sábado, 31 de agosto de 2024

Humilhação

Dessa vez o desprezível e amoral Nicolás Maduro não mandou Lula tomar chá. Agora mandou Lula calar a boca e respeitar a Venezuela. Lula, Celso Amorim, Itamarati e outros botaram a viola no saco. Brasil mais uma vez humilhado pelo ditador sanguinário Maduro e fica por isso mesmo. Colômbia, México e Argentina também não perdem por esperar. Quem tentar falar grosso com Maduro, leva bordoada na virilha. Incrível. O mundo curvou-se ao truculento facínora Maduro. Curioso e triste é a omissão completa das Forças Armadas brasileiras. Não estranho o silêncio dos políticos bajuladores de Lula. São irrecuperáveis. Nasceram amebas e vão morrer protozoários. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Penetras

Ex-parlamentares, tanto homens como mulheres, que não desencarnam nunca, passaram a cultivar mania patética, vexaminosa e melancólica. Vão passear, bater ponto, nos plenários da Câmara e do Senado. Ficam olhando para o teto, esperam ser reconhecidos, saudosos dos tempos em que tinham mandato e não faziam nada. Eterna ânsia de aparecer. Tomam café, comem pão de queijo e jogam conversa fora com quem estiver ao lado. Os recintos viram feira e casa da mãe Joana. Muitos deles se tornaram lobistas engomados, com crachá, que os credencia oficialmente a defenderem os interesses mais espúrios. O desaforado e respeitado baiano Antônio Carlos Magalhães, quando era presidente do Senado e do Congresso, não dava moleza para essa gente. Raros se atreviam a contrariá-lo.

domingo, 25 de agosto de 2024

Idosos

Ana Dubeux trouxe ao leitor um tema definitivamente sério e preocupante, merecedor de fortes reflexões("Um Brasil mais velho é um Brasil mais maduro?" Correio - 25/08), onde analisa e expõe preocupações com os idosos. Categoria de brasileiros geralmente humilhada, sofrida,  desamparada e insultada.  Dubeux escancara a ferida que raramente sara. O inacreditável desprezo que as pessoas têm pelos mais velhos. "Será preciso uma revolução cultural e educacional no Brasil para chegarmos a algo minimamente razoável no tratamento das pessoas mais velhas", sugere a jornalista, acrescentando, mais irretocáveis verdades, com o coração triste e indignado: "Aqui o velho ainda é motivo de pancada ou peninha. O velho é sempre o outro. Temos imensa dificuldade em nos enxergar lá na frente e uma facilidade constrangedora de viajar em direção ao passado, apenas lembrando do que foi bom na juventude".  Palmas para Dubeux. Todo idoso guarda lamentações. Rico ou pobre. Ninguém deve se iludir.  A dor pela ausência do apreço é profunda. Idoso deixou de ser útil. Sumiram, o afeto e a gratidão de familiares e amigos. Pétalas de respeito, doçura, carinho e amor, desapareceram nas águas da melancólica amargura. 

sábado, 24 de agosto de 2024

O GLOBO 24/08/2024


 

José Roberto Tadros toma posse como membro honorário do IAB

Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac é homenageado em cerimônia que destacou história e diversidade no setor jurídico. O Instituto dos Advogados Brasileiros celebrou 181 anos, na ocasião, sendo a mais longeva instituição jurídica do País

José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, foi empossado como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em uma cerimônia realizada em 21 de agosto, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro. A condecoração foi feita ao presidente da CNC pelo presidente do IAB, Sydney Limeira Sanches, na presença de juristas, magistrados e autoridades que prestigiaram o evento.

antiga entidade jurídica do Brasil e tem como missão contribuir para o aprimoramento da legislação e da Justiça no País, promovendo debates e reflexões sobre temas relevantes para a sociedade. Na ocasião, Sanches exaltou a celebração de 181 anos da instituição e seu papel sempre na “vanguarda do direito e em defesa da democracia e das minorias”, bem como o fato de serem “os representantes daqueles que levam a paz, a harmonia e a civilidade” ao País.

