segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Pegrinação com pires na mão

Mãos à obra para eleitos e reeleitos. Trabalhar pelos anseios do povo. Prefeito do interior e das capitais não respiram sem apoio dos vereadores. Também precisarão unir esforços com governadores e bancadas federais. Sem ação integrada, não conseguirão realizar e produzir nada. Nessa linha, não demora e começará a romaria aos ministérios e autarquias. Com a pandemia, a solução é levar os pleitos pelo virtual. Depois, ao vivo, com pires  nas mãos, sebo nas  canelas  e choradeira. Premiando a árdua caminhada a Brasília, alguns terão o privilégio de ser recebidos pelo Presidente da República. Ele que tem a caneta poderosa com tinta. Nenhum chefe da nação, mesmo o atual, de temperamento difícil, cometerá a asneira nem a infâmia de prejudicar Estados e municípios, mesmo que sejam administrados por adversários políticos. Estaria, dando tiro no próprio pé. Saindo de cena,sem dó nem piedade, do sonhado jogo político de 2022. 

 

Advogado Guilherme Campelo e o presidente do STF, ministro Luiz Fux. Expressões da magistratura. 

TEXTO DE SETEMBRO. PARECE QUE ESCREVI ONTEM

PROSSEGUE A TEMERIDADE E A FALTA DE RESPEITO COM O PRÓXIMO!!






Intenção de consumo das famílias cresce pela terceira vez consecutiva, aponta CNC

Indicador que avalia a renda dos brasileiros volta a subir em novembro, após sete quedas seguidas

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu ligeiramente em novembro (+0,8%) e subiu a 69,8 pontos – o maior patamar desde maio de 2020. Foi o terceiro aumento seguido do índice, após os efeitos negativos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Mesmo com as recentes altas, o indicador registrou o pior desempenho para um mês de novembro desde o início da série histórica, em janeiro de 2010. Além disso, no comparativo anual, houve recuo de 26,7% – a oitava retração consecutiva nesta base comparativa. A ICF está abaixo do nível de satisfação (100 pontos) desde abril de 2015.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os resultados da pesquisa reforçam a confiança dos brasileiros na recuperação econômica. “A melhora das percepções em relação ao mercado de trabalho e a continuidade do auxílio emergencial, mesmo em valor menor, foram o suficiente para levar segurança para os consumidores, principalmente no longo prazo”, afirma Tadros.

Renda volta a subir

Em relação ao momento atual, o item relacionado à renda se destacou, voltando a subir (+0,2%) depois de sete quedas consecutivas e chegando a 77 pontos – após atingir o menor patamar da série histórica em outubro. “Os dados mais positivos da economia estão incentivando as famílias a ficarem mais confiantes em relação ao seu poder de compra futuro, o que explica este avanço no indicador da renda atual”, ressalta Catarina Carneiro da Silva, economista da CNC responsável pelo estudo. O subíndice que mede a satisfação dos brasileiros com relação ao emprego registrou o terceiro crescimento seguido (+0,6%) e permaneceu como o item de pontuação mais elevada (86,8 pontos).

O subíndice que avalia a perspectiva profissional dos brasileiros para os próximos seis meses também se destacou positivamente, impulsionado pelo aumento do indicador referente ao emprego atual. O item apresentou o maior crescimento mensal em novembro (+3,3%) – a quarta alta consecutiva –, chegando a 82,2 pontos. A perspectiva de consumo seguiu o mesmo caminho: com aumento de 1,4%, atingiu 65,1 pontos, após ter acumulado duas quedas seguidas.

Condições de consumo

Entre os itens que compõem as condições de consumo, o Acesso ao Crédito recuou após duas altas seguidas (-0,3%) e fechou o mês com 82,6 pontos; o Momento para Duráveis também registrou retração (-3,1%), depois de três aumentos consecutivos – a queda mais expressiva entre os itens da pesquisa, permanecendo como o de menor pontuação na ICF (42 pontos); e o Nível de Consumo Atual cresceu 1,8% – o terceiro aumento consecutivo –, chegando a 53 pontos.

sábado, 28 de novembro de 2020

Planos Collor e Real

Faço reparos ao trecho do editorial "Como conquistar credibilidade" (Estadão - 27/11) quando critica "a truculência do confisco da poupança, no Plano Collor". Há dois meses,em debate online, coordenado pelo ministro aposentado do STF, Nelson Jobim, com a participação do ex-presidente José Sarney, FHC afirmou que as diretrizes do Plano Collor foram valiosas para a elaboração do Plano Real. Quanto ao confisco, criticado pelo editorial, observo que houve bloqueio dos ativos, não só da poupança. Mas o dinheiro foi devolvido em 18 parcelas. A última em agosto de 1992.  Até o último centavo. Com juros acima dos juros que remunerava a caderneta de poupança da época. 

