sexta-feira, 31 de agosto de 2018
Exemplar coragem de Gaspari
O leitor Luiz Sérgio Silveira Costa (27/8) exalta 3 colunistas do Globo, presentes na edição de domingo. Um deles, Elio Gaspari, exibe monumental coragem, tripudiando em José Maria Marin. Gaspari recorda episódio ocorrido há pelo menos 1 ano, envolvendo o então presidente da CBF. Nessa linha, é lamentável e estranho que só agora Gaspari tire o couro de Marin, que está preso e não pode se defender. O veterano Gaspari deveria patentear a exemplar valentia e civismo. Ficaria rico.
quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Bonner e Renata são mestres na arte de entrevistar
Qual o Brasil que quero para o futuro?
Um país com mais jornalistas imaculados, puros, isentos e sensacionais como William Bonner e Renata Vasconcelos. A dupla de sábios adora elogios. Não admite críticas. Corta o coitado do candidato se insistir em divulgar seus planos de campanha. Já começam a entrevistas ansiosos em demonizar e fuzilar o convidado. Com os olhos e alma ardendo de sangue, Bonner e Renata ensinam aos jovens repórteres como se deve entrevistar os candidatos à presidência da República. Nenhum candidato sabe mais do que eles. Nunca erram. Jamais se equivocam. São poderosos. De ferro. Com fervor cívico. Criados sob o manto da arrogância e da petulância. O pomposo, perfumado e empolado Bonner jura que a TV-Globo e o Jornal Nacional têm apreço à verdade. Os glamorosos parceiros globais criaram uma nova, sutil e original forma de entrevistar políticos. Como fazer perguntas longas, sem permitir, contudo, que concluam o raciocínio. Interrompem. Enfiam a faca na língua do presidenciável. Ciro, Bolsonaro e Alckmin cortaram um roçado. Quase foram linchados e execrados. O consolo foi que aprenderam muito com a decência e pureza dos inventores do monopólio da verdade. Que apresentam o Jornal Nacional com comovente e insuperável sabujismo. Com Alckmin sobraram maledicências e toscos blagues para Collor. Sério. No duro. O ex-presidente e senador não é do Centrão nem é réu em nenhum processo no STF. Bonner e Renata são fofos. Merecedores de aumento. Ciro, Bolsonaro e Alckmin passaram a maior parte dos 27 minutos da entrevista chupando o dedo. Impedidos de retrucar e tentar desenvolver suas idéias e mudanças que desejam para o Brasil. Apreciaram, de camarote, a exaltação de um jornalismo dissimulado, arrogante, farsante, professoral e eternamente fantasiado de donos da ética, dos bons costumes e das boas virtudes do universo. Modelo de imprensa que veio para marcar época no Brasil. Para ensinar jornais, revistas, redes sociais, emissoras de televisão e rádios, como se pratica o verdadeiro e moderno jornalismo. Tenho ânsia de vômito.
terça-feira, 28 de agosto de 2018
Destempero do candidato
Endosso a indignação da leitora Giovanna Gouveia (CB-26/8) a propósito do anúncio destemperado e patético de Jair Bolsonaro favorável ao fim do Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesse sentido, o mesmo candidato, que não mede esforços para dizer bobagens, há dias revelou mais uma espantosa, irresponsável e preocupante pérola: disse que todos os filhos dele, aos 5 anos de idade, atiraram com armas de verdade. "Não é de ficção nem de espoleta não", salientou orgulhoso. Não quero nem devo crer que o desalento e a revolta dos brasileiros com governantes e políticos, tenham chegado ao extremo degradante e melancólico de eleger Bolsonaro presidente da República. Santo Deus.
quinta-feira, 23 de agosto de 2018
Fantasiada de isenta, a descarada, infame e desinformada patrulheira, a coitadinha Maria Ribeiro, fez a lição dos patrões, jogando as patas imundas em Collor de Mello ("Para Nelson Motta"- 22/8).
Saiba a "atriz" e "escritora" que Collor pode sim, ser candidato, porque ao contrário de Lula, não foi- não é condenado em segunda estância. Responde a inquérito no STF, mas não é réu.
A infeliz e obscura Maria Ribeiro destoa, por incompetência e má-fé, dos colunistas qualificados do Segundo Caderno do Globo.
O enérgico Caetano insulta Temer
Caetano Veloso subir nas tamancas, encheu as ventas de sangue e cumpriu direitinho as ordens da patrulha,e do seu novo amo, Ciro Gomes, insultando e tirando o couro de Michel Temer. Duvido que o corajoso, super-homem e enérgico Caetano teria a mesma atitude, se Temer atualmente estivesse nadando em céu de brigadeiro nas pesquisas. Nesse sentido, não consta em nenhum lugar que algum candidato apoiado por Caetano, na Bahia, no Rio de Janeiro ou no Brasil, tenha sido eleito. As eleições chegaram e o porto dos bravateiros logo ficará lotado.
