Brasil feliz, flanando pelo mundo. Lula na Argentina, visitando ex-presidente presa por acusada de corrupção. Em Lisboa, ilustres homens públicos engomados e sorridentes, ministros, deputados, senadores, empresários e jornalistas, discutem os problemas mundiais. Por alguns dias o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fica de plantão, com as chaves do Brasil. Havendo brecha na atribulada programação, com enfadonhos e patrióticos discursos, resolverão os problemas do Brasil. Sob aplausos do anfitrião, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Fernando Pessoa e Camões embalando os corações dos encantadores viajantes. Retornarão contentes, certos do dever cumprido.
quinta-feira, 3 de julho de 2025
quarta-feira, 2 de julho de 2025
CNC se alia às demais confederações empresariais contra o aumento do IOF no STF
O requerimento foi assinado em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). No documento, as entidades do setor produtivo pedem ao relator, ministro Alexandre de Moraes, que indefira a liminar requerida pelo PSOL e julgue improcedente a ação, mantendo integralmente a vontade do Congresso Nacional, manifestada pelo Decreto Legislativo 176/2025, que rejeitou o aumento do IOF.
Na oportunidade, a CNC, junto com as demais entidades patronais, entrou com o mesmo requerimento na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 96, aberta pela Advocacia Geral da União (AGU), a pedido do governo federal, em que defende a validade das normas que aumentaram o IOF. Os pedidos de liminar ainda não foram apreciados.
A CNC e o setor produtivo como um todo têm reafirmado que não se pode perpetuar a prática de recompor receitas públicas por meio do aumento de tributos sobre o setor privado, especialmente sem a contrapartida de uma reforma administrativa que racionalize os gastos e aumente a eficiência do Estado. A solução para o equilíbrio fiscal e para o desenvolvimento sustentável passa, necessariamente, por reformas estruturantes, como a administrativa, que já são urgentes e inadiáveis.
terça-feira, 1 de julho de 2025
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Fluminense fique esperto
Anistia para uns, agonia para outros
terça-feira, 24 de junho de 2025
Canal irrecuperável
domingo, 22 de junho de 2025
Pavorosa chatura
Ratinho decente é melhor que patifão Lula
No sofrimento é mais doce
sábado, 21 de junho de 2025
Torcida feliz
sexta-feira, 20 de junho de 2025
Provocador
Lula falando grosso, desafiando adversários. Garante que é o melhor de todos eles. Podem fazer fila. Lula incendeia a rinha. O quase oitentão jura que permanece vigoroso. Já com sebo nas canelas. Provocador até nas vírgulas. É o perfil do maratonista Luiz Inácio da Silva. Palavras duras de Lula podem soar, para alguns, com desespero. Lula pisa na chamada direita, sem dó nem piedade. Permanece com a caneta cheia de tinta. Experiente em disputas eleitorais, sabe que em eleição vale tudo, menos perder. Lula lançou flechas nos possíveis adversários. Ratinho, Tarcísio, Caiado e Zema. O trunfo de Lula é acreditar na polarização. Diluindo a força dos eventuais concorrentes. Mas a "virulenta direita", na definição de lula pode vestir-se de grandeza e desprendimento e lutar unida em torno de um nome. Consagrando Ratinho, Tarcisio, Caiado ou Zema. A briga pelo poder ficaria, então, mais fascinante. Deixando Lula, o PT e seguidores mais atentos e com os pés no chão.
quinta-feira, 19 de junho de 2025
Tribuna da Internet
Vicente Limongi Netto
À triste quadra de dificuldades, dramas e tragédias de todos os níveis e tamanhos, diariamente humilhando o Brasil e os brasileiros, juntam-se agora a notável e justa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que todos os encantadores ministros da Suprema Corte, inclusive os aposentados, passem a ter direito vitalício a esquema de segurança.
A formidável decisão trouxe alívio para a maioria dos atuais ministros do STF. Que até então, coitados, evitavam ir sozinhos, como qualquer mortal, na padaria, praia, shopping, estádio de futebol, cinema, sorveteria, ou viajar de avião, sob pena de serem apedrejados por populares. Ou, no mínimo, ouvirem aquele carinhoso palavrão maternal muito conhecido dos árbitros de futebol.