Bolão de Casagrande

Casagrande bateu um bolão, referindo-se a Maradona. Sem meias palavras, o ex-jogador e comentarista foi exemplar e verdadeiro. Alertou os pais para a tentação das drogas. Conversem com os filhos. Evitem que sejam contaminados por más companhias. Afastem-se dos falsos amigos. Revelou que não naufragou totalmente diante do perigo e da ilusão das drogas, como ocorreu com Maradona, porque contou com a solidariedade da família, dos médicos, do amigos e da rede Globo. Como dependente químico, a luta de Casagrande é diária e dolorosa. É movido e grato pela força de Deus. Casagrande foi taxativo: "O objetivo das drogas é causar derrotas humanas". 

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Estabilidade do servidor

Excelente o teor da entrevista do presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas da  União (Sindilegis), Petrus Elesbão (Eixo Capital - Correio Braziliense - 26/11). Sem meias palavras, firme, isento e esclarecedor, como todo bom líder sindical, Elesbão manifesta preocupação e repúdio com relação a proposta da Reforma Administrativa enviada pelo governo ao Congresso. A seu ver, "sem a estabilidade do servidor, o Brasil voltará a ser um império travestido de democracia". Em defesa de seus argumentos, Petrus salienta estudo do consultor Petrônio Portella Filho, publicado no Correio Braziliense, mostrando que, em 2018, o governo federal gastou 12% da despesa total com funcionalismo, enquanto a média mundial era 22% e a média na America Latina alcançou 23%. "A maioria dos servidores atua em serviços essenciais, como saúde, educação e segurança. "Vamos cortar isso?", indaga, perplexo, o presidente do Sindilegis. Petrus enumera mais preocupações da entidade: "Não podemos aceitar a privatização do Estado; a flexibilização da estabilidade; o ingresso no serviço público sem concurso; a exclusão dos militares, juizes, parlamentares e Ministério Público; e os superpoderes dados ao presidente, que não cabem numa democracia". Elesbão afirma que sua gestão à frente do Sindilegis, entre outras medidas saudáveis, "rompeu com as práticas do velho sindicalismo. Nosso trabalho se resumiu em quatro palavras: combate, gestão, transparência e modernidade", concluiu.



quarta-feira, 25 de novembro de 2020

O clamor das caixinhas

"Tem uma moeda aí, tio?". É o clamor de crianças e adolescentes. Mãos estendidas. Vozes trêmulas. Olhos tristes. As caixinhas de sapatos ou latas de leite compõem o cenário humilhante e melancólico desta época do ano, em todo o Brasil. Significam esperança de algo para comer. De um natal menos sofrido. Marcam a linha da fome e da miséria. Chegam juntas. Semáforos, estacionamentos e portas de restaurantes e lanchonetes fazem das caixinhas e latas o porto da gratidão a espera de bondosos corações.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

“A mulher é a chama infinita do amor clareando o dia”, diz o poeta Vicente Limongi Netto, que completa 76 anos hoje

Posted on 

Poemas e Canções (Paulo Peres)

Nascido em Manaus, Vicente Limongi Netto foi morar em Brasília há mais de 40 anos e se tornou um dos jornalistas e poetas mais queridos da cidade, famoso peladeiro e autor de “Brasília, parceira amorosa do vento”. Nesta sexta-feira, dia 20, Limongi completou 48 anos de casado com a cearense Maria Wrilene, e hoje, dia 21, comemora seus 76 anos, junto com a família e os amigos. Sobre esses aniversários seguidos, o jornalista diz que são momentos em que recorda Adélia Prado: “Não tenho tempo para mais nada/ ser feliz me consome”. Em homenagem ao amigo, publicamos o mais recente poema que fez para sua doce Maria.

Blog do Saïd Dïb: Aniversário do nosso querido Vicente Limongi Netto. Parabéns!Maria e Limongi estão casados há 49 anos

MULHER, A RAZÃO DE VIVER
Vicente Limongi Netto

A mulher é o céu,
a nuvem, o vento,
o sol que não se apaga.
É o fogo brilhando,
o encantamento,
o sublime nos olhos.

