terça-feira, 12 de agosto de 2025
Brasil refém de um fujão
Abandono
Supremo pune o presidente que tirou o Brasil das amarras do atraso
sábado, 9 de agosto de 2025
A melhor forma de governar é dar força à família, mas ninguém pensa sobre isso
Publicado em 3 de agosto de 2025 por Tribuna da Internet- Rio de janeiro
Vicente Limongi Netto
A família é o significado da vida harmoniosa. Nutrida e alimentada por tristezas, alegrias, pressões, sonhos, conquistas, diálogos e emoções. A família repudia excessos. Não convive em harmonia com desvarios de agressões e ofensas. A família sublima a união. Não se deixa vencer pelo desânimo.
A intolerância é inimiga visceral do amor. Família agrega. Quem desagrega são os pobres de espírito. Marcados pela covardia, pelo ódio e pela maldade. Sórdidos forjados na criminalidade.
Família não esmorece diante da dor. É grandiosa e cultiva os dadivosos. Família é a pedra preciosa que precisa ser lapidada com fervor, perseverança e firmeza. Bestas humanas são indignas da convivência familiar. Destroem lares e sentimentos. Quem mata a mãe, o filho ou a ex-esposa, é expoente da infinita crueldade e covardia. Esterco repelido pelas sementes do bem.
BANCA DA NILDA – Brasília é dividida em quadras, e cada uma tem seu pequeno comércio e suas bancas de alimentação. Sabores, preços camaradas e aromas da Banca da 103-Sul fazem a alegria dos moradores. Agradável e tranquilo ponto de encontro. Visitante que passa para conhecer, gosta e volta sempre.
Terça-feira, a acolhedora banca da Nilda e do filho, João, recebeu grupo de ruidosas vovós. Vinte e duas joviais rainhas. Com idade entre 60 e 80 anos. Colegas que viraram amigas, graças a saudável convivência no SESC da 504-Sul. Entidade do Sistema S comemorando 54 anos de existência. Lá elas desfrutam de pilates, hidroginástica, musculação, biblioteca, dentista, natação e médico.
TERNURA E ALEGRIA – Gostam de viver. Escolheram a banca da Nilda para lanchar e preencher a tarde com ternura e alegria. Juntaram as mesas e as amizades. Prontas para o banquete. Guardaram os celulares. Para aproveitar as delícias do lugar. Provaram um pouco de tudo. Quitutes variados. Feitos com esmero. Para todos os gostos.
Pastel, pão de queijo, salada de frutas, caldo de cana, bolo, café, quibes. Chegaram às 16 horas e foram embora às 19 horas. Felizes e altivas. Saudando a luz do céu. Diversão majestosa que alimenta o coração e o cérebro. Estimula viver. Prometeram retornar. Para repetir a algazarra e o tempero da felicidade.
Choro das águas
A linguagem das águas flutua no vazio do silêncio
rio e lagoa viraram barro
perderam o mistério dos peixes
barcos e lanchas são desalentos das margens tristes
casas e móveis boiando na frieza da desesperança
a avalanche de lama conta mortos
desabrigados são reféns do desalento
o canto das águas perdeu a ternura
as enxurradas provocam vento e frio no varal da agonia
Vicente Limongi Netto
Globonews degradante
sexta-feira, 8 de agosto de 2025
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
Colônia de férias
terça-feira, 5 de agosto de 2025
Jogo bruto no triste Brasil
domingo, 3 de agosto de 2025
sábado, 2 de agosto de 2025
O conteúdo da alma
Feições da minha amada
são candelabros do céu
luz encantando sonhos
traços sublimes da felicidade
os olhos guardam o
bem estar da alma
cabelos penteiam cores
a boca nasce com a pureza dos anjos
as mãos são pétalas de rosas
energizando o infinito
o andar é o sol forte da postura
sua voz acalanta estrelas.
Vicente Limongi Netto
agosto