José Roberto Tadros, ao agradecer a homenagem, destacou o papel do IAB na promoção de debates sobre temas necessários para o País e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das instituições e a defesa dos valores democráticos. “O IAB cumpre um papel fundamental na afirmação dos valores nacionais e na formulação de um projeto para a sociedade brasileira. É um privilégio fazer parte dessa história e acreditar no Direito como caminho para mais justiça e fortalecimento da democracia”, afirmou o presidente Tadros.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Dupla de Asnos

Quando chegou no senado, Rodrigo Pacheco, nascido em Rondônia, eleito por Minas Gerais, teve a audácia de apresentar-se inspirado em Juscelino Kubitschek, o JK. Alto, com voz de trovão como Juscelino, o presidente do Senado e do Congresso quebrou a cara.  Tem que progredir muito no sonho de impactar eleitores sob o manto do ex-presidente. Alguns tentaram e quebraram as fuças. Para começo de conversa, Pacheco, teria que aprender o sorriso aberto e cativante de JK. Depois, recomendar para familiares, aspones, assessores e motoristas chamá-lo  de “Nonô”, apelido de Juscelino. Sorrindo como JK e conhecido por “Nonô”.  Sobretudo, escolher boas companhias para conversar e discutir planos que beneficiem a coletividade. Pacheco desistiu no meio do caminho. Prefere andar com o desprezível senador Davi Alcolumbre. Os dois vivem de sorrisinhos marotos e debochados. Conversas sorrateira no ouvido. No plenário não se largam. O busto do mestre Rui Barbosa, ex-senador, cobre os olhos de vergonha. Pacheco e Alcolumbre fazem corar os cínicos mais ardorosos. Vestais grávidas insistindo em passar boa impressão ao público. Envergonham a boa política republicana. A dupla medonha trama um futuro ruim para o senado federal. Pacheco se arvora de cabo eleitoral imbatível de Alcolumbre, para sucedê-lo na presidência do senado. Alcolumbre deslustrou a Comissão de Constituição e Justiça. Em contrapartida, o nefasto Alcolumbre garante que tem cartas na manga para tornar Pacheco embaixador do Brasil em Hamas, na Venezuela, Honduras ou no Iraque. Ou, então, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Pobre vida pública brasileira. Ao invés de melhorar, piora. Com os farsantes Pacheco e Alcolumbre dando as cartas.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Constituição

No excelente artigo exaltando o dia do advogado (Correio Braziliense - 11/08), o governador Ibaneis Rocha salienta parágrafo da Constituição destacando a importância e atribuições do advogado no vida  do país e dos brasileiros. Nessa linha, por forte e valorosa coincidência histórica e republicana, recordo que o relator-geral da Constituinte foi o advogado e professor emérito da Universidade Federal do Amazonas, deputado Bernardo Cabral. Mais tarde, Bernardo foi presidente nacional da OAB (o atual presidente da entidade, Beto Simonetti, trabalhou com Bernardo como secretário-geral), senador e ministro da Justiça. Cabral está com 92 anos de idade e mora no Rio de Janeiro.

domingo, 11 de agosto de 2024

Dia dos Pais

Pai é calor humano. Vigilante. Carinhoso. Amoroso. Zeloso. Elogia e puxa as orelhas. Deixa de comer para alimentar os filhos. Vai no posto encher os pneus da bicicleta. Bota carga no celular. Acompanha o filho nas compras. Incentiva a prática de esportes. Orienta e recomenda boas leituras. Acorda no meio da noite para embalar filho pequeno chorando. Ensina lições de virtudes, respeito ao próximo, decência nas atitudes. Abre conta no banco. Torcem juntos nos estádios. Uniformizados e boné. Pai sugere, alerta, lamenta, aplaude. Viajam juntos. Pegam cineminha, museus e teatros. Feliz do filho que ainda tem ombro carinhoso e amigo do pai para abraçar, beijar e agradecer.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Asqueroso


 

Trabalho



José Roberto Tadros e José Aparecido Freire nasceram vocacionados para o trabalho. Voltados para o engrandecimento da coletividade. Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Aparecido, presidente do Sistema Fecomércio-DF, ganham medalhas de ouro, valorizando Brasília e colaborando para a melhoria da qualidade de vida dos brasilienses, através do Sistema S - Sesc e Senac. Tadros foi condecorado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e José Aparecido saudado por Paulo Octávio, presidente do Grupo de Líderes Empresariais de Brasília (Lide). Ambos também elogiados pelo governador Ibaneis Rocha (Capital S/A e Eixo Capital - Correio Braziliense - 09/08). Tadros afirmou ser importante que "as empresas sejam prosperas, tenham lucros, e que parte disso seja repassado a seus colaboradores". Aparecido, por sua vez, salienta que "nunca antes vivenciamos um cenário tão favorável para o nosso crescimento. Os números confirmam esse cenário".

sábado, 3 de agosto de 2024

Emoções

O balé da respiração. Do sorriso. Da euforia da vitória. Da comemoração da superação. Do choro da derrota. Ingredientes das Olimpíadas de Paris batem forte nos corações. A energia do mundo alimenta o vigor dos atletas, Vencedores e derrotados unidos no abraço e no choro da alegria. Medalhas alegram a alma. Forram os cofrinhos. Fortalecem os vínculos com a Pátria. Atleta machucado dói em todas as torcidas. Nos cenários das competições, com múltiplas raças, a disputa e a emoção vestem-se de arco e flecha, quimonos, espadas, raquetes, bolas, redes, pranchas, skates, piscinas, remos, varas.  