Música clássica e repertório popular animarão primeiro domingo do projeto “Academia de Portas Abertas” na Academia Amazonense de Letras
O projeto “Academia de Portas Abertas” da Academia Amazonense de Letras contará com intervenção musical ao ar livre, duo de piano e violino e apresentação da cantora Fátima Silva em seu primeiro domingo
O projeto “Academia de Portas Abertas”, que comemora o centenário da Academia Amazonense de Letras, inicia neste domingo (26) e contará com música clássica e popular para animar os visitantes. A atividade acontecerá todos os domingos, das 17h às 20h, até o dia 21 de Outubro.
Fátima Silva encerrará a primeira noite com uma apresentação no Salão Nobre, com início às 19h, e revela que o repertório foi pensado carinhosamente para ser eclético e compatível com o evento.
“Será um repertório bem tranquilo, com Maria Bethânia, Gonzaguinha, Djavan, Alcione, entre outros. Será uma noite memorável, de grandes sucessos e músicas belíssimas. Farei o meu melhor!” confirmou.
Durante o evento já será possível ouvir boa música desde a Ramos Ferreira, que receberá bancas de livros e uma exposição de artes produzidas por imortais, graças à intervenção musical do violinista Victor Medeiros e seu repertório de músicas clássicas.
O violino poderá ser apreciado também na apresentação do Duo de Violino e Piano, com Giovanny Conte e Renan Branco, em um belíssimo concerto de música erudita.
Robério Braga, presidente da Academia Amazonense de Letras, no biênio 2018-2019, recorda a importância de criar atividades que aproximem a instituição do público.
“Teremos apresentações musicais, performances teatrais, exposições, a presença de autores. É um grande encontro entre o público e os imortais amazonenses e vamos celebrar este centenário entregando para a população uma forma dinâmica de aproveitar as noites de domingo” disse.
Para saber mais sobre as atividades da Academia Amazonense de Letras acesse nosso site academiaamazonensedeletras.com e acompanhe nossas redes sociais.
Programação Cultural 26 de Agosto
LOCAL ATIVIDADE
17h Academia Amazonense de Letras Abertura para visitação guiada
17h às 20h Calçada externa Rua Ramos Ferreira Funcionamento das barracas de sebo, tacacá e Exposição de obras de arte da AAL. Música a céu aberto, com o violinista Victor Medeiros
17h30 às 19h30 Hall de Entrada/ Sala dos Presidentes Recepção pelo personagem Adriano Jorge
18h às 18h30 Salão Nobre Intervenção artística
18h30 às 19h10 Salão Nobre Concerto de música erudita com Duo - Violino e Piano - Giovanny Conte e Renan Branco
18h30 às 19h30 Sala dos Presidentes Autógrafo de livros pelos imortais
19h15 às
20h Salão Nobre Show acústico de Fátima Silva
Todos os domingos, de 26 de Agosto a 21 de Outubro, das 17h às 20h.
Academia Amazonense de Letras, Rua Ramos Ferreira, nº 1009 - Centro
Programação Gratuita
O projeto “Academia de Portas Abertas”, que comemora o centenário da Academia Amazonense de Letras, inicia neste domingo (26) e contará com música clássica e popular para animar os visitantes. A atividade acontecerá todos os domingos, das 17h às 20h, até o dia 21 de Outubro.
Fátima Silva encerrará a primeira noite com uma apresentação no Salão Nobre, com início às 19h, e revela que o repertório foi pensado carinhosamente para ser eclético e compatível com o evento.
“Será um repertório bem tranquilo, com Maria Bethânia, Gonzaguinha, Djavan, Alcione, entre outros. Será uma noite memorável, de grandes sucessos e músicas belíssimas. Farei o meu melhor!” confirmou.
Durante o evento já será possível ouvir boa música desde a Ramos Ferreira, que receberá bancas de livros e uma exposição de artes produzidas por imortais, graças à intervenção musical do violinista Victor Medeiros e seu repertório de músicas clássicas.
O violino poderá ser apreciado também na apresentação do Duo de Violino e Piano, com Giovanny Conte e Renan Branco, em um belíssimo concerto de música erudita.
Robério Braga, presidente da Academia Amazonense de Letras, no biênio 2018-2019, recorda a importância de criar atividades que aproximem a instituição do público.
“Teremos apresentações musicais, performances teatrais, exposições, a presença de autores. É um grande encontro entre o público e os imortais amazonenses e vamos celebrar este centenário entregando para a população uma forma dinâmica de aproveitar as noites de domingo” disse.
Para saber mais sobre as atividades da Academia Amazonense de Letras acesse nosso site academiaamazonensedeletras.com e acompanhe nossas redes sociais.
