rodrigo Pacheco, nascido em Rondônia, eleito por Minas Gerais, teve a audácia de apresentar-se inspirado em Juscelino Kubitschek, o JK. Alto, com voz de trovão como Juscelino, o presidente do Senado e do Congresso quebrou a cara.  Tem que progredir muito no sonho de impactar eleitores sob o manto do ex-presidente. Alguns tentaram e quebraram as fuças. Para começo de conversa, Pacheco, teria que aprender o sorriso aberto e cativante de JK. Depois, recomendar para familiares, aspones, assessores e motoristas chamá-lo  de “Nonô”, apelido de Juscelino. Sorrindo como JK e conhecido por “Nonô”.  Sobretudo, escolher boas companhias para conversar e discutir planos que beneficiem a coletividade. Pacheco desistiu no meio do caminho. Prefere andar com o desprezível senador Davi Alcolumbre. Os dois vivem de sorrisinhos marotos e debochados. Conversas sorrateira no ouvido. No plenário não se largam. O busto do mestre Rui Barbosa, ex-senador, cobre os olhos de vergonha. Pacheco e Alcolumbre fazem corar os cínicos mais ardorosos. Vestais grávidas insistindo em passar boa impressão ao público. Envergonham a boa política republicana. A dupla medonha trama um futuro ruim para o senado federal. Pacheco se arvora de cabo eleitoral imbatível de Alcolumbre, para sucedê-lo na presidência do senado. Alcolumbre deslustrou a Comissão de Constituição e Justiça. Em contrapartida, o nefasto Alcolumbre garante que tem cartas na manga para tornar Pacheco embaixador do Brasil em Hamas, na Venezuela, Honduras ou no Iraque. Ou, então, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Pobre vida pública brasileira. Ao invés de melhorar, piora. Com os farsantes Pacheco e Alcolumbre dando as cartas.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Constituição

No excelente artigo exaltando o dia do advogado (Correio Braziliense - 11/08), o governador Ibaneis Rocha salienta parágrafo da Constituição destacando a importância e atribuições do advogado no vida  do país e dos brasileiros. Nessa linha, por forte e valorosa coincidência histórica e republicana, recordo que o relator-geral da Constituinte foi o advogado e professor emérito da Universidade Federal do Amazonas, deputado Bernardo Cabral. Mais tarde, Bernardo foi presidente nacional da OAB (o atual presidente da entidade, Beto Simonetti, trabalhou com Bernardo como secretário-geral), senador e ministro da Justiça. Cabral está com 92 anos de idade e mora no Rio de Janeiro.

domingo, 11 de agosto de 2024

Dia dos Pais

Pai é calor humano. Vigilante. Carinhoso. Amoroso. Zeloso. Elogia e puxa as orelhas. Deixa de comer para alimentar os filhos. Vai no posto encher os pneus da bicicleta. Bota carga no celular. Acompanha o filho nas compras. Incentiva a prática de esportes. Orienta e recomenda boas leituras. Acorda no meio da noite para embalar filho pequeno chorando. Ensina lições de virtudes, respeito ao próximo, decência nas atitudes. Abre conta no banco. Torcem juntos nos estádios. Uniformizados e boné. Pai sugere, alerta, lamenta, aplaude. Viajam juntos. Pegam cineminha, museus e teatros. Feliz do filho que ainda tem ombro carinhoso e amigo do pai para abraçar, beijar e agradecer.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Asqueroso


 

Trabalho



José Roberto Tadros e José Aparecido Freire nasceram vocacionados para o trabalho. Voltados para o engrandecimento da coletividade. Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Aparecido, presidente do Sistema Fecomércio-DF, ganham medalhas de ouro, valorizando Brasília e colaborando para a melhoria da qualidade de vida dos brasilienses, através do Sistema S - Sesc e Senac. Tadros foi condecorado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e José Aparecido saudado por Paulo Octávio, presidente do Grupo de Líderes Empresariais de Brasília (Lide). Ambos também elogiados pelo governador Ibaneis Rocha (Capital S/A e Eixo Capital - Correio Braziliense - 09/08). Tadros afirmou ser importante que "as empresas sejam prosperas, tenham lucros, e que parte disso seja repassado a seus colaboradores". Aparecido, por sua vez, salienta que "nunca antes vivenciamos um cenário tão favorável para o nosso crescimento. Os números confirmam esse cenário".

sábado, 3 de agosto de 2024

Emoções

O balé da respiração. Do sorriso. Da euforia da vitória. Da comemoração da superação. Do choro da derrota. Ingredientes das Olimpíadas de Paris batem forte nos corações. A energia do mundo alimenta o vigor dos atletas, Vencedores e derrotados unidos no abraço e no choro da alegria. Medalhas alegram a alma. Forram os cofrinhos. Fortalecem os vínculos com a Pátria. Atleta machucado dói em todas as torcidas. Nos cenários das competições, com múltiplas raças, a disputa e a emoção vestem-se de arco e flecha, quimonos, espadas, raquetes, bolas, redes, pranchas, skates, piscinas, remos, varas.  

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Saudades

Céu, anjos, estrelas e o Todo Poderoso da Universo saúdam os 56 anos de idade do admirável Said Barbosa Dib. Professor, historiador e analista político, Said cultivou amor, carinho, amizade, competência e solidariedade com dignidade e apreço pelas pessoas. Foi chefe de família exemplar. Ex-servidor do senado, trabalhava no Sebrae de Brasília, onde fez amigos e mereceu o respeito e admiração de todos. O botafoguense Said Dib faz falta. Iluminava os ambientes,  com sua fulgurante inteligência. A partida dele deixou buraco imenso nos nossos corações.