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Saudades

Céu, anjos, estrelas e o Todo Poderoso da Universo saúdam os 56 anos de idade do admirável Said Barbosa Dib. Professor, historiador e analista político, Said cultivou amor, carinho, amizade, competência e solidariedade com dignidade e apreço pelas pessoas. Foi chefe de família exemplar. Ex-servidor do senado, trabalhava no Sebrae de Brasília, onde fez amigos e mereceu o respeito e admiração de todos. O botafoguense Said Dib faz falta. Iluminava os ambientes,  com sua fulgurante inteligência. A partida dele deixou buraco imenso nos nossos corações. 

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Nada de chá

Lula não gostou da educada sugestão de Nicolás Maduro, mandando ele tomar chá de camomila para acalmar os nervos. Prontamente Lula enviou o conselheiro da República para assuntos de comidas, ingredientes e bebidas leves, Celso Amorim, a Caracas, para dizer nas fuças do insolente companheiro Maduro que Lula não é homem de forrar o estômago com chá. Respeito é bom e Lula gosta, enfatizará o barbudinho Amorim. Nascido em Garanhuns, agreste de Pernambuco, ex-torneiro  mecânico e ex-líder sindical, Lula enfrentou todo tipo de dificuldades encarando suculentas rabadas, cozido de bode, sarrabulho (guisado com miolos de porcos e cabrito com sangue), mocotó, dobradinha, farofa de tatu. Com bastante pimenta e cachaça compondo a coreografia. Sem faltar rapadura de sobremesa. Hábitos de uma mesa saudável de todo exigente nordestino,  que o falante chefe da nação mantém até hoje. 


segunda-feira, 22 de julho de 2024

Alegria com Harris

O sol voltou a brilhar na agitada Globonew. Passarinhos cantam nas janelas da redação. Os teclados dos computadores e tablets, que andavam tristes e acabrunhados irritados de ver o fogoso Donalt Trump, com elegante esparadrapo na orelha, abandonaram a letargia. Agora dançam felizes, como criança que ganhou pirulito. A música "Alegria, alegria", de Caetano Veloso, é o oxigênio da esperança. Cantarolam pelos corredores da emissora,  "caminhando contra o vento, eu vou". Com emoção e ternura contagiantes. Rapazolas e moçoilas contornam o vento e garantem que agora vai. Sem gps é brabo saber para onde. O ser humano é mesmo frívolo. Carregavam Joe Biden no peito. Como Milton Nascimento embala os amigos. A ordem dos porra loucas de veneta é tirar Trump do caminho. De repente, como um raio, a vice Kamala Harris agora é a bola da vez. A salvação da lavoura. Como leões esfomeados, levam a sorridente Kamala para o matar ou morrer, em novembro. O show da luxúria promete emoções nunca vistas.  


Faça como João Havelange e não esqueça que hoje, 20 de Julho, é o “Dia do Amigo”


Publicado em 20 de julho de 2024 por Tribuna da Internet - RIO DE JANEIRO

Vicente Limongi Netto

Ando irritadiço, nostálgico, saudades de amigos e parentes que partiram, meus pais, e hoje lembrei de João Havelange, eterno amigo, porque o dia 20 de julho tem um significado especial para todos que gostam de exaltar a arte de viver. É o Dia do Amigo. Ele preenche o vazio da alma.

O amigo não nos deixa faltar nada. É uma dádiva dos céus. Espanta a melancolia, fortalece o espírito. Estimula a convivência, respeita a individualidade. Pondera com sabedoria. Amo meus amigos. Não vivo sem eles. No meu blog destaco Vitor Hugo: “Um amigo pela metade, é um traidor pela metade”.