Programação Cultural 26 de Agosto
LOCAL ATIVIDADE
17h Academia Amazonense de Letras Abertura para visitação guiada
17h às 20h Calçada externa Rua Ramos Ferreira Funcionamento das barracas de sebo, tacacá e Exposição de obras de arte da AAL. Música a céu aberto, com o violinista Victor Medeiros
17h30 às 19h30 Hall de Entrada/ Sala dos Presidentes Recepção pelo personagem Adriano Jorge
18h às 18h30 Salão Nobre Intervenção artística
18h30 às 19h10 Salão Nobre Concerto de música erudita com Duo - Violino e Piano - Giovanny Conte e Renan Branco
18h30 às 19h30 Sala dos Presidentes Autógrafo de livros pelos imortais
19h15 às
20h Salão Nobre Show acústico de Fátima Silva
Todos os domingos, de 26 de Agosto a 21 de Outubro, das 17h às 20h.
Academia Amazonense de Letras, Rua Ramos Ferreira, nº 1009 - Centro
Programação Gratuita
Cretinos cassam Maluf
Sensacionais o pudor e o civismo da Mesa Diretora da Câmara Federal, cassando o mandato do deputado Paulo Maluf. Até as pedras das ruas sabem, não é de hoje, que a Câmara Federal é dominada e repleta, com as exceções de praxe, de corruptos, cretinos, venais, oportunistas e hipócritas. Muitos pendurados na lava-jato. Corja de paladinos de barro, sem moral nem autoridade para cassar ninguém. Deputados da Mesa Diretora que tiveram a estupidez e covardia de cassar Maluf, por acaso pretendiam se exibir para quem? Para os eleitores? Morro de rir. Será difícil São Paulo encontrar e eleger prefeito da capital e governador do Estado mais eficiente, trabalhador e competente do que Maluf.
terça-feira, 21 de agosto de 2018
Peçonhento Kfoury
O peçonhento, abominável e pirento Juca Kfoury prossegue, histérico, insano, recalcado e destrambelhado, vomitando torpes sandices e reles insultos aos dirigentes da CBF e a entidade. O esperneio é livre. As bolorentas e surradas lorotas do rebotalho da crônica esportiva morrem no nascedouro e têm destino certo: a lata do lixo. O Juquinha malfeitor é irrecuperável. Basta ver o nome da impecável auto-biografia que lançou com retumbante sucesso: "Confesso que não presto".
Otávio Frias Filho
Otávio Frias Filho é mais um correto e competente ser humano que Deus leva para perto de si. Deixando, entre nós, porém, execráveis figuras, cheias de saúde, que não pegam nem bicho-de-pé.
Brasil entre os piores
O Brasil é a 9ª economia mundial- já foi a sétima- em ranking liderado pelos EUA que têm quase 18 trilhões de dólares de PIB, renda elevada de grande parte da população, desemprego moderado, investimentos expressivos, exagerado consumo e alto grau de tecnologia.
Junto com a Rússia, Índia,China e África do Sul, integramos os BRICS considerados os emergentes com possibilidade de se transformarem em grandes potências até 2050.
Entretanto, a riqueza de um país depende de outros fatores, tais como, boas condições de vida , crescimento salarial, segurança no trabalho,renda per capita e valor anual do PIB.Neste aspecto, somos o 81º dentre 135 países.
Em oferta de energia ocupamos o 84º lugar; em ferrovias, o 88º; em aeroportos, o 95º; em rodovias , o 103º; e em portos, o 106º.
Em termos de eficiência governamental, só estamos na frente da Venezuela, na América Latina.
Não estamos na devida posição em competitividade, eficiência empresarial e de infraestrutura.
Dentre 43 países, somos o 40º na previsão do crescimento anual do PIB e já estivemos em situação pior nos últimos anos.
A segurança pública é das mais críticas no mundo, nem a intervenção federal tem conseguido expressivas vitórias no combate à criminalidade no Rio de Janeiro.
A metade da população não tem acesso ao sistema de esgoto sanitário.
Existem quase 14 milhões de desempregados e a renda per capita em 2017 foi de R$1 268,00, ínfima diante de nossa potencialidade e recursos naturais. E os contrastes sociais são enormes...
Em termos educacionais ocupamos o 55º lugar, dentre 61, e a situação seria ainda mais crítica se o governo não lhe dedicasse a necessária prioridade na alocação de tão escassos recursos para investimentos e manutenção.
O caos na saúde é uma realidade, com filas intermináveis nos hospitais, pacientes morrendo nos corredores, equipamentos quebrados, falta de medicamentos, pessoal insuficiente e mal remunerado. A burocracia é enorme e aparelhos importados apodrecem nos galpões aguardando liberação que chega a demorar 7 anos.
Em 2000, a Organização Mundial de Saúde nos colocou na 125ª posição, dentre 191 participantes, atrás de diversos países mais pobres da África e da Ásia. De lá para cá nada melhorou!
É realmente difícil administrar um país de dimensões continentais.
Porém, a situação seria muito diferente se houvesse melhor gestão política, continuidade administrativa, inexistência de obras inacabadas, menos desperdício e roubalheira jamais vistos em nossa História nas últimas décadas.