CHUVAS NO SUL – Rastros de agonias crescem com escombros. Garras do desespero secam as lágrimas dos obreiros gaúchos. Chuvas e enchentes fortes voltaram a causar sofrimento e tristeza em cidades do Rio Grande do Sul. Algumas pessoas morreram, centenas de famílias estão morando em abrigos, o que dilacera e esmaga a felicidade de famílias inteiras.
A teimosa esperança pela vida esmaga a raiva. Penaliza sorrisos. O frio espanta o choro. Travo soluços. A tensão coletiva não sai da alma. Permanece doendo nos ossos. Dias e noites surgem tristes. Ninguém prega o olho.
O quadro avassalador de tragédias se multiplica. Insiste em voltar. Humilha o céu. Ninguém sabe quando o sofrimento vai acabar. Continuam a fibra e o ânimo para ajudar os necessitados que perderam tudo. A energia vem de Deus. Ganharia saudável alívio caso São Pedro puxasse as orelhas das açodadas chuvas.
PICARETA – Lula realmente chegou ao fundo do poço. Picareta, intruso e ridículo papel, no grupo dos 7 países mais ricos, depois da patética aula de ginástica artística que deu ao presidente Macron, em Paris, exibindo aquele barrigão de come-se e bebe-se demais da conta.
Cada dia que passa Lula fica mais desmoralizado aos olhos do Brasil e do mundo.
Enfim, liberdade
A triste quadra de dificuldades, dramas e tragédias de todos os níveis e tamanhos, diariamente humilhando o Brasil e os brasileiros, juntam-se agora a notável e justa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que todos os encantadores ministros da Suprema Corte, inclusive os aposentados passem a ter direito vitalício a esquema de segurança. A formidável decisão trouxe alívio para a maioria dos atuais ministros do STF. Que até então, coitados, evitavam ir sozinhos, como qualquer mortal, na padaria, praia, shopping, estádio de futebol, cinema , sorveteria, ou viajar de avião, sob pena de serem apedrejados por populares. Ou, no mínimo, ouvirem aquele carinhoso palavrão maternal muito conhecido dos árbitros de futebol.
quarta-feira, 18 de junho de 2025
Lixo urbabo - Texto de Nélio Jacob
sábado, 14 de junho de 2025
Poema do Limongi
Becos da Alma
Amor não é vingança da alma. Amor não esgota emoções. Amor desperta memórias. Desperta prantos. Amor não é caixa de compaixões. Não sangra pensamentos. Acolhe forças que tiram corações da escuridão. Amor não é golpe perdendo o reinado de paixões. Amor arranca a fúria da solidão. Amor abre olhos desesperados. Amor sorrir para o exausto em prantos. A memória do amor adormece com os presentes do tempo.
Onças se aproximam do STF e Palácio do Planalto
quarta-feira, 11 de junho de 2025
Passaporte
Vitória merecida. Valeu. Deu pro gasto. Primeiro objetivo alcançado. A seleção brasileira carimbou o passaporte para a copa de 2026. Time correu. Honrou a camisa. Mostrou personalidade. Muito ainda por fazer. Caminhada longa e árdua. Ancelotti conquistou a torcida. Bruno Guimarães joga muito. Mandou no meio de campo. Cedo ainda para devaneios e sonhos maiores. Ancelotti driblou o pessimismo. Comemorou feliz e aliviado o aniversário de 66 anos de idade.
terça-feira, 10 de junho de 2025
Namorados
Namorar é viver encantado e feliz. São os laços da ternura com o belo. São gestos suaves anunciando o amor. É o sorriso permanente. É a tolerância oferecendo flores para o amanhecer. É a energia sublime dividindo emoções com a pessoa amada. Namorar é dividir anseios e dúvidas. É o abraço apertado que espanta apreensões da alma. É o cotidiano ameno, carinhoso e solidário. É o beijo amoroso de serenidade e respeito. O namoro preserva no caminhar da vida, a paciência e a união duradoura.