NETO E AMIGO – É sublime a relação dos netos com os avós. Corações iluminados de ternura, amor e dedicação. Com emoção e orgulho. Jovens e adultos de todas as idades, retribuindo o carinho e atenção que sempre tiveram. Saudável que na correria pela vida, netos encontrem tempo no coração e nos compromissos, para beijar os avós. Para saber como estão. Para saborear boas lembranças. Para rirem abraçados. Para saber se precisam de alguma coisa.

Nada mais belo do que o afeto desinteressado. O gesto grandioso de saber ouvir e conviver com os mais experientes.  São exemplos marcantes de seres humanos que mostram que nem tudo está perdido nos sombrios horizontes da humanidade. Prova de que milhões de jovens amorosos e determinados salvarão o mundo do caos da ignorância, da patrulha doentia, da intolerância e da barbárie de sentimentos. Ando meio nostálgico, mas sou um avô feliz. 

GRANDE HAVELANGE– O ex-presidente da Fifa, João Havelange, jamais esquecia o Dia do Amigo. Hoje achincalhado por hienas e hipócritas, Havelange realmente usou todo seu prestigio para trazer a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016 para o Brasil.

“Caro amigo Limongi, não desejava faltar com o sentimento de amizade, de cumprimentá-lo por esse momento que, para todos nós, é de felicidade. Em razão de meu estado de saúde ainda delicado, tenho restringindo minhas idas ao meu escritório. Mas isso não exclui de tê-lo sempre em meu pensamento como um amigo. Renovando aqui as minhas felicitações, envio o meu abraço amigo”, escreveu Havelange, em carta que me enviou:

LEMBRAR O TRI – Da mesma forma que exaltou a conquista do tetra, seguramente a imprensa esportiva não deixará de também destacar, com merecidas honras e orgulho, no próximo dia 21, os 54 anos da conquista do Tri, no México, formada por monstros sagrados como Pelé, Gerson, Rivelino, Carlos Alberto Torres, Tostão, Clodoaldo e Jairzinho.

E a coluna S/A (Correio Braziliense – dia 10/07) informa que na opinião do vice-presidente Geraldo Alckmin, Milei “tem mau gosto” ao trocar Lula por Bolsonaro.

De minha parte, não aceitaria a companhia e a amizade nenhum dos três citados por Alckmin. É duro tentar saber qual deles é pior amigo.

Ganso

O bom senso recomenda que o técnico Dorival Junior esteja acompanhando a boa forma, física e técnica do cerebral meia Paulo Henrique Ganso. Trabalhou com Ganso no Santos, sabe quanto ele pode  render e produzir pelo time. Contra o Cuiabá, Ganso mostrou que é como o vinho, quanto mais velho, melhor. Ganso é gênio. Descobre espaços que só ele e a bola conhecem. Altera e impõe o ritmo do jogo. Mantém a bola com o time. Mestre em passes curtos e longos. Orienta o time. Deixou tontos zagueiros mais o goleiro,  com a primorosa deixada para o garoto Kauã marcar o gol tricolor. 

domingo, 14 de julho de 2024

Leis vigorosas

Aplausos para o editorial (correio - 14/07), "Conquistas e desafios do ECA aos 34 anos". Saliento, por justiça, porque a História republicana precisa ser escrita e lembrada com isenção e verdade, que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é iniciativa do governo Collor de Mello, assim como o Código de Defesa do Consumidor e a lei Rouanet, de apoio à cultura. Outras leis da gestão Collor que permanecem servindo ao Brasil, são a lei do regime jurídico do servidor público e a lei da improbidade administrativa. 

sábado, 13 de julho de 2024

Minha seleção

Faz tempo que ele não joga, está se recuperando de forte lesão, que esqueci de escalar Neymar, na minha seleção. Evidente que Neymar faz falta. Joga muito. Permanece superior tecnicamente, a Vini Jr. e Rodrigo, maiores expressões da atual seleção. Neste caso, coloco Neymar mais recuado, onde enxerga melhor o jogo e tem mais espaços para fazer lançamentos. Continuará muito marcado, levando porretadas sem trégua. Terá, de uma vez por todas, de se acostumar. Levantar, respirar e jogar bola. O que sabe fazer bem. Neymar entra no lugar de quem? De Gerson ou Lucas Paquetá. André permanece meu titular. Ocorre que estou chovendo no molhado, porque a seleção do treineiro Dorival (como bem definiu cerebral e eterno Gerson) vai continuar a mesma. Ou seja, uma seleção ruim, limitada e medíocre. Dorival não vai ganhar nenhum título com ela. Ficando o Brasil cada dia mais longe do hexa. Triste constatação.