É inacreditável que um país possuidor das maiores economias mundiais e com enorme potencial de recursos de toda ordem, seja tão pobre na avaliação de tantos aspectos da vida nacional.
E as eleições estão chegando mas a herança da corrupção é grande demais e causou estragos irreparáveis.
Diógenes Dantas Filho- Coronel Forças Especiais/ Consultor de Segurança
Junto com a Rússia, Índia,China e África do Sul, integramos os BRICS considerados os emergentes com possibilidade de se transformarem em grandes potências até 2050.
Entretanto, a riqueza de um país depende de outros fatores, tais como, boas condições de vida , crescimento salarial, segurança no trabalho,renda per capita e valor anual do PIB.Neste aspecto, somos o 81º dentre 135 países.
Em oferta de energia ocupamos o 84º lugar; em ferrovias, o 88º; em aeroportos, o 95º; em rodovias , o 103º; e em portos, o 106º.
Em termos de eficiência governamental, só estamos na frente da Venezuela, na América Latina.
Não estamos na devida posição em competitividade, eficiência empresarial e de infraestrutura.
Dentre 43 países, somos o 40º na previsão do crescimento anual do PIB e já estivemos em situação pior nos últimos anos.
A segurança pública é das mais críticas no mundo, nem a intervenção federal tem conseguido expressivas vitórias no combate à criminalidade no Rio de Janeiro.
A metade da população não tem acesso ao sistema de esgoto sanitário.
Existem quase 14 milhões de desempregados e a renda per capita em 2017 foi de R$1 268,00, ínfima diante de nossa potencialidade e recursos naturais. E os contrastes sociais são enormes...
Em termos educacionais ocupamos o 55º lugar, dentre 61, e a situação seria ainda mais crítica se o governo não lhe dedicasse a necessária prioridade na alocação de tão escassos recursos para investimentos e manutenção.
O caos na saúde é uma realidade, com filas intermináveis nos hospitais, pacientes morrendo nos corredores, equipamentos quebrados, falta de medicamentos, pessoal insuficiente e mal remunerado. A burocracia é enorme e aparelhos importados apodrecem nos galpões aguardando liberação que chega a demorar 7 anos.
Em 2000, a Organização Mundial de Saúde nos colocou na 125ª posição, dentre 191 participantes, atrás de diversos países mais pobres da África e da Ásia. De lá para cá nada melhorou!
É realmente difícil administrar um país de dimensões continentais.
Porém, a situação seria muito diferente se houvesse melhor gestão política, continuidade administrativa, inexistência de obras inacabadas, menos desperdício e roubalheira jamais vistos em nossa História nas últimas décadas.
É inacreditável que um país possuidor das maiores economias mundiais e com enorme potencial de recursos de toda ordem, seja tão pobre na avaliação de tantos aspectos da vida nacional.
E as eleições estão chegando mas a herança da corrupção é grande demais e causou estragos irreparáveis.
Diógenes Dantas Filho- Coronel Forças Especiais/ Consultor de Segurança
sábado, 18 de agosto de 2018
Aberrações petistas
Quem diria, a centenária ONU também entrou de gaiata nas colossais aberrações do PT e de petistas. Felizmente está chegando ao fim a interminável, irritante, deplorável e melancólica pantomima "Lula livre". O Brasil não é republiqueta. Muito menos joguete para destrambelhados que por pouco não arruinaram o país.
Confiar no recomeço
Permaneço confiando no trabalho de Tite. A nova convocação é o recomeço em busca do hexa. O torcedor precisa manter acessa a chama da esperança. Precisamos aprimorar o coletivo e rejuvenescer os convocados. A conquista da Copa America, em 2019, será fundamental para o trabalho do treinador.
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
Suframa aprova novos projetos para o PIM
Na 284ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS) foram aprovados 45 projetos industriais e de serviços, sendo 10 de implantação e 35 de ampliação, diversificação e/ou atualização. Os projetos somam investimentos fixos de R$ 907,7 milhões e totais de R$ 1,9 bilhão, bem como estimam a geração de 1.786 novos empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM) ao longo dos próximos três anos. A terceira reunião do ano foi presidida pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, e de representantes de órgãos governamentais, classe política e entidades de classe com atuação no âmbito do modelo Zona Franca de Manaus. A próxima reunião do Conselho está agendada para 11 de outubro, em Boa Vista (RR).
Collor completa 69 anos
terça-feira, 7 de agosto de 2018
Meu comunista de estimação - Nelson Motta
Foto: David Pacheco
Conheci Djalma Limongi em 1971, com administrador da produção de "Apareceu a Margarida", com Marilia Pêra, no Teatro Ipanema. No pior da ditadura, uma peça de teatro com uma professora tirânica, desbocada e anárquica dando uma aula furiosa para seus alunos - a platéia.A peça de Roberto Athayde era uma "metáfora explicita do que vivíamos. O publico era tratado como uma classe de idiotas e analfabetos e a interpretação de Marilia lhe rendeu todos os premios e um sucesso espetacular de publico. Mas tambem muito medo da Censura, que tirou a peça de cartaz tres vezes, e de ser chamada para explicações no DOPS. Tive que ir a Brasilia duas vezes para discutir com o general Antonio Bandeira, um cearense atarracado e brabo, que no ano seguinte comandaria o combate à guerrilha no Araguaia, e negociamos o corte de alguns palavrões e referencias sexuais e a peça foi re-liberada. Ele não tinha idéia sobre o que estava falando.