Roteiro forte
sexta-feira, 6 de junho de 2025
Apelo de Sarney
Cada dia pior e mais preocupante, a atual quadra brasileira de horrores. Os mais idosos, que conheceram dificuldades e venceram obstáculos, vivem momentos de pânico com a avassaladora escalada de todo tipo de violências. Famílias são destruídas pela trilha sangrenta do mal. Noticiário de televisões e redes sociais estão dominados pela destruição humana. Notícias saudáveis e exemplares deram lugar para a divulgação de episódios ruins. Jovens estão perdendo o juizo. São levados para trágicos abismos. Nessa linha, o ex-presidente José Sarney, poeta, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), faz apelo dramático no artigo "Um grito de socorro" (Correio Braziliense - 06/06). As candentes palavras do avô e bisavô Sarney merecem ser lidas com atenção: "O que venho pedir, agora, implorando a todos que administram a mídia brasileira, jornais e tevês, é que também não divulguem mais esses crimes hediondos do envenenamento com oferta de comida, pois sabe-se que a simples divulgação estimula essa prática tão desprezível".
quinta-feira, 5 de junho de 2025
David Almeida recebe presidente nacional do Avante em Manaus e Marcos Rotta é convidado a representar o partido na disputa pelo Senado em 2026
O presidente estadual do Avante no Amazonas, David Almeida, recebeu, nesta terça-feira (3), na capital amazonense, o presidente nacional da legenda, deputado federal Luís Tibé (Avante-MG), para uma agenda institucional com a Executiva estadual e municipal do partido. O encontro reforçou a unidade, a força política e a relevância do Avante no cenário estadual e nacional.
Durante a reunião, que contou com a presença de todos os membros do diretório estadual e municipal, o presidente Luís Tibé oficializou um importante anúncio: o convite ao secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Marcos Rotta, para representar o Avante como pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026.
A escolha de Rotta, que já exerceu os cargos de deputado federal, vice-prefeito de Manaus e atualmente integra o primeiro escalão da gestão municipal, foi recebida com entusiasmo pelas lideranças presentes. Segundo Tibé, a pré-candidatura representa o compromisso do Avante em continuar ampliando sua representatividade no Congresso Nacional com nomes que conhecem as necessidades da população amazonense e têm histórico de serviços prestados.
“Estamos escrevendo um novo capítulo na história política do Amazonas. O Avante se consolidou como uma das forças mais expressivas do Estado. Governamos a capital, temos o vice-governador, lideranças na Assembleia Legislativa, a maior bancada na Câmara Municipal e, agora, damos um passo estratégico rumo ao Senado Federal”, destacou David Almeida.
Para o presidente nacional do partido, a união e o trabalho coletivo das lideranças locais foram fundamentais para que o Avante alcançasse protagonismo no Amazonas. “É gratificante ver o quanto a unidade partidária gera conquistas concretas para a população. O convite ao Marcos Rotta simboliza essa confiança no projeto amazonense, que é exemplo para todo o Brasil”, declarou Luís Tibé.
A direção nacional reafirmou ainda seu total apoio à condução política do partido no Amazonas, parabenizando o trabalho do diretório estadual liderado por David Almeida e reiterando o compromisso com o fortalecimento do Avante em todas as esferas do poder.
segunda-feira, 2 de junho de 2025
Trabalha, bonitão
sábado, 31 de maio de 2025
No Brasil moderno, agora é proibido que jornalistas publiquem a verdade
Vicente Limongi Netto
Continua a escalada de rosário de absurdos, agressões ao bom senso, cidadãos insultados sem trégua, racismo covarde e intolerável, avassaladora insegurança, justiça favorecendo ricos. É grave e cruel a quadra de horrores do Brasil. Nenhuma perspectiva de mudança para melhor.
Nessa linha, virou crime apontar e denunciar escabrosos erros, especialmente quando se trata de abusos de poder, hoje é proibido protestar contra eles. É o fim da picada.
CONDENAÇÃO ABSURDA – O jornal gaúcho Zero Hora e a repórter Rosane Oliveira, foram condenados a pagar indenização de 600 mil reais por divulgarem a renumeração de uma impoluta e intocável desembargadora, comprovadamente fora dos padrões da ética e do merecimento.
O nome da ilustríssima magistrada é Isis Medeiros Nogueira, que, quando era presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, recebeu, em um único mês, salário de 600 mil reais. Pergunto, do alto dos meus 80 anos de idade, dos quais, 50 como jornalista, porque não abro mão dos meus direitos e deveres de brasileiro de jamais me omitir e de protestar diante de cretinos absurdos: quando magistrados vão parar de legislar em causa própria, insultando o Brasil e os brasileiros?
