quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Crianças

Sonho com crianças governando o mundo. O ar seria infinitamente mais puro. As pessoas seriam mais felizes. O amor cantaria em todas as janelas. Ruas e praças seriam tomadas por poetas. Maldades e infâmias seriam incineradas. A vida bela, com saúde e alegrias,  moraria em todos os corações. Canalhas e covardes seriam execrados. Proibidos de chegar perto das crianças. 

sábado, 4 de outubro de 2025

Refúgio sentimental

 

Minhas gavetas falam

sussurram prazeres

fogem de estranhos

guardam relíquias do coração

desprezam chaves e ferrolhos

protegem rabiscos do amor

embalam poemas inacabados e amorosos

letras que falam com os olhos da vida

o sol protegendo páginas da agonia


Vicente Limongi Netto

setembro  2025

                          

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Dia das Crianças deve ser o melhor para o varejo nos últimos dez anos


Em valores absolutos, o Dia das Crianças de 2025 deve movimentar R$ 9,96 bilhões no varejo brasileiro, de acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Caso se confirme, será o maior volume de negócios para a data nos últimos dez anos (R$ 9,45 bilhões em 2015), superando também o patamar pré-pandemia (R$ 9,76 bilhões em 2019). No entanto, o crescimento em comparação a 2024, quando foram movimentados R$ 9,85 bilhões, é de 1,1%..

“Historicamente, o Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais relevante do calendário do varejo nacional”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros. “A inflação em patamares ainda elevados e a maior taxa de juros em 20 anos podem ser apontados como alguns dos responsáveis pelo crescimento reduzido na estimativa de vendas em comparação ao ano anterior

"Esqueceram do Collor?"

Aplaudo o excelente artigo do jornalista Aristóteles Drummond (Correio da Manhã - 01/10) ponderando que não se pode esquecer do ex-presidente Collor de Mello numa eventual anistia. Para Aristóteles, o Brasil tem uma dívida de gratidão com Collor. "Pode ter errado, mas o saldo de benefícios que deixou ao país parece ser muito positivo em termos de serviços prestados ao Brasil", destaca o jornalista. Leis do governo Collor continuam em vigor, como o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Sem surpresa para mim

Analistas políticos pegos de calças e saias justas com a revelação de Tarcísio de Freitas de que disputará a reeleição.  Sábios de Globonews com a arrogância habitual tiveram que aceitar o tranco. Com argumentos rasos e tentativas patéticas de explicações razoáveis. Apelando para rumores e disse me disse. Decisão de Tarcísio causou espanto para todos. Menos para este veterano e calejado repórter.  Nessa linha, recordo o que escrevi nas minhas redes sociais do dia 10 de setembro: "O plano B de Tarcísio de Freitas é ser reeleito governador ou ser eleito senador. Fica melhor para o figurino dele. Tarcísio é novo e capaz. Não precisa, politicamente, do clã Bolsonaro para rigorosamente nada. Tarcísio, vá devagar ao pote. Para não ficar sem o mel e a cabaça. O apressado come mal e cru. Cabeça é para ser usada. Não apenas para colocar bonés de Trump". 


terça-feira, 30 de setembro de 2025

colunista Pedrinho Aguiar destaca os traços marcantes do craque Bernardo Cabral

"Nascido em Manaus-AM, no dia 27 de março de 1932, o professor, advogado, psicólogo e político JOSÉ BERNARDO CABRAL , é um ariano da melhor estirpe. Sua personalidade é caracterizada pela coragem, inovação, impulsividade, liderança e competitividade. Filho de Antônio Bernardo Andarinha e de Cecília Cabral Bernardo. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, com curso de especialização em processo civil pela Universidade Católica Portuguesa, possui diversos trabalhos publicados na área. Em 1987, após sua eleição para deputado federal pelo PMDB, foi eleito, em votação  realizada na bancada do partido, para relator da Assembléia Nacional Constituinte de 1987.Em 1998 foi nomeado ministro da justiça do governo Fernando Collor de Mello, cargo que exerceu até 11 de outubro do mesmo ano. Em 1994 foi eleito senador pelo Amazonas, então filiado ao PP. É casado com dona Zuleide Cabral, tem um único filho, Júlio Cabral. Cabral é acadêmico titular da Academia Amazonense de Letras, na cadeira n°1, eleito em 18 de outubro de 1982. Aos 93 anos de idade, mora no Rio de janeiro e continua fazendo palestras mundo afora quando convidado.Somos amigos, não o vejo há tempos, mais ou menos uns 28 anos, a última vez que o vi, almoçamos juntos na companhia do jornalista Vicente Limongi, nosso amigo comum. Bernardo Cabral honra o nome do Amazonas. É um verdadeiro  guerreiro baré que merecia ter sua trajetória lembrada nas aulas de História de nossa terra como exemplo de dignidade. Penso assim"