Djalma era comunista, ligado a Paulo Pontes, Vianinha, Dias Gomes, Augusto Boal, o pessoal do Opinião, e outros comunas e simpatizantes secretos, e naturalmente adorava a "Margarida". Mas tinhamos muito medo de reações violentas, varias pessoas se levantavam no meio da peça indignadas e saiam gritando impropérios. Uma dessas era a mulher de um general, e, no dia seguinte, a peça foi proibida. Os dias eram assim. Djalma sempre do lado.
Barbudinho, é claro, Djalma se vestia com despojamento mas usava uma incrivel piteira, que lhe dava um ar aristocrático em contraste com seu marxismo militante. Eu adorava discutir política com ele. Teorias conspiratórias. Paranóias delirantes. As noites eram assim.
A vida nos levou pelos mesmos caminhos muitas vezes. Do teatro politico ele acabou comigo em festivais de rock, para me ajudar a administrar aquelas loucuras perigosas em 1975, com o "Hollywood Rock", e o "Som, Sol e Surf" em Saquarema, no ano seguinte, e finalmente, virou administrador de uma impensável ... discoteca. A Frenetic Dancin'Days Discotheque, no Shopping da Gávea, onde nasceram as Frenéticas e a inspiração de Gilberto Braga para a ambientação da sua novela Dancin'Days.
Foram só quatro meses, mas triunfais, e Djalma e sua piteira administrando aquele desvario de um bando de amigos doidões, o DJ Dom Pepe, o produtor Léo Netto e a jornalista Scarlet Moon. Nada mais improvável do que Djalma numa discoteca. Mas ele foi fundamental, não só com o seu trabalho, mas com seu humor, sua ironia, e tambem no convivio, com uma falsa sisudez que escondia um homem amoroso e delicado. E culto e inteligente. E, sim, com seu charme de durão e sua conversa mole, sim, ele tambem tinha, sempre atraiu garotas bonitas à sua volta.
De lá fomos para o Morro da Urca, com o Noites Cariocas, durante a década de 80, Djalma administrando quatro mil jovens subindo de bondinho toda sexta e sabado para a ilha de liberdade e alegria que era o "Noites". Era ele, sempre foi, o cara que cuidava do dinheiro, que dava limites e prudencia a meus desvarios com seu bom senso e lealdade.
Sempre gostamos de discutir politica. Na ditadura, com posições bem próximas, porque todos eram contra. Mas tambem depois na democratização, porque ele continuou comunista, mas na legalidade, e eu fui me tornando um liberal radical do tipo independente, com horror a partidos, seitas e torcidas organizadas.
Discutimos politica a vida inteira, com cortesia e respeito, ultimamente pelo WhatsApp. Quase todo dia quando acordava tinha uma mensagem provocativa do Djalma postada na alta madrugada quando ele ia dormir depois de mais uma noite recebendo amigos na Fiorentina, onde era muito mais do que um relações publicas, era a alma da casa.
A ultima foi:
"Já comprei em doze prestações o terno que vou usar na posse do Lula."
Eu respondi:
"kkkkk"
Hoje não teve mensagem do Djalma, uma das melhores pessoas que conheci e uma das que mais amei.
GOVERNO DE PRESIDIÁRIOS
Ayle-Salassié F. Quintão*
Pelo menos 27 sujeitos (116 já condenados), presos ou em prisão domiciliar , fazem valer sua liderança dentro dos partidos, procurando transferir a ideia de que são presos políticos. Nessa condição estão um ex-presidente da República, dois ou três governadores, três ex-chefes do Gabinete Civil da Presidência, dois presidentes da Câmara, dois de partidos , três a quatro senadores, vários deputados, ex-ministros ligados às grandes agremiações partidárias , como PMDB, PT, PP, DEM, PR, PDT, PTB, SD e outros . Antes das convenções eleitorais, não se tomava qualquer decisão aqui fora, mesmo em assembléias, sem uma consulta prévia aos chefões presidiários. Sob a tolerância ou conivência das autoridades superiores, os estabelecimentos prisionais tornaram-se também comitês eleitorais.
Com a efetiva contribuição dos líderes presos, os partidos políticos conseguiram passar a ser confundidos com as facções criminosas. É dessas mesmas cadeias que partem também as palavras de ordem de Marcola, Fernandinho Beira-Mar, Escadinha, Elias Maluco para atentados contra empresas de ônibus, contra o patrimônio público e contra pessoas, além de recomendações para a desobediência civil e até a indicação de apoio ou rejeição a determinados candidatos às eleições de outubro. Segundo relatório da Polícia Federal, as facções criminosas contribuíram para a eleição de cerca de 200 políticos no pleito de 2014.