ESTUPIDEZ COLOSSAL – Intimidar jornalistas e veículos de imprensa por informar e denunciar barbaridades, além de estupidez, é colossal infâmia e insulto à ética, à Justiça e ao bem-estar da coletividade.
Passou da hora de os brasileiros pararem de viver humilhados sob o manto do autoritarismo e dos privilégios. Jornalista condenado por dizer a verdade estarrece e humilha a nação que se diz democrática.
quarta-feira, 28 de maio de 2025
Inaceitável truculência
Portas do desalento
Fico só no vazio do tempo
respirando o canto das flores
o sentimento das almas candentes
o vazio do tempo
acolhe raízes
acenando para rostos perplexos
aflição das rugas
suavizando braços com
inconsolável amor
transformo o mundo em pedras rudes
acolhendo temporais
do vazio do tempo
sugando prazeres
pintando saborosas ilusões
com barcos navegando
ao luar dos anjos
sábado, 24 de maio de 2025
Lula quer Boulos como seu sucessor, mas é um zero à esquerda e à direita
TRIBUNA DA INTERNET
Publicado em 21 de maio de 2025 por Tribuna da Internet - RIO DE JANEIRO
Vicente Limongi Netto
NOTÍCIA BOA – A atriz Juliana Didone chega a Brasília, neste fim de semana, para apresentações gratuitas do espetáculo “60 Dias de Neblina”. A obra, que retrata a realidade do pós-parto que ninguém conta, vai estar em cartaz no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga Norte.
No sábado (24), a sessão será às 20 horas. Já no domingo (25), uma matinê, a partir das 11 horas, em que as mães vão poder acompanhar o monólogo ao lado de seus bebês.
“60 Dias de Neblina” é uma adaptação teatral do sucesso literário sobre maternidade, lançado pela escritora Rafaela Carvalho. O Espetáculo aborda a dualidade dos sentimentos que toda mulher vivencia ao se tornar mãe.
Aldo merece respeito
sexta-feira, 23 de maio de 2025
terça-feira, 20 de maio de 2025
Lula aumenta o arsenal de bobagens
Atriz Juliana Didone apresenta espetáculo para mães e bebês
domingo, 18 de maio de 2025
Alegrias e erros
- Ana Dubeux embala o coração com energia positiva. O frio, com ventos caloroso e fraternos mandados por Deus e Maria. A exemplo da colunista dominical do Correio Braziliense que leitores e assinantes aprenderam e ler e admirar, também passei da fase de encobrir erros e rompantes. Grosserias deixam estilhaços na alma. Sou mais feliz e iluminado lembrando das lições de amor, tolerância e ternura da minha sábia e eterna mulher, Wrilene, agora no céu. Tento colocá-las em prática. Como salienta Dubeux (Correio- 18/05) Pepe Mujica plantou e cultivou sentimentos que engrandecem a existência. Ser humano maravilhoso, por dentro e por fora. Mujica cativou o mundo civilizado. Altivo Pepe não pisou em ninguém. "Aprendi a galopar para dentro", destacou Dubeux. Um breve parêntese, nessa linha, para lembrar um amigo, valoroso senador Renan Calheiros, ponderando ao me ver furioso: "Limongi, cisca para dentro". Tento, mesmo sabendo que a humanidade nunca ficará livre da nojenta escória de pulhas e patifes.A crônica de Dubeux trata, também, de outro tema importante: a necessidade diária e permanente do repórter apurar detalhes, fatos e informações com isenção e cuidado. Erros podem acabar, literalmente, com a vida das personagens acusadas injustamente. Além de degradar o bom e verdadeiro jornalismo. Bacana cumprir pauta sem afoitezas. Dubeux cita o caso emblemático do calejado repórter paulista, Valmir Salaro, enfatizando que ele pisou feio na bola, na famosa matéria da Escola Base, em São Paulo. Episódio triste e medonho que Salaro jamais esquecerá. Por mais que peça desculpas e crave o próprio coração de flechadas.
sexta-feira, 16 de maio de 2025
CNC ingressa com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o fim do Perse
ADI sustenta que o término repentino do programa contraria o princípio constitucional da anterioridade
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) ajuizou, nesta quarta-feira, 14 de maio, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 7817) no Supremo Tribunal Federal (STF) para impugnar a regra que previa o fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) em abril de 2025. A ADI sustenta que a redação dada pela Lei 14.859/2024 ao artigo 4ºA da Lei 14.148/2021 contraria o princípio da anterioridade previsto na Constituição Federal. Em caráter liminar, a CNC pede ao STF que suspenda o fim do Perse até o trânsito em julgado da ADI.