Pedrinho Aguiar 
Jornal do Comércio- Manaus  

Texto enviado pelo gentleman, engenheiro Vladimir Paixão e Silva.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Indecência

Quando o cidadão imagina que a boa política voltou a falar mais alto do que a banda podre da patifaria dos interesses pessoais no lugar dos pleitos coletivos, eis que o combalido Conselho de Ética da Câmara Federal decide escolher um parlamentar cama e mesa da família Bolsonaro, para julgar se o fujão e irresponsável Eduardo Bolsonaro merece ser cassado ou se vai permanecer impune, no exterior, debochando da democracia e da soberania nacionais. A infame e inacreditável decisão é como colocar a raposa para cuidar do galinheiro. É preciso protestar e repudiar diante de mais esta indecorosa indecência que deslustra, mais ainda, a atividade política.

Sabidão de barro

O gaiato que se acha sabido, Otavinho Guedes, deitou falação, hoje, 26, sexta, na Globonews. Encheu a boca com a boçalidade habitual, para dizer que "o poder de chantagem do clã Bolsonaro reduziu". Morro de rir.

Sobre o assunto, dia 24, quarta, afirmei no Correio Braziliense e no blog carioca, Tribuna da Internet: "Ventos saudáveis indicam que o namorico de Trump com a família Bolsonaro está com prazo de validade chegando ao fim".

Registre-se e afixe.


quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Trump e Lula - texto de Nélio Jacob

No meu ponto de vista, o maior interessado nesse encontro, é o Trump, acho até que não foi coincidência.
No discurso, Trump disse que o Brasil está mal, muito mal. Na verdade, ele sabe que, quem está mal são os EUA, com inflação aumentando, o dólar caindo, o desemprego aumentando e o povo saindo às ruas para reclamar do custo de vida e das perseguições do governo contra a oposição.
Trump, é perigoso, porque mente descaradamente e não tem palavra. Concordo com o que você disse: "Lula tem de ser firme e sereno". Acrescento, Lula tem que saber explorar a vaidade de Trump.
Com os empresários americanos reclamando que o tarifaço contra o Brasil eles estão sendo prejudicados e a importância geopolítica do Brasil na américa latina e o mundo, quem sai perdendo é os EUA.
A direita do Brasil, não sabe quão importante o Brasil é para o mundo, pois ainda carregam o sentimento de colonos subserviente.
A meu ver,  esse tarifaço de Trump contra o Brasil foi a oportunidade do Brasil, aos poucos, se libertar da dependência dos EUA, haja vista que os EUA sempre fez negócio com o Brasil: eles entrando com o pau e o Brasil com o bumbum. (desculpe a força de expressão).
João Goulart, não conseguiu porque havia a guerra fria e o Brasil já tinha importância geopolítica e quis  fazer as reformas de base de uma só vez. Talvez se fizesse aos poucos tivesse sucesso. 
Agora Lula tem a oportunidade de, aos poucos, tornar o Brasil independente dos EUA. Acho que o momento favorece o Brasil.
Um abração.
Nelio Jacob

Delírios

Os meliantes Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo, serviçais de Donald Trump, figura que ambos consideram gênio, acreditam que na conversa anunciada entre Trump e Lula, o topetudo norte-americano vai amolecer o coração de Lula. Trump anunciará o fim do tarifaço infame de 50% que impôs ao Brasil enquanto Lula passará a apoiar a anistia ampla, geral e irrestrita. De quebra, incrementando a boa química entre Brasil e Estados Unidos, Lula convidará Bolsonaro para passar o natal com ele no Alvorada. Janja e Michele vão adorar. 


Comparação infeliz

O veterano e respeitado senador baiano, Otto Alencar, feliz por ajudar a mandar para as calendas do inferno a PEC da Bandidagem, exagerou chamando o senador carioca Carlos Portilho, do PL, de "novo Carlos Lacerda". Cruzes! A blasfêmia de Otto Alencar doeu na alma. Dos lacerdistas e historiadores. Lacerda não merece a infeliz comparação. Portilho é combativo, mas Lacerda era imbatível e fulgurante. Não há como compará-lo, ontem e hoje, com nenhum parlamentar. 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Políticos que foram visitar Zambelli deviam ter ficado por lá, ao lado dela

Publicado em 21 de setembro de 2025 por Tribuna da Internet

O Senado patrocinou a viagem inútil, demagógica, patética, injustificável, absurda, cretina, descarada, ridícula dos senadores Eduardo Girão, Damares Alves, Flávio Bolsonaro e Magno Malta, para visitar, na Itália, a deputada fujona, desprezível e condenada Carla Zambelli. É o fim da picada.