É a luz eterna,
o fôlego que ensina,
o perfume da alma.
É a flor valorosa,
o estalo da vida,
o prazer do convívio.

É o sonho acalentado,
a pureza da vida,
o sentimento do amor.
É o culto da ternura,
o bálsamo que alivia,
o sorriso que comove.

É a paz que nos vence,
o sopro que fascina,
o castelo da fé.
É o berço da ternura,
o porto divino do amor,
é conviver no paraíso.

É a chama infinita do amor
clareando o dia.




Denúncia anônima ao Ministério Público do DF é repudiada pela direção do Sindilegis de Brasília

A diretoria do Sindilegis repudia, com veemência, publicação de “denúncia anônima” no Ministério Público do Distrito Federal, contra a entidade, publicada no Blog do Servidor, no último dia 13. É patético e estranho que a repórter que deu a “notícia” tenha esquecido normas básicas do jornalismo, não checando a veracidade da suposta denúncia, que virou fake news descarada e covarde. 

É lamentável a falta de escrúpulos e bom senso, porque enfraquece o Sindicato e desgasta a imagem do servidor, em plena batalha contra a reforma administrativa. Além de tirar do sindicalizado o direito de escolher livremente seus representantes.

DENÚNCIAS FALSAS – A  farsa foi urdida pela ex-colaboradora do Sindilegis, Loisse Galina, demitida em 2018 pela atual diretoria da entidade. Loisse é funcionária da Central do Servidor Público, entidade da qual o Sindilegis foi filiado até 2018, e coordenadora da campanha da chapa 2, que disputa as eleições no Sindilegis, marcadas para o próximo dia 30.

Loisse tentou convencer Marina Noleto, também ex-colaboradora do Sindilegis a participar da trama. Marina teria que forjar e apresentar uma série de denúncias mentirosas relacionadas com o Sindilegis, na tentativa de enfraquecer a atual diretoria.

Em troca, Marina teria o emprego de volta, no Sindilegis. Mas a leviana Loisse Galina errou o alvo. Marina recusou a deslavada e imoral proposta, mostrando ser pessoa íntegra.

ALGUMAS PERGUNTAS – O rosário de sujeiras e sórdida munição da “galera da oposição”, como Loisse tentou convencer Marina, não terminou. Algumas perguntas exigem resposta para a operosa classe dos servidores.

Por que o presidente da Auditar (União dos auditores federais de Controle Externo),  Wederson Moreira, e o vice-presidente da Alesf (Associação dos consultores do Senado Federal), Fábio Gondin,  participaram da sórdida conspiração contra o Sindilegis, concordando com o arsenal de baixarias da coordenadora da chapa da oposição, encabeçada por Wederson Moreira?  

Por que Wederson e Gondin insistem em denegrir a imagem do Sindilegis? 

DIZ A SENADORA – Paralelamente, diretores do Sindilegis foram recebidos pela senadora Leila Barros (PSB-DF) para tratar de assuntos relacionados com a reforma administrativa, programas de valorização e reconhecimento do servidor, projetos sociais nas áreas de educação, esporte e cultura e ações sociais de combate ao machismo e feminicidio.

“Estamos aqui para construir pontes. Prometo que, com responsabilidade e equilíbrio, vocês serão sempre ouvidos”, garantiu a senadora Leila Barros ao grupo.

domingo, 22 de novembro de 2020

Parabéns para Joana

Cineasta de Brasília e artista plástica, Joana Limongi dirigiu os vídeos da campanha do primeiro prefeito quilombola do Brasil, Vilmar Kalunga, eleito em Cavalcante, Goiás, na Chapada dos Veadeiros. 

saúde e luz,
limongi


Meus amigos são especiais


 

Fomento ao turismo na Zona Franca é debatido por Suframa e Tribunal de Contas

 

Em breve visita,  ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mário de Mello, o titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin, acompanhado de equipe técnica, tratou de ações em andamento no âmbito da Autarquia que visam ao fortalecimento do modelo Zona Franca de Mananus (ZFM) e à integração de instituições para que este e outros objetivos sejam alcançados.

Dentre as metas está a sinergia de ações que devem contribuir com diversos segmentos, inclusive o turismo. Neste sentido, foi debatido sobre o programa Zona Franca de Portas Abertas e a criação do museu da Zona Franca de Manaus.