Desde que Lewandowski , como presidente do Supremo Tribunal Federal, após legitimar o impeachment de Dilma, promovido pelo Senado, preservou-lhe os direitos políticos, a coisa desandou. É total o desprezo pelas normas constitucionais e pela legislação penal. Condenados e presos por decisões da Justiça em segunda instância, ratificadas pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, começaram a ser soltos por iniciativas individuais de um ou outro ministro do próprio Supremo, em total dissonância com as decisões do plenário da Corte. Dias Tófoli libertou José Dirceu, condenado a mais de 20 anos de cadeia, e ainda o dispensou do uso da tornozeleira eletrônica. Em condições similares estão Waldemar da Costa Neto, Pedro Correia e outros. Aécio Neves processado continuou com sua cadeira no Congresso. Na Câmara tem um deputado que ‘a noite dorme na Papuda e à tarde faz discurso no plenário.
Não é de surpreender. Em 2013, as pesquisas no Distrito Federal já mostravam que José Roberto Arruda, aquele que foi flagrado pela televisão recebendo propina em dinheiro vivo, ganharia, com relativa folga, qualquer cargo que disputasse por aqui. Mesmo condenado, ele continua a ser um grande eleitor no DF, indicando ou legitimando candidatos . Nesse mesmo caso, liderando pesquisas eleitorais, atuam, nos respectivos estados , dezenas de políticos, sem qualquer peso ou remorso pelos danos causados aos cofres públicos. O Palácio do Planalto, o conjunto arquitetônico do Congresso Nacional , a praça do Judiciário, já não tem significado como símbolos nacionais. Transformaram-se em espaços turísticos. O senador Cristovam Buarque tem uma certa razão: falta educação e, diria, espírito cívico, essa conivência identitária que deveria unir os brasileiros em torno da moralidade pública e da responsabilidade social que dão corpo a uma Nação séria. Brésil c´est pas un pays sèrieux: a todo momento levamos chutes na bunda.
Enfim, os políticos e as ideologias conseguiram desarrumar o País, nivelá-lo por baixo e estabelecer o caos. Vitória quase total de gente com um parafuso a menos. Maduro só está tentando fazer autocrítica agora, depois que o PIB venezuelano caiu 45%, e ninguém quer investir na Venezuela. Para alguns brasileiros, não serve de lição. Por isso, no Brasil, em outubro, um número significativo apalermados tende a votar na transgressão, chamada, pelos canalhas disfarçados, de governabilidade. Isso leva a crer que, após as eleições, os brasileiros possam vir a ser governados mesmo das cadeias da Papuda, de Tremembé, de Pinhais, de Natal e de Curitiba.
*Jornalista e professor
sábado, 4 de agosto de 2018
Ana Amélia é pule de 10
Geraldo Alckmin e Ana Amélia é chapa forte na disputa presidencial. O PSDB acertou em cheio escolhendo a operosa e respeitada senadora do PP para vice-presidente. É a valorização, o vigor e a energia da mulher. Pela primeira vez lembrada e alçada para exercer a função. Vocacionada para o trabalho e determinada em realizar e produzir em benefício do bem comum, Ana Amélia jamais será figura decorativa no exercício da vice-presidência da nação. A política gaúcha será de enorme importância na caminhada de Alckmin para o segundo turno do pleito.
quarta-feira, 1 de agosto de 2018
Morre, aos 72 anos, o produtor Djalma Limongi
Meu amado irmão foi grandioso e digno a vida inteira. Podia-se discordar dele. Mas jamais deixar de admitir que era uma fortaleza de inteligência e de trabalho. Intransigente em posições políticas e arraigadas convicções. Discutia todos os assuntos com profundidade e sapiência. Descanse em paz. Você merece todas as homenagens dos deuses do amor, da generosidade e da ternura.
O GLOBO
Morre, aos 72 anos, o produtor Djalma Limongi
— Nunca saíamos de um jantar sem uma novidade, uma informação importante — conta o produtor. — Ele ia de mesa em mesa, fazia as pessoas se conhecerem. Quase um professor da noite, da cultura e das artes. Um homem de uma estirpe que não se faz mais.
Amiga próxima de Limongi, a atriz e diretora Inês Viana conta que o produtor era "uma referência para a classe artística".
— Estou indo para o Fiorentina, onde faremos um brinde para ele mais tarde — diz. — Todos os encontros da classe teatral eram lá porque ele era um cara muito respeitado por nós. O Djalma era uma das pessoas mais dignas que já conheci na vida, a favor da arte e da liberdade de expressão.
sexta-feira, 27 de julho de 2018
Balanço dos sete primeiros anos do mandato da operosa senadora Ana Amélia
Autora de cinco leis e uma Emenda Constitucional já em vigor nos primeiros sete anos de mandato, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) apresentou 114 projetos, além de ter relatado mais de 400 propostas. Diversas ações importantes também ocorreram por iniciativa da senadora gaúcha, como audiências públicas nas comissões para debater temas como ações de prevenção e tratamento do câncer.