A CNC argumenta na ADI que a Constituição prevê que a revogação de benefícios fiscais que resultem em aumento da carga tributária somente pode produzir efeitos no início do exercício seguinte. Sendo assim, a CNC solicita que a norma impugnada seja declarada inconstitucional, para que o término do Perse aconteça no início de 2026.
Além disso, a CNC aponta que a falta de divulgação dos relatórios bimestrais pela Receita Federal, uma das condições para extinguir o Perse, impediu que as empresas pudessem se organizar para o término do benefício. Isso, segundo a ADI, provocou insegurança jurídica no setor do turismo.
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Divaldo não precisa de fardão
quarta-feira, 14 de maio de 2025
Arsenal de bobagens
terça-feira, 13 de maio de 2025
Rosane Santos destaca traços marcantes de Estenio Campelo
A antropóloga norte americana Margaret Mead defendia que o primeiro vestígio de civilização humana havia sido “um fêmur com 15 mil anos encontrado numa escavação arqueológica”. O fêmur estava partido, mas tinha cicatrizado. É um dos maiores ossos do corpo humano e demora seis semanas para curar, imobilizando a pessoa. Para Mead, alguém tinha cuidado daquela pessoa. Abrigou-a e alimentou-a. Protegeu-a, ao invés de a abandonar à sua sorte”. Na natureza, qualquer animal que parta uma perna está condenado. Se for um predador, não consegue caçar; se for uma presa, não consegue fugir. Está morto. Então, concluiu Mead: “o que nos distingue enquanto civilização é a empatia, a capacidade de nos preocuparmos com os outros”.
O CC brasileiro preceitua: “A solidariedade não se presume”. Sim, ela não se presume. Nem a própria lei há de imbuir no contexto humano a capacidade de ser solidário. Solidariedade é partícula de generosidade. E a generosidade é própria de cada um. Corre nos fluídos do espírito.
Há dias eu ouvi falar sobre as doações de um determinado homem. Não me surpreendi, embora sua generosidade seja sempre emudecida por ele e por quem foi beneficiado. É este o pacto. Ele é exatamente assim em sua discrição, que muitas vezes confundimos com timidez. Ele também é tímido. Não tem arroubos. A minha não surpresa é óbvia. A generosidade lhe é peculiar. Está em cada pequeno gesto de gentileza para com os que com ele convivem. O tom de voz é generoso. A presteza em nos atender é encantadoramente generosa. Há um cuidado genuíno em nos apresentar um não como resposta. A gentileza é um dos formatos da generosidade.
Eu conheço Dr. Estenio Campelo há anos, quando ainda no seu começo de carreira, em um escritório de sociedade com outros advogados. Houveram mudanças de lá para cá, conseqüência de determinação profissional, afinco, estudos. Toda a área do pequeno escritório está contida na recepção do atual. O corte dos novos ternos denunciam o cuidado de quem o produziu. Tudo isso nos assusta um pouco, pela elegância extremada. Mas o susto é diáfano e se dissipa quando a gente adentra na sala dele. Aquele mesmo sorriso e voz mansa que nos recepciona continua encantador como antes. Não houve mudança na alma. Se o nosso motivo de estar ali é mínimo em relação ao nível dos atuais clientes, isso não lhe provocou nenhum desprezo ou desleixo pelo caso. É sempre o profissional determinado, atencioso. Incrível! Mais do que as doações financeiras aportadas por ele nas instituições filantrópicas de forma silenciosa, há este homem singular, resistente à toda e qualquer superficialidade que a ascensão financeira costuma provocar. As doações são só conseqüências também... conseqüências de uma vida inteira de generosidade.
Tenha um boa tarde! E obrigada por personificar histórias tão boas de ouvir e contar, num mundo em que a solidariedade humana anda em escassez. Que Deus lhe conceda as bênçãos da saúde!
Rosane Santos