No caso do museu, a expertise do TCE-AM neste quesito seria de fundamental importância para contribuir com a iniciativa da Suframa, tendo em vista o Tribunal já ter uma área de exposição em suas dependências na qual parte de sua história é apresentada aos visitantes, inclusive de forma digital. 

O superintendente da Suframa afirmou que a proposta da Autarquia com a implementação de um museu da ZFM é “mostrar, não só para a população amazonense como para todo o Brasil, o que é o modelo Zona Franca e quais os benefícios que ele traz para a economia, para a população”, disse Polsin.

Mário de Mello, presidente do TCE-AM, colocou o Tribunal à disposição para colaborar na idealização do museu da ZFM, o que, segundo ele, “fará com que a sociedade amazonense conheça e entenda a importância da Suframa e do Pólo Industrial de Manaus para o Brasil”.

(blog Pedrinho Aguiar)

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Gloriosos 76 anos


Sábado, abrirei a porta para saudar meus 76 anos de idade. Sou feliz porque tenho família unida e amigos leais e dedicados.Não abro mão deles. Sempre reitero que o verdadeiro amigo é aquele que critica e elogia. Mas não bajula.Tenho alegria de viver. Não me desespero diante dos obstáculos. Aprendi a enfrentar as dificuldades com destemor. Tenho Deus e Maria no coração. Aplaudo e incentivo talentos.  Apartidário, diferencio, sem temor, o bom do errado. O correto do hipócrita. O bom combatente do venal e covarde. Desprezo aproveitadores, dissimulados e  oportunistas. Dentro dos meus limites, faço questão de ajudar quem precisa. A fome, a miséria e o desemprego humilham e envergonham. Minhas  convicções são inabaláveis. Tenho credibilidade e isenção para elogiar e criticar quem mereça. Peço desculpas diante dos desatinos. Não me tira pedaços. Admitir erros engrandecem a alma.  



quarta-feira, 18 de novembro de 2020

PIM registra faturamento de R$ 68 bi até agosto

 O faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM) totalizou R$ 68,51 bilhões no período de janeiro a agosto deste ano, o que representa um aumento de 3,17% em relação ao mesmo período de 2019 (R$ 66,41 bilhoes). Em dólar, o faturamento do PIM no mesmo período somou US$ 13.52 bilhões – menor 21,12% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado (US$ 17.14 bilhões). Os dados fazem parte dos Indicadores de Desempenho do Polo Industrial, divulgados pela Suframa.


Os subsetores Eletroeletrônico (crescimento de 0,50%), Bens de Informática do Polo Eletroeletrônico (crescimento de 18,29%), Metalúrgico (crescimento de 5,75%), Mecânico (crescimento de 17,26%) e Termoplástico (crescimento de 1,06%) se destacaram entre os principais segmentos do PIM que apresentaram, em moeda nacional, desempenho positivo nos oito primeiros meses de 2020. Os resultados desses subsetores ajudaram o Polo a fechar o balanço de janeiro a agosto em alta, mesmo com outros segmentos representativos, tais como Duas Rodas e Químico, com faturamento decrescente.

Entre os principais produtos fabricados pelo PIM, os itens que mais se destacaram foram condicionadores de ar tanto do tipo split system (2.647.469 unidades e crescimento de 4,32%) quanto do tipo janela ou de parede (265.433 unidades e crescimento de 21,27%), bem como microcomputadores portáteis (342.619 unidades e crescimento de 20,64%), tablets (491.900 unidades e crescimento de 85,76%) e aparelhos de barbear (1.148.907 unidades e crescimento de 12,53%). O produto com maior crescimento no período foi o disco digital a laser gravado (blu-ray), com 5.412.658 unidades produzidas e crescimento de 134,55%.

No tocante à mão de obra, o Polo Industrial de Manaus empregou, em agosto, 91.902 trabalhadores, entre efetivos, temporários e terceirizados, o que representa um aumento de 4,56% na comparação com o mês imediatamente anterior, julho, quando estavam empregados 87.894 trabalhadores. Com os resultados apurados até agosto, a média mensal de empregos do PIM em 2020 ficou estipulada em 90.481 trabalhadores.