Leis de autoria da senadora sancionadas entre 2011 e 2017
- Lei que inclui na cobertura obrigatória dos planos de saúde o tratamento, em casa, contra o câncer, com remédios de uso oral;
- Lei que garante, no SUS, o acesso das mulheres com deficiência a equipamentos adequados no diagnóstico e tratamento dos cânceres de mama e de colo de útero;
- Para a agricultura, a lei criando um marco regulatório para a cadeia produtiva de integração agropecuária, tornada referência em países da América Latina;
- Lei que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de ações de combate ao desperdício.
- Emenda Constitucional, já em vigor, que aumentou em 1% a receita do Fundo de Participação dos Municípios, garantindo mais recursos para as administrações municipais (cerca de R$ 4 bilhões a mais por ano)
Principais leis relatadas pela senadora Ana Amélia já em vigor
- Lei que prevê a reparação da mama na mesma cirurgia para retirada do tumor, pelo SUS;
- Lei dos 60 dias para o início do tratamento do câncer, a partir do diagnóstico, também pelo SUS;
- Lei dos Free Shops;
- Na área social, a relatoria da regulamentação da Lei das trabalhadoras domésticas.
Projetos importantes apresentados pela senadora, em tramitação
- O PL 40/11, aprovado pelo Senado, autoriza o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para fins de concessão de crédito rural.
- O PLS 5/2016 aumenta a transparência para evitar fraudes na concessão de benefícios como o Bolsa Família, a partir da divulgação do nome e dos valores recebidos;
- A PEC 60/2016 reduz o tempo de campanha eleitoral no segundo turno, com a votação ocorrendo no terceiro domingo de outubro;
- o PLS 2/2014 prevê a atualização anual da tabela do Imposto de Renda, defasada em 88%, e que penaliza o trabalhador brasileiro;
- o PLS 76/11 isenta os aposentados e os pensionistas do INSS com mais de 60 anos de pagar o Imposto de Renda;
- Também é autora do projeto para restringir a saída temporária de presos do regime semiaberto, já aprovado pelo Senado, reduzindo de quatro para apenas uma saída por ano.
Economia no gabinete
- A senadora Ana Amélia abriu mão do auxílio-moradia e dispensou o apartamento funcional desde o início do mandato e utiliza, em média, no máximo, 30% da cota destinada ao gabinete, além de ter um dos menores números de servidores entre todos os senadores. A economia, apenas em relação à cota parlamentar, será de cerca de R$ 2,5 milhões nos oito anos do mandato.
Gabinete
O gabinete atende, em média, cerca de 500 pessoas por mês, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores de diversos municípios gaúchos, além de lideranças de várias entidades. Mensalmente são recebidos mais de 15 mil e-mails, além de cerca de 4 mil correspondências e cartas institucionais, todos lidos e respondidos.
Gráfica
A cota da gráfica do Senado, em vez de imprimir discursos ou materiais de divulgação do mandato, é utilizada para imprimir livros, como a Constituição, Código Civil, Estatuto do Idoso e outras obras que são enviadas a estudantes e instituições de ensino. Já foram enviados cerca de 90 mil livros.
Emendas
Foram mais de R$ 150 milhões destinados a municípios e hospitais do Rio Grande do Sul pelo gabinete entre 2012 e 2017.
Outras ações importantes em 2017 e no mandato
- Foi ela uma das defensoras da preservação do trabalho das Apaes e apresentou emenda durante o debate do Plano Nacional de Educação no Senado, fato este reconhecido por todas as Apaes.
- Censo Agro 2017 (levantamento que também é resultado de trabalho decisivo da CRA, quando a senadora Ana Amélia presidiu a comissão);
- Aprovação da PEC do fim do foro privilegiado, com apoio da senadora, além de defender a relevância da Operação Lava Jato e o trabalho do juiz Sérgio Moro;
- Avanço na regulamentação da Lei dos Free Shops. Receita Federal agilizou o processo em 2017 e no segundo semestre de 2018 serão abertas as primeiras lojas francas nas cidades-gêmeas de fronteira do lado brasileiro. 11 municípios gaúchos do total de 32 no Brasil são contemplados. No Senado, Ana Amélia foi relatora dessa lei sancionada em 2012;
- Debates no Rio Grande do Sul com apoio do SESCON/RS (Sindicato das Empresas Contábeis) e outras entidades ao projeto de lei (PLS 2/2014) que corrige a tabela do Imposto de Renda, defasada em mais de 80% e que não é ajustada conforme o índice de inflação há mais de 20 anos. A senadora é autora da proposta;
- Reativação do grupo parlamentar Brasil-Argentina;
- Debate da CRA em Não-Me-Toque, na Expodireto/Cotrijal, com o maior público da história da feira em uma audiência. O tema em pauta foi a aposentadoria rural na Reforma da Previdência;
- Defesa das demandas de diversos setores, entre eles o setor de lácteos, que possui milhares de pequenos produtores no Rio Grande do Sul, e as demandas municipalistas;
- Debates na Comissão de Assuntos Sociais e mobilizações no Congresso relacionada a vários tipos de câncer, como Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, além de debates sobre o câncer de intestino, câncer de pele e câncer de cabeça e pescoço e câncer de laringe.
