Considerando-se, que o lixo urbano é um dos grandes problemas das grandes cidades. Venho sugerir uma solução para esse problema.
Hoje, o lixo urbano é coletado pelos caminhões da Comlurb e levado para aterros distantes, o que implica no tempo que se perde no trânsito e maior custo de combustível e desgaste de pneus e peças dos caminhões, além dos lixões serem um disseminador de doenças e uma agressão ao meio ambiente.
Aterro sanitário pode ser uma solução, mas por quanto tempo? haja vista, que o lixo urbano tem tendência a aumentar e, ainda a natureza pode reagir em algum tempo.
Com a intenção de colaborar com o governo de Vossa Senhoria. envio-lhe uma solução, em que o lixo deixará de ser um problema e eliminará um a série de malefícios e passará a gerar emprego e renda.
Próximo a cada área de coleta do lixo, construir um galpão, com uma caçamba sobre um elevador, para receber o lixo, que ao ser suspenso, despeje o lixo numa esteira rolante, que cada funcionário vai tirar todo o material, para reciclagem: papel, alumínio, plástico, ferro pneus etc. e até matéria orgânica, que poderá ser utilizada para um biodigestor produzir gás e gerar energia para atender as necessidades do galpão. Nada do lixo se perde, tudo pode ser reciclável, dando preferência para trabalhar nos galpões os catadores dos lixões;
Dar-se-ia incentivos e orientações as empresas que quisessem comprar o lixo para reciclagem. O pneu usado, que leva 100 anos para se decompor, reciclado tem muitas utilidades.
O mais importante: um caminhão, que leva a metade do dia coletando lixo, com um galpão próximo, poderia coletar o dobro da área, o que iria diminuir o número da frota.
Sem mais, agradeço antecipadamente a sua atenção.
Nélio Jacob.
Nenhum comentário:
Postar um comentário