De acordo com o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, o resultado do PIM no período de janeiro a agosto foi positivo, mas o momento é de intensificar o trabalho e focar ainda mais na atração de novos investimentos e, sobretudo, na manutenção e na geração de postos de trabalho. "Sabemos de todas as dificuldades que este ano de 2020 trouxe para o setor industrial, por isso o resultado é bastante válido. Mas temos que continuar batalhando diariamente na articulação com nossos parceiros para criar sinergia e buscar melhores condições de negócios na região", disse Polsin.

domingo, 15 de novembro de 2020

A emoção de votar

Votar é vida. Rejuvenesce o sorriso. Atrai bons fluidos. Dignifica o cidadão. Enriquece a democracia. O voto é a luz na escuridão. Oxigeniza o coração. O voto é espetáculo sublime. Nesse sentido, é oportuno frisar o trecho do editorial "Hoje é dia de mudança" (CB-15/11): "Devemos votar em pessoas sérias e comprometidas com os anseios da sociedade". Ana Dubeux, por sua vez, na mesma edição do Correio Braziiense, no artigo "O valor do voto", enfatiza, alertando: "Daqui a pouco, tem eleições para governadores, congressistas e presidente. A escolha de agora reflete-se no amanhã". Perfeito. Nessa linha, em 2022, se Deus permitir, com 78 anos, dormirei com o título de eleitor debaixo do travesseiro. Irei votar barbeado. De roupa e sapatos novos. Convencido de que não errarei, novamente. 

sábado, 14 de novembro de 2020

Jogo sujo

O destrambelhado Bolsonaro está se esmerando no jogo político sujo e torpe. Mandou serviçais desprezíveis como o deputado Marco Feliciano, jogar as patas imundas no vice-presidente Hamilton Mourão. Praticante de hipismo, o sereno e patriota Mourão sabe que o castigo vem sempre a cavalo. 

Caminhando juntos

Sinto-me honrado e estimulado. Enfrentando a dolorosa pandemia com pensamentos e exortações semelhantes aos do nobel de literatura, Mário Vargas Llosa. Considerado o maior escritor vivo da America Latina, Llosa afirmou para a revista "Veja" desta semana que "o mundo sairá melhor". Frisou que "a pandemia vai nos tornar menos arrogantes.". Nessa linha, peço licença para recordar o que escrevi, em junho, nas redes sociais, antevendo melhores dias: A arrogância, o egoismo e a intolerância perderão o sentido. Hábitos serão filtrados. Espíritos serenos pacificados. Haverá mais respeito as pessoas. O ser humano, na hora de se reinventar, terá que lutar para expulsar de dentro de si os sintomas do medo, do egoismo, do pânico e do pessimismo. Precisará encher os pulmões de esperanças. Corações afoitos seguramente ficarão mais próximos da paz e do amor ao próximo. Salientei, concluindo: A solidariedade, tão presente e marcante na atual quadra do vírus, permanecerá com lugar cativo nos corações.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Destino

O destino é implacável. Não espera soluções. Não promete dádivas. Nem amores graciosos.

O destino fere a alma. Não brinca em serviço. Quando molestado por ilusões. Concede perdão aos que enfrentam tédio e dissabores. Mistura-se com a bondade. O destino gosta de quem repudia a hipocrisia e a maldade. Não interfere na vida dos fracos e sonolentos. O destino veste homens e mulheres que agasalham a vida com amor e esperança. 

ATÉ QUANDO SEREMOS HUMILHADOS E ULTRAJADOS?

RECORDO MEU TEXTO DE OUTUBRO, REPUDIANDO DEPLORÁVEIS PATETICES E MESQUINHARIAS, QUE PROSSEGUEM, EM NOVEMBRO, LAMENTAVELMENTE,  ENVERGONHANDO O BOM SENSO, A CIÊNCIA, O BRASIL E OS BRASILEIROS.

                                LIMONGI

Escatologia
FÓRUM ESTADÃO
24/10

A esperada vacina contra o coronavírus alegrou o mundo. Com exceção do Brasil. Aqui a descoberta indica desunião, insultos, chacota, deboche e agressões. Com inacreditável dose de irresponsabilidade, falta de grandeza, espírito público e, sobretudo, desamor ao ser humano. Arranca-rabos e intrigalhadas entraram forte no coração dos políticos. A temperatura subiu. E ameaça subir mais. As inacreditáveis desavenças visam apenas as urnas eleitorais. Sem o endosso do povo. A impaciência e o destrambelho marcam as declarações. Vaidades pessoais vencem o diálogo. Essa alta temperatura política atrasa e envergonha o Brasil.