Projetos de autoria da senadora aprovados em 2017
- PLS 200/2015 (em conjunto com senadores Waldemir Moka e Walter Pinheiro): agiliza pesquisas clínicas com novos medicamentos para beneficiar pacientes com câncer, Alzheimer, diabetes e outras doenças. Foi aprovado no Senado em fevereiro e o parecer favorável do relator, deputado Afonso Motta, já foi lido na Comissão de Ciência e Tecnologia e deve ser votado em fevereiro de 2018.
- PLS 16/2015: cria fundos patrimoniais que poderão receber doações para apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica de instituições de ensino superior públicas e comunitárias. Foi aprovado em setembro no Senado e já tramita na Câmara dos Deputados.
- PLS 354/2014: institui procedimento menos burocrático para a renegociação do crédito rural. Prevê que agricultores inadimplentes possam renegociar suas dívidas de forma mais ágil, diretamente com as instituições financeiras que integram o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como o Banco do Brasil. Foi aprovado em setembro e seguiu para a Câmara dos Deputados.
- PLS 351/2016: estabelece o dia 12 de maio como o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A doença se caracteriza por dores em todo o corpo, sensibilidade nas articulações e músculos, fadiga, dores de cabeça e distúrbios do sono. Também está ligada à depressão e à ansiedade. A falta de conhecimento sobre a fibromialgia prejudica o tratamento da doença, que atinge principalmente as mulheres. Outro projeto aprovado em setembro e que tramita agora na Câmara.
- PLS 367/2013: objetivo de atribuir validade nacional para receitas médicas e odontológicas de medicamentos manipulados, aqueles preparados diretamente por estabelecimentos farmacêuticos. Foi aprovado em abril e já está na Câmara dos Deputados.
Principais relatorias da senadora em 2017
- A senadora Ana Amélia é relatora de um conjunto de PECs que alteram a forma de escolha dos ministros do STF, com o objetivo de reduzir a influência política na Suprema Corte. A proposta também acaba com o mandato vitalício dos ministros, estabelecendo limite de 10 anos, além de impor outras regras: fica proibido de ocupar o cargo quem, nos quatro anos anteriores, exerceu mandato eletivo federal ou cargo de procurador-geral da República, advogado-geral da União e ministro. O substitutivo também criou um novo pré-requisito para indicação: comprovação de 15 anos de atividade jurídica.
- Aprovação da MP criando o Cartão Reforma: prevê a destinação de recursos a famílias carentes com renda familiar de até R$ 2.811,00. Terão prioridade famílias com uma mulher como responsável e que tenham, entre os integrantes, idosos ou pessoas com deficiência. O Rio Grande do Sul receberá nessa primeira etapa R$ 21,7 milhões, que serão direcionados a 21 municípios que sofreram com fenômenos naturais nos últimos meses.
- Aprovação do PLC 77/2016 (autoria da deputada Soraya Santos (PMDB-RJ): proposta que regulamenta a profissão de esteticista, dividida em estetacosmetólogo, com nível superior, e o técnico em estética. Projeto voltou à Câmara, já que foi modificado no Senado.
- PDS 42/2015 (da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), assegurando o acesso de mulheres entre 40 e 49 anos ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto torna sem efeito uma portaria do Ministério da Saúde que restringia esse exame apenas para mulheres a partir dos 50 anos.
- Foi aprovado o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 664/2015, que tipifica como crime induzir, instigar ou auxiliar crianças ou adolescente a cometerem automutilação, o chamado cutting. O novo tipo penal abrange atos para induzir à automutilação, cometidos por qualquer meio, inclusive salas de bate-papo na internet. Com isso, poderão ser alcançadas pela lei pessoas envolvidas em jogos eletrônicos de desafios macabros, que incitariam o participante até ao suicídio. A autoria é do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI).
quinta-feira, 26 de julho de 2018
Minha seleção, hoje, já para os dois amistosos. Recomeço ao hexa.
Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda (Marquinhos) e Felipe (Marcelo); Casemiro, Arthur, Ganso e Coutinho; Neymar e Pedro (Gabriel ou Firmino).
Tite deve e precisa começar a utilizar, também, Vinícius, Rodrygo (a meu ver, mais talentoso e com mais futuro do que o ex-Flamengo), Scarpa, Paquetá, Fred e Paulinho (ex-Vasco).
Assinar:
Postagens (Atom)