Mais uma vez o bom senso perde de goleada para o despudorado achincalhe da atividade pública. O quarteto de senadores poderia ter amenizado o espetáculo torpe e constrangedor, decidindo por uma solução que deixaria o povo brasileiro feliz: ficassem lá, não voltassem mais para o Brasil.

Não fariam falta. Poderiam dividir a cela com a infame deputada presa, para serem felizes para sempre. 

CABEÇA RASPADA – A cabeça raspada é parceira do sorriso aberto e coberto de fé. A energia da deputada Roseana Sarney cobre a alma de alegria e ternura. O altivo coração de Roseana se encanta. Eleva os olhos aos céus.  A cabeça raspada viaja pelo tempo. lembra as inúmeras batalhas que Roseana enfrentou e venceu.

A cabeça raspada avisa ao câncer de mama que ele não sabe com quem se meteu. A fibra e ânsia de viver da guerreira Roseana falam mais alto. Deputada Roseana, que foi governadora, que foi senadora, que foi secretária de Estado, não se abate diante dos obstáculos. Já está acostumada. Manda para a lona todos eles. Por mais severos que eles sejam.

O câncer de mama será mais uma vitória. Mais um troféu que Deus e Maria oferecerão para Roseana guardar e exibir na galeria do amor infinito.

Namoro

Donald Trump finalmente admitiu. Disse na ONU que tem "boa química" com Lula. Acenou para promissor diálogo. Prometeu encontro com Lula. Brasil e Estados Unidos não podem continuar caminhando como cão e gato. Com arranca rabos improdutivos e patéticos. Bons frutos comerciais e políticos poderão ser cultivados entre as duas nações. Trégua será benvinda.   Analistas pedem prudência. Trump é imprevisível. Lula, por sua vez, frente a frente com Trump, precisa ser firme, sereno e esclarecedor. Ventos saudáveis indicam que o namorico de Trump com a família Bolsonaro está com prazo de validade chegando ao fim. 

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Aleluia

Boas falas: Lula afirmou na ONU que "democracia é inegociável"; Hugo Motta abriu caminho para cassar Eduardo Bolsonaro; indecorosa PEC da bandidagem será enterrada no senado. Sem choro nem vela; relator do projeto da anistia, deputado Paulinho da Força declarou que não aceita anistia ampla, geral e irrestrita"; Antônio Carlos Camilo Antunes, o meliante "Careca" do INSS", vi depor quinta-feira na CPMI. Os milhões de aposentados vítimas dos roubos do desprezível "Careca" esperam que saia da comissão vestido com um vistoso pijama listrado.


domingo, 21 de setembro de 2025

UM MAGNÍFICO REITOR 

Aristóteles Drummond

 

Uma cirurgia ortopédica afastou de suas inúmeras funções o jurista, jornalista e professor Paulo Alonso, reitor da Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro. O lado positivo dos dias recolhido em casa é que pode aferir a dimensão do apreço que fez por merecer de todos que com ele puderam conviver ao longo da carreira e da vida.

 

Como bem definiu o senador Bernardo Cabral, o membro do Conselho de Notáveis da Confederação Nacional do Comércio e Serviços “é mais do que uma personalidade, é uma instituição”. Seu papel na volta da tradicional universidade, fundada em 1939 e resgatada pelo empreendedor e educador mineiro Ruy Muniz, tem sido relevante. A universidade já é referência entre as do setor privado que atuam na cidade.

 

Paulo Alonso tem passagem por outras instituições de ensino superior, coroado com a reitoria de onde se formou em Direito. Completa sua biografia acompanhar a vida pública do Brasil emprestando o prestígio que soube construir a boas causas. O educador tem responsabilidade na formação das novas gerações especialmente nestes tempos em que se tenta de todas as formas fazer dos bancos escolares e acadêmicos plateia para a defesa de ideologias sem compromissos com a liberdade do pensamento.

 

A educação tem a particularidade de que o fator idealismo e vocação tem a mesma importância que o capital investido. E num país como o nosso acrescenta os riscos envolvidos ao atender às camadas mais modestas da sociedade. A organização mineira que controla a Santa Úrsula foi pioneira em levar o ensino a regiões de baixa renda, como o norte do Estado, abrindo horizontes para milhares de jovens.

 

O Brasil tem muito a caminhar no preparo de sua mão de obra e na qualificação, que é o caminho natural para a inclusão em patamares superiores, econômicos como culturais, incluindo o setor técnico de nível médio, muito dependente ainda da excelência do Sistema S, uma criação inspirada de Getúlio Vargas, que reconhecia a agilidade e a boa gestão do setor privado.

 

Prestigiar o ensino privado em áreas decisivas para a elevação da qualidade da vida do brasileiro, como a educação e a saúde, serve à democracia e preserva a liberdade como um bem maior. Não pode coexistir democracia com domínio estatal. Ter opções atende à obtenção de qualidade, preço em todos os setores.

Bonito exemplo o de Paulo Alonso, que nos reporta ao grande Pedro Calmon, com o merecido título de “Magnífico Reitor”.

 

 

sábado, 20 de setembro de 2025

Corja cretina e viagem inútil

O senado patrocinou a viagem inútil, demagógica, patética, injustificável, absurda, cretina, descarada, ridícula, dos senadores Eduardo Girão, Damares Alves, Flávio Bolsonaro e Magno Malta, para visitar, na Itália, a deputada fujona, desprezível e condenada, Carla Zambelli. É o fim da picada. Mais uma vez o bom senso perde de goleada para o despudorado achincalhe da atividade pública. O quarteto de senadores pode amenizar o espetáculo torpe e constrangedor, decidindo por uma solução que deixaria o povo brasileiro feliz: fiquem lá, não voltem mais para o Brasil. Não fazem falta. Dividam a cela com a infame deputada presa e sejm felizes para sempre.  

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Lista de canalhas

Hora dos eleitores isentos e vigilantes colocarem na carteirinha do título de eleitor, a lista com os nomes das excrescências engomadas que votaram na Câmara dos Deputados pela aprovação da PEC deles. Ou seja, a PEC da bandidagem. Se lambuzaram de pouca vergonha. Cretinos e cretinas que esquecem que foram eleitos para zelar e cuidar dos pleitos que melhorem a qualidade de vida da coletividade. A sociedade dará o troco nas urnas, para essa camarilha imunda e desprezível.  O voto é a mais digna e expressiva arma do cidadão. Creio que o senado repudiará, com rigor, a canalhice. 


quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Lula e Davi

Pleito presidencial de 2026 batendo na porta dos brasileiros. Céu de brigadeiro para Lula em todos os cenários.   Pesquisas Genial/Quaest sinalizam Lula passando o rodo em todos os prováveis adversários nas eleições de 2026. Se as eleições fossem hoje, segundo a Quaest, Lula venceria uma lista grande de nomes, como Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro, Ratinho, Ciro, Zena, Michele, Caiado e, de quebra, também citado nas pesquisas, embora inelegível, Jair Bolsonaro. A pesquisa indica, nas entrelinhas que os adversários de Lula precisam esbravejar menos e trabalhar mais e que Donald Trump não tem votos suficientes no Brasil para aperrear Lula. 
Mudando de assunto, segundo o Correio Braziliense (18/09), "Davi dispara contra Eduardo Bolsonaro". Palavras duras de Alcolumbre indicam que pleitos bolsonaristas não terão vida fácil no senado. Davi deixou claro que cansou de apanhar calado. Vai revidar insultos no tom que o assunto merecer. Repudiou agressões ao Brasil e as instituições do deputado fujão, Eduardo Bolsonaro e também infâmias do presidente Donald Trump.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Agressão

Deputados Federais chegaram ao fundo do poço em matéria de agressão ao bom senso. Um monumento recheado de privilégios imundos e nada republicanos.  Aprovaram a excrescência chamada "Pec da Blindagem". Um balaio indecoroso protegendo todos os cretinos engomados de processos. O palavrão legislativo já é tratado, com todo merecimento, pela população, de "pec da bandidagem". Pelo texto, os parlamentares não poderão mais ser denunciados nem punidos pela justiça, por qualquer tipo de crime, por mais escabrosos que sejam, sem o consentimento da Câmara Federal. Mais uma vez pautas de interesse da coletividade, que deveriam ser discutidas com rigorosa prioridade, são esquecidas em detrimento de pleitos pessoais que apequenam e envergonham mais ainda o Legislativo junto à opinião pública. Tenho ânsia de vômito.

domingo, 14 de setembro de 2025

Bom livro do Lobão


Antes de entrar na política, Edison Lobão foi um expressivo colunista político.  Agora lançou livro rico em revelações políticas e históricas. Viveu, participou e escreveu sobre importantes épocas da vida do Brasil. Na marcante obra,  "Memórias e Testemunhos", o eterno repórter Edison Lobão relata momentos felizes e tumultuados do país. O livro de Lobão é útil para estudantes, repórteres políticos iniciantes, professores, historiadores e sociólogos. Prefácio é do ex-presidente e acadêmico José Sarney. Para Sarney, "Lobão nos surpreende com um delicioso livro, abrindo sua caixa de segredos não contados em suas colunas, em que com seu estilo de síntese consegue analisar um período difícil da história política brasileira, de que foi testemunha e, já como político, também protagonista". Em sua carreira vitoriosa de homem público, Edison Lobão foi deputado federal, senador, governador e ministro de Estado. Como senador, foi presidente interino da Câmara Alta, com a licença do senador-presidente, Jader